Wednesday, March 14, 2012

Ipanema Moving quebrou e torna isso oficial!


Ipanema Moving chegou ao fim!
Otair Junior CEO da Ipanema concede entrevista exclusiva ao Hello Brazil News, fala de o que ocorreu com sua companhia de mudanças e manda uma mensagem de esperança aos clientes, fala de alternativas e solução, apesar das adversidades: ‘faço parte desta massa comunitária, conheço os seus sacrifícios e desafios, tenho empatia e sinto a dor da comunidade, por isso não vou medir esforços para amenizar e resolver os problemas de cada um dos nossos clientes. Eu e minha família estamos sofrendo muito com tudo isso’, disse Otair Junior ao Hello.
A Ipanema Logistics Limited Company, habilitada a trabalhar como Domestic Limited Liability Company, fundada em 11/07/2008, mais popularmente conhecida como Ipanema Moving durou somente quase 4 anos, nem ‘Silver’, nem ‘Gold’ ou embalagem a vácuo conseguiu manter a empresa funcionando. Nos últimos anos já vinha enfrentando sérios problemas de logística aqui nos USA e no Brasil. Enviar caixas para o Brasil não é para qualquer um. Ou qualquer empresa que nasce do nada, e aparece como a solução do envio para uma comunidade carente deste serviço como a nossa. Este é um processo ilegal perante a legislação brasileira. Não é proibido enviar caixas dos USA para o Brasil, é totalmente legal. A ilegalidade inicia quando o container chega aos portos brasileiros. Perante a legislação brasileira é ilegal enviar caixas para o Brasil. Somente mudanças são permitidas, e mesmo assim é necessário ter uma documentação oficial e completa para o container ser liberado pela receita nos portos do Brasil. Para furar o cerco da Receita Brasileira, no que diz respeito a entrar com um container de caixas, ou um container com mudança compartilhada e caixas é necessário deixar algumas propinas ‘salgadas’, em alguns casos os fiscais fazem vistas grossas, mas a demanda das caixas é tanta, e o abuso de envio d caixas são demasiados. Agregado a tudo isso a falta de documentação legal do ponto de vista de origem das transportadoras que enviam encomendas, o uso constante de laranjas para enviar suas caixas ou o aluguel de BLs de terceiros, inflaciona os piratas do ramo, quem não tem bala na agulha perde. E muitas vezes quem tem bala na agulha também perde e ainda quebra. Quando tudo isso ainda é superado a cada envio vem o problema dos conteúdos das caixas, ou das mudanças dentro dos containers. O pessoal coloca de tudo no container; produtos para a revenda é o que não falta (literalmente contrabando), que acabam atrapalhando o sonho de muita gente boa e inocente. O pior estraga todo o mercado, até de quem está levando sua mudança legalmente para o Brasil. Hoje nos USA só existem 4 transportadoras brasileiras que tem licenças e documentação para enviar mudanças ou pacotes internacionalmente, as outras TODAS precisam de laranjas e alugar licenças de terceiros, que é uma pratica LEGAL, contudo o nome da transportadora não aparece nos BL de envio, é como se elas não existissem.

Mas voltando a Ipanema Moving nossa redação foi procurada pelo Sr. Otair Junior atual CEO da Ipanema Moving. Durante a conversa que teve com nossa redação, fez questão de explicar que assumiu a Ipanema Moving a menos de seis meses atrás. Que na verdade o antigo proprietário passou a companhia para ele sem custo no intuito que ele a salvasse da falência. Como ele já era um profissional com bastante conhecimento no ramo de transporte, mas nunca teve a oportunidade se gerenciar sua própria empresa, acreditou que esta era a chance de sua vida. Tratou de fazer um empréstimo pessoal no valor de $90 mil dólares (que ele diz poder comprovar com documento) para ter um capital de giro na empresa e poder respirar. Contudo mesmo com todo o seu conhecimento profissional e todo o seu esforço, não conseguiu manter a salvar a Ipanema.
Junior alega que suas maiores sangrias na Ipanema foram às despesas de armazenagem dos containers e ‘demurage’ dos mesmos nos portos brasileiros. Ele informa que já mandou todos os funcionários embora. Não tem mais dinheiro para pagar os seguros dos caminhões de coleta, e que não teve alternativa se não fechar as portas.

