Sunday, March 8, 2020

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria tenta reagir e mostrar que existe vida em Utah para pessoas do mundo, sem afiliação na igreja. Na verdade, existe, porém, engatinha nos guetos de Utah, sem dúvida este processo vai levar anos para se consolidar de fato, se um dia chegar lá. Tal o domínio da igreja em tudo no estado de Utah.

Salt Lake, ou melhor dizendo a grande Salt Lake que abrange inúmeras cidades agregadas a capital do estado, a grande maioria delas com nomes de personagens oriundos da fé Mormon, formam o que assim posso dizer de o maior polo de concentração de habitantes deste lado da américa.

Estados vizinhos como Montana, Colorado, Wyoming, Nevada, Idaho, Arizona tem uma carência populacional grande, o estado que mais progredi em número de habitantes e desenvolvimento urbano sem dúvida é Utah.

A construção de novas cidades, novas vilas, novas casas é algo descomunal, tem construção de residências para todos os lados, emprego fácil e bem remunerado para quem curte este tipo de trabalho, e isso vai durar anos a fio.

Edifícios de peso, só alguns no centro de Salt Lake, o crescimento por aqui e tudo na vertical, e muito pouco na horizontal.

O ‘Vale do Lago Salgado’ é na verdade em um bom português um grande buraco, mas bota grande nisto, rodeado por inúmeras e gigantescas montanhas, tudo isso perceptível ao olho nu, e só olhar para os lados e você tem a visão exata do que falo.

A neve chega por aqui, também como em Boston, mas é muito mais suave, o bixo pega mesmo é nas montanhas, onde os topos delas são branquinhos o ano inteiro, tal a altura delas. As vezes viajar de carro por aqui, onde o seu caminho vai cruzar por montanhas, e bom ficar atento, as estradas nas montanhas, para quem não tem experiência, são facilmente um caminho para acidentes, muitas vezes trágicos.

O que se pouco valoriza de dentro de um veículo, quando se está viajando é o vento, que muitas vezes chegam aos 70, 80, 90 milhas por hora, ai a coisa fica preta, e o risco e muito grande de você não voltar para casa, se tentar desafiar a natureza, o melhor é parar ou dirigir com muita cautela.

No inverno é normal, quando tem alguma neve por aqui, a polícia fechar estradas, inclusive as Interstates, (interstates são rodovias federais) que normalmente tem duas vias de cada lado e são as mais seguras para se viajar. O fechamento delas se dá em alguns casos pela força do vento, e em outros pelas forças dos ventos agregados a neve, e claro em outro caso porque a rodovia esta congelada e escorregadia.

Passagem de avião tem um acréscimo elevado em época de inverno, por causa das estações de ski, e nos meses de abril e outubro, quando tem a conferência anual dos Mormons em Salt Lake City, gente do mundo inteiro vem para cá, para ver de perto o seu profeta e apóstolos juntos ministrando os adeptos da religião.

Paulo Monauer  

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...