Hello comunidade especial!
O que dizer para a comunidade em uma situação destas? Qual a
melhor orientação? Como transmitir segurança a todos? Estamos falando de mais
1000 caixas só porto do Rio de Janeiro, mais 20 mudanças completas com documentação
e tudo mais, exatamente como manda o figurino para garantir a entrega no Brasil
e que estão travadas, presas no porto. Agregado a tudo isso aparece inúmeras
pessoas desesperadas com mudanças completas, documentações completas e os seus
containers presos no porto de Belém e por ai vai. Nesta avalanche de tragédias
na vida destas pessoas, também tem americanos que casaram com brasileiras e momentaneamente
resolveram mudar para o Brasil, colocaram seus pertences nos containers e
pegaram um avião para o Brasil. Hoje engrossam o caldo das reclamações que não
conseguem reaver seus pertences.
O sofrimento das pessoas é muito grande, não tem como não se
sensibilizar. A nossa redação está imbuída de empatia, tentamos ajudar a cada
um, ouvindo a sua dor, o seu desespero, a sua angustia, a sua revolta. No
Brasil eles ficam mais dependentes ainda do que aqui nos USA, por que lá não tem
uma fonte de informação, uma ancora, uma busca opcional conhecida para sair
desta situação constrangedora. Todos, absolutamente todos os clientes da
Ipanema Moving pagaram o preço que a transportadora pediu para enviar seus
pertences, muitos pagaram caro para enviar suas mudanças, e bem caro por sinal.
Deram-se ao trabalho de agir dentro da lei, e forneceram todos os documentos
legais para um envio legal da mudança para o Brasil. Lutaram foram cuidadosos,
minuciosos, calcularam milímetro por milímetro, segundo a segundo, o tempo de
ter o prazer de rever seus pertences pessoais e que para cada um deles tem um
valor inestimável, voltar ao seu domínio. Confiaram o que de mais valor
adquiriram e juntaram em anos de vida, fotos, documentos, relíquias, roupas,
móveis, diplomas, quinquilharias que amavam, etc. Acreditaram na empresa, e
foram golpeados sortidamente pela Ipanema.
Como prosseguir a luta, sem entrar em pânico desespero, e
uma prova difícil demais para alguns suportar. Quando acontece uma tragédia, ninguém
consegue entender, só quem tem a verdadeira empatia e consegue viver esta dor
completamente ou já passou por ela.
Quem é o culpado? Quem errou? Por que voltou a acontecer?
Afinal já vimos esta novela antes, as cenas se repetem na cabeça dos clientes.
E a pergunta fica no ar: Será que todos os diretores vão sair impunes? Quanto mais
será que estas pessoas vão perder além do dinheiro que já perderam. Será que
cabe uma esperança de rever os seus pertences? Quais a garantias que a Ipanema
Moving tem hoje para oferecer quando pede mais dinheiro para liberar qualquer
coisa presa no porto?
O Hello esta semana foi um elo entre o desespero e a
esperança. O fato que não existe outra saída no momento, à empresa Ipanema quer
mais dinheiro dos clientes, de contra partida os clientes querem segurança,
pagar neste caso é secundário para mais de 1000 clientes, mas a preocupação e muito
grande com a exploração financeira nesta hora e o pior é ser roubado duas vezes,
pagar e não receber a sua caixa ou
mudança.
O que fazer? No momento a melhor coisa é acreditar no dono
da Ipanema Moving o Sr. Otair Junior e no seu vice-presidente Anderson de
Oliveira. Até aqui eles tem procurado ser transparentes, no que se refere aos
conteúdos deixados para trás aqui nos USA e na dissolução da empresa. Eles
estão cumprindo com o que prometeram, enviaram uma lista das caixas indicando
que realmente irão fazer a devolução esta semana em MA, a lista está na pagina
quatro do Hello desta edição. No total são 56 caixas que eles estão devolvendo
aos clientes, com a garantia do proprietário da Ipanema que elas estão intactas.
Todas estavam no deposito de NJ, e ainda não haviam sido enviadas para o
Brasil. Nos do Hello pedimos a relação das caixas que pertencem aos clientes de
NJ para publicar no Hello, mas esta lista foi nos negada pela Ipanema.
Otair Junior relatou ao Hello que seus próximos passos é
colocar o site no ar novamente e responder através de e-mail as duvidas dos
clientes. (Nós do Hello Brazil News já vimos esta pratica em outras empresas de
transporte com dificuldades e que esta solução não funciona e muitos dos
clientes nem resposta recebem) apesar de termos dito isso para o Presidente da
Ipanema ele falou que vai se empenhar para responder a todos os e-mails.
Junior também voltou atrás à idéia de montar um conselho
gestor de recursos para eles pagarem diretamente as dívidas na fonte de
liberação dos containers no Brasil. Entretanto revelou que vai liberar os containers
e que não vai fornecer lista dos clientes que estão no container, que só vai
informar o numero do container aos clientes. Seu sócio está no Brasil o
Anderson de Oliveira cuidando deste caso.
Junior ainda prometeu até próxima semana entrar em contato novamente
com o Hello para passar mais informação para ser publicada pelo Hello Brazil.
A Ipanema Moving fechou as portas, mas ainda não decretou
falência oficialmente nos órgãos estaduais ou federais americanos, logo, ainda
esta na ativa com as portas fechadas, mesmo que entregue o prédio ainda assim
estará ativa até entrar com a documentação oficial para o fechamento da empresa
enquanto não acontecer tudo é possível.
OBS Hello: Mandar caixas para o Brasil é ilegal. Contudo a
companhia que as recolhe para o envio sabe disto, e sabe que a ilegalidade se
da lá no Brasil, mas não aqui nos USA e são responsáveis por elas se não
entregarem em seu destino, ou seja, de acordo com a lei americana devem reembolsar
seus clientes do prejuízo, independente de ficar presa no porto pela alfândega do
Brasil ou não, isso não é um problema do cliente e sim da transportadora. O
conteúdo da caixa e de responsabilidade da transportadora que deve orientar e
fiscalizar o que vai em cada caixa ou mudança. O cliente paga para não se
incomodar, e isso deve ser respeitado.
HBN- Notícias - Paulo Monauer
Facebook - Hello Brazil News
No comments:
Post a Comment