Wednesday, April 18, 2018

Lieutenant Fletcher Chefe do Posto da ‘State Police’ em Medford, esclarece dúvidas da comunidade brasileira.


O encontro foi organizado pela Brazilian Globe, Thathyanno Desa e pela OBTS, Sue Obrein na sede da OBTS na cidade de Revere. 
   O encontro cordial se deu nesta segunda-feira, 16 de abril às 18hs na sede da OBTS e foi organizado pelo Thathyanno Desa e Sue Obrein, que teve como objetivo de aproximar a comunidade da polícia estadual da nossa comunidade, e para esclarecer fatos e ocorrências locais onde envolvem a nossa comunidade. Varias representações da mídia e organizações da comunidade estiveram presentes no evento aberto ao publico, ou seja, qualquer um podia participar.

   A Lieutenant Flecher logo ao inicio da reunião se apresentou aos presentes e fez questão de frisar que a ‘State Police’ nunca teve e nem tem a intenção de causar medo ou pânico na população brasileira, que o objetivo deles e preservar as leis do estado, e dar segurança a todas as pessoas que vivem em Massachusetts independente de ‘status imigratório’. Ela falou que tem consciência que tem muitos brasileiros ilegais em Massachusetts (sem documentos de permanência) é isso é um fato publico e notório. Frisou também que o objetivo da ‘State Police’ não é prender o trabalhador brasileiro por estar dirigindo sem carteira de motorista, que esta é uma infração pequena, que quando um policial pega ou para um motorista sem carteira de motorista de Massachusetts, faz o procedimento normal que a lei manda ela fazer, que é dar uma multa ao motorista, e prender o carro, só isso, nunca detendo o motorista ou chamando a imigração para ele.
A Lietenant Flecher, falou que seus pais eram Irlandeses e que ela é uma filha de imigrante também. E deseja que a comunidade confie na polícia estadual e não tenha medo dela, pois a policia existe para prender criminosos não para prender trabalhadores sem documentos.
Comunidade perguntou a Lieutenant Flecher:
A State Police quando pega uma imigrante ilegal sem carteira de motorista chama a imigração para ele?
Não, ele só recebe uma multa, tem o carro aprendido e é liberado. Nossos policiais não são instruídos a chamar a imigração para imigrantes ilegais só por causa desta infração que é considerada leve demais.
Quando a State Police para um imigrante ela consegue ver no computador na hora se ele tem uma carta de deportação?
Sim, no momento que o policial para o carro e pede os documentos do motorista e coloca os dados dele no computador, ele sabe se aquela pessoa tem uma carta de deportação.
Em que circunstancia um policial da State Police para um carro?
Ele pode parar um carro verificando a placa do veículo no seu computador, e percebendo uma irregularidade. Ou se o carro bate como uma discrição de um carro suspeito procurado pela policia. Se o motorista esta dirigindo de uma maneira agressiva, ou com uma velocidade alta, ou não esta seguindo os sinais de transito, ou se seu carro estiver com problemas, como luzes ou coisa assim não estiverem funcionando, etc. Quando um policial para um carro normalmente ele não visualiza o motorista primeiro, desconfia dele e ai para o carro, ele na maioria das vezes nem sabe quem é o motorista. Logo não existe uma caça ao indocumentado.  
O State Police de conhecimento que o motorista tem uma carta de deportação chama a imigração para prendê-lo?
Não, nunca chamamos o ICE para prender alguém que tem uma carta de deportação ou que não possui uma carteira de motorista. Não é nossa função.
Em que circunstância um policial da State Police prende um indocumentado?
Nos só vamos prender um individuo se ele estiver sendo procurado por um Crime Estadual ou Federal Grave, como roubo, estupro, se ele é fugitivo, ou outro crime hediondo. Estar dirigindo sem carteira ou ter uma carta de deportação, não é um crime grave que nós vamos tomar uma medida drástica de prender um imigrante ilegal.
Quando que um imigrante pode ser pego pela imigração?
