Monday, August 16, 2010

O ‘xixi’ e seus inconvenientes na Bahia!

Nesta semana os políticos da Bahia aprovaram uma lei um tanto quanto estranha para os moradores do estado. Poderia acrescentar o sobressalto da nova lei ao povo brasileiro e sem duvida ao mundo. ‘Quem for pego pela polícia urinando em lugar público vai preso e terá que pagar uma multa para ser solto’. Tal medida foi justificada pelos políticos em razão dos altos custos que os ‘xixis’ dos baianos estão causando as obras públicas. Tem viadutos em algumas cidades que estão tendo suas bases danificadas pelo acido da urina do povo. O conserto e manutenção destes viadutos dizem os políticos vai custar uma fortuna para Estado da Bahia. Agregado a tudo isso vêm também à desculpa de que o povo perdeu a vergonha e urina em qualquer lugar. Igualmente alegam que no carnaval o problema fica mais grave e as cidades em geral viram um grande mictório ao ar livre. A lei parece que tem base pelas alegações dos deputados baianos. A população esta dividida sobre o assunto. Os homens baianos: os maiores ‘mijões’ do Brasil, estão inconformados com a punição, eles alegam não terem como segurar suas necessidades fisiológicas.

Diante dos fatos podemos constatar que na Bahia é onde se concentra a população com a maior incontinência urinária do país, se não for do mundo. O problema não se concentra só nos homens, mas muitas mulheres não têm o menor constrangimento em baixar a calcinha em qualquer lugar e fazer o tão famoso ‘xixi’ ao lado de um murinho ou poste que são os lugares prediletos dos necessitados. Afinal quando se está apertado não existe alternativa, não é verdade? O problema é antigo na Bahia e não começou ontem. Já se arrasta há anos, sem uma solução. Agora com esta medida mais dura e constrangedora para os ‘mijões do asfalto’, viadutos, postes ou murinhos, os políticos tem a esperança que a ação policial coíba que o líquido amarelo expelido pelo corpo dos baianos, causem mau cheiro ou danos às obras das vias urbanas do estado.

Está correto ou errado tomar tal medida? No meu ponto de vista está é uma medida tremendamente errada, autoritária e sem precedentes. Explico por que! Tomemos a capital do estado, Salvador como exemplo que tem uma media de 200 banheiros públicos, lembrando que Salvador tem uma população de mais de 3.800.000 habitantes e muitos destes banheiros estão em péssimo estado de conservação, praticamente sem condições de uso. Esta estatística foi dada pelos próprios políticos que criaram a lei do “xixi-cana”. E óbvio que seria mais viável, à administração pública oferecer mais banheiros a população já que existe está necessidade há anos. Como uma solução definitiva para o problema, eles poderiam ser descartáveis, fixos ou pagos ser for o caso á uma companhia privada para administrar o problema dos baianos, para isso o governo poderia abrir licitações públicas, etc. E independente de qualquer coisa em um primeiro momento fazer uma reforma em caráter de urgência nos banheiros já existentes. É incompreensível ver a população sofrer tal humilhação ao ponto de ser presa. Tudo para ocultar o descaso dos próprios políticos, quem tem dentro de seus gabinetes um banheiro privado com toda a mordomia pago com o dinheiro do povo para fazer seu habitual “xixi”. Antes da lei ser levada a risca já começaram as piadas com o assunto: já existem aqueles que falam que quem realmente vai levar vantagem nesta é os fabricantes de fraldas geriátricas, se a população baiana adotar a medida de sair de casa prevenida para não ser presa e ter que pagar multa.

Paulo Monauer

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...