Segundo o Junior, hoje a Ipanema Moving tem 6 containers liberados pela Receita Federal do Brasil no porto do Rio de janeiro. Todas as despesas referentes a estes containers já foram pagas. Exceto uma; a de armazenagem, ou seja, de pagar o tempo em que estes containers estão parados no porto. O valor destas taxas hoje e custo de entrega final na casa dos clientes está perto de 25 a 30 mil reais, e a Ipanema não tem dinheiro em caixa para pagar estas despesas. Seu sócio Anderson de Oliveira está no Brasil e tentando cuidar destes por menores.
Junior foi além, e disse que vai fazer uma lista de todas as encomendas, caixas ou mudanças que estão nestes containers e repassá-las para o Hello Brazil News, no intuito de que todos os clientes da Ipanema possam ser contatados e possam ratear este custo de armazenagem e assim contratar uma empresa para distribuir as encomendas efetuar a entrega final a casa dos clientes no Brasil. Este é o único meio que os clientes podem recuperar suas caixas ou mudanças, afirma Junior, ou é assim por este caminho ou todos vão acabar perdendo tudo. Ele também garante que todos os conteúdos das caixas ou mudanças enviadas pela Ipanema estão intactos.

No deposito de NJ, Junior relatou que tem hoje umas cinco mudanças que não foram enviadas para o Brasil e mais ou menos 120 caixas. Todo este material está intacto, e ele prometeu que vai devolver aos seus donos. Para isso vai divulgar uma lista e contatar estes clientes via telefone. A devolução desta mercadoria que esta no armazém em NJ ele fará em dois tempos. Ele pretende alugar um caminhão e marcar um sábado, para vir em lugar pré-determinado em MA para que os clientes possam ir recolher e pegar a sua caixa de volta e da mesma maneira ele vai proceder em NJ. Destas 120 caixas tem umas 60 de MA e o restante de NJ. Mudança de MA no deposito de NJ ele acredita só ter uma mais, uma vez que já efetuou uma devolução de uma mudança para um cliente de MA neste ultimo final de semana.
Junior alega não ter como devolver o dinheiro do envio, mas quer e vai devolver as caixas, e mudanças que estão em seu poder, por que sabe que sua transportadora carregava mais do que mudanças e quinquilharias, transportava sonhos de vida dentro das caixas, por isso quer devolver tudo, pois sente a dor da comunidade, mas se vê sem opções de resolver o problema sozinho ou de outra forma, por isso pede a ajuda e compreensão dos clientes.

Orientação importante para todos os clientes da Ipanema Moving:
1-     Manter calma, não adianta correr ou ficar em pânico, vamos manter a comunidade informada.
2-     Até a próxima edição do HBN terça-feira, 20 de março o Otair Junior, proprietário da Ipanema Moving disse que vai publicar uma lista com os nomes dos clientes e data da devolução das caixas que estão em seu poder no deposito em NJ.
3-     Ele quer montar um conselho gestor para levantar fundos e acompanhar a liberação e entrega dos conteúdos dos contêineres no Brasil. E quer fazer isso o mais rápido possível. Até a próxima terça-feira, 20 de março também quer ter este problema resolvido.
4-     Saber o valor exato que deve ser rateado por cada cliente para pagar as taxas de armazenagem e desova do porto do Rio de janeiro no Brasil.
5-     Hello Brazil News adverte: Não é hora de entrar na justiça como Small Claims, o presidente da Ipanema Moving merece um crédito pelo seu empenho em tentar salvar e devolver o que tem em mãos.
6-     A Ipanema Moving vai entrar em contato a partir desta semana com todos os clientes, via telefone.
7-     O Hello Brazil News abre seus espaços sem custo para a Ipanema divulgar notas e listagem de clientes e orientações para os mesmos, quantas paginas forem necessárias para que não haja um pânico e todos possam no mínimo recuperar seus pertences entregues a esta transportadora. O foco agora e recuperar o que nossos conterrâneos enviaram dentro de suas caixas.
8-     O Hello Brazil News mantém suas linhas abertas para ajudar a esclarecer a comunidade, para resolver o problema com discernimento.
OBS: Dona Eunice de East Boston que possuía uma ordem de prisão contra Otair Junior dono da Ipanema Moving, matéria que foi publicada na semana passada pelo HBN já recebeu seu cheque esta semana da Ipanema e a ordem de prisão foi revogada.

Se houver qualquer novidade o Hello Brazil News vai divulgar no site www.hellobrazilnews.com ou no Facebook Hello Brazil News 

E-mail para contato com o editor - pmonauer@hellobrazilnews.com
HBN- Notícias – Paulo Monauer
Publicado na Edição 41 – 03/13/2012 - Página 6
www.hellobrazilnews.com
Foto Divulgação






No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...