Quando ele for preso pela própria imigração, quando ele comparece a uma corte por qualquer situação de violação de uma lei estadual, a corte sabendo da situação ilegal dele no país pode chamar a imigração para prendê-lo.
Então quando alguém vai a corte por ser pego dirigindo sem carteira de motorista pode preso pelo ICE?
Sim ele pode, mas não é e nunca vai ser a State Police que vai fazer isso, neste caso vai ser a corte que vai chamar a imigração para prender o indocumentado. Logo quando você vai a corte por ter cometido uma infração de dirigir sem carteira, corre o risco da corte chamar a imigração para prender você.
Tivemos o caso de um locutor de rádio na semana passada ser preso pela polícia da cidade de Stoughton, policia local e foi levado pela imigração, como a senhora explica isso?
Isso não é normal, para acontecer isso tem que ter um fator de penalidade grave do caso da pessoa que foi presa. Isso acontece caso o ICE esteja monitorando uma pessoa com um crime grave. Ele o ICE pode pedir a ajuda da policia local da cidade para prender este individuo. Como eles estão monitorando seu endereço e horário de deslocamento deste individuo, eles podem sim pedir a ajuda da policia local da cidade. Ai sim a policia prende este individuo e chama na hora o ICE. Provavelmente isso ocorreu com este rapaz radialista, que foi preso em Stoughton. Ele deve ter tido uma infração grave onde a policia da cidade foi acionada para ajudar o ICE a prendê-lo. Mas pode ter certeza que ele não foi preso pela  policia local e pelo ICE só por ele estar dirigindo sem carteira. Em Massachusetts ninguém da polícia local chama o ICE, por alguém estar dirigindo sem carteira ou por ter uma carta de deportação em aberto.
Quando a State Police prende uma pessoa para onde que ela leva?
Para a delegacia de policia mais perto, neste caso a delegacia da cidade onde a pessoa foi presa.
A Carteira Internacional tem valor em MA?
Esta carteira todo mundo pode falsificar e obter uma na internet. Não tem valor. Só se estiver junto com o passaporte e tempo de permanecia valido dentro dos EUA. Fora isso não.
Carteira de Motorista do Brasil tem valor aqui em MA?
Sim, a carteira de Motorista do Brasil, tem valor em MA, por um ano depois da chegada da pessoa em MA, este é um acordo internacional que tem validade aqui no estado de Massachusetts, o brasileiro não precisa da Carteira Internacional.
O caso do tal Batista preso na Rota 1 em março, que diz que foi preso e levado direto para imigração, o que senhora tem a dizer sobre isso?
Este rapaz foi pego dirigindo sem carteira de motorista na Rota 1, nesta zona da Rota 1 eu sou a chefe do policiamento. O que tenho a declarar que ele foi parado pelo policial, e o policial verificou seus documentos e ele estava dirigindo sem carteira de motorista válida em MA. Recebeu uma multa, teve o carro guinchado e foi liberado na hora, não foi preso, e nem levado para algum prédio da imigração no centro de Boston. Todo o procedimento foi normal sem agravantes. Ele com certeza inventou esta história, o que ele está relatando nunca existiu.

OBS: Alguns membros da comunidade comentaram com a Lieutenant Flecher que conhecem muitos brasileiros que foram pegos pela State Police dirigindo sem carteira, e que os policiais fizeram ‘vistas grossas’ e deixaram eles irem embora, sem dar uma multa ou prender o carro. Uma camaradagem dos policiais com a comunidade. A Lieutenant Flecher disse que não pode comentar sobre isso.

Curiosidades a respeito da State Police de MA:
·       O estado de Massachusetts tem 2.200 policiais na State Police.
·       O QG da State Police fica na cidade de Framingham.
·       A delegacia da State Police na Rota 28 com a Rota 16, possui 28 soldados e cinco viaturas para trabalhar nesta jurisprudência, sob o comando da Lieutenant Flecher.
·         Existem policiais e viaturas volantes em todos os lugares e cidades de MA, que podem se deslocar para qualquer lugar. São as chamadas operações especiais para desvendar crimes, e prender indivíduos procurados pelo estado Massachusetts.   

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...