Salt Lake, ou melhor dizendo a grande Salt Lake que abrange inúmeras cidades agregadas a capital do estado, a grande maioria delas com nomes de personagens oriundos da fé Mormon, formam o que assim posso dizer de o maior polo de concentração de habitantes deste lado da américa.
Estados vizinhos como Montana, Colorado, Wyoming, Nevada, Idaho, Arizona tem uma carência populacional grande, o estado que mais progredi em número de habitantes e desenvolvimento urbano sem dúvida é Utah.
A construção de novas cidades, novas vilas, novas casas é algo descomunal, tem construção de residências para todos os lados, emprego fácil e bem remunerado para quem curte este tipo de trabalho, e isso vai durar anos a fio.
Edifícios de peso, só alguns no centro de Salt Lake, o crescimento por aqui e tudo na vertical, e muito pouco na horizontal.
O ‘Vale do Lago Salgado’ é na verdade em um bom português um grande buraco, mas bota grande nisto, rodeado por inúmeras e gigantescas montanhas, tudo isso perceptível ao olho nu, e só olhar para os lados e você tem a visão exata do que falo.
A neve chega por aqui, também como em Boston, mas é muito mais suave, o bixo pega mesmo é nas montanhas, onde os topos delas são branquinhos o ano inteiro, tal a altura delas. As vezes viajar de carro por aqui, onde o seu caminho vai cruzar por montanhas, e bom ficar atento, as estradas nas montanhas, para quem não tem experiência, são facilmente um caminho para acidentes, muitas vezes trágicos.
O que se pouco valoriza de dentro de um veículo, quando se está viajando é o vento, que muitas vezes chegam aos 70, 80, 90 milhas por hora, ai a coisa fica preta, e o risco e muito grande de você não voltar para casa, se tentar desafiar a natureza, o melhor é parar ou dirigir com muita cautela.
No inverno é normal, quando tem alguma neve por aqui, a polícia fechar estradas, inclusive as Interstates, (interstates são rodovias federais) que normalmente tem duas vias de cada lado e são as mais seguras para se viajar. O fechamento delas se dá em alguns casos pela força do vento, e em outros pelas forças dos ventos agregados a neve, e claro em outro caso porque a rodovia esta congelada e escorregadia.
Passagem de avião tem um acréscimo elevado em época de inverno, por causa das estações de ski, e nos meses de abril e outubro, quando tem a conferência anual dos Mormons em Salt Lake City, gente do mundo inteiro vem para cá, para ver de perto o seu profeta e apóstolos juntos ministrando os adeptos da religião.
Paulo Monauer