Sunday, November 1, 2009

Política em Massachusetts

Impressionante como nos últimos meses apareceram tantos novos personagens na nossa política local. Enquanto isso, velhos personagens da política local tentam disputar um espaço maior na nossa comunidade, querendo marcar território. Na política sempre vai ter espaços para todos eles. Velhos, novos, aspirantes e candidatos salvadores da pátria, do nada como sempre, aparecem. Uma corrida que mexe com os brios de muita gente, que respira, transpira, vive e sonha com isso. Inevitavelmente, de tempos em tempos, toda a população se envolve e discute alguma coisa sobre política. E quando se aproxima a hora de eleger um representante para alguma função que deveria proporcionar, através da sua representatividade, um bem coletivo, nosso estado parece preparar o seu caldeirão sobre o assunto.

Já alguns meses o foco de nossa comunidade se voltou para os políticos americanos de olho na legalização e a expectativa de se ter políticos brasileiros no USA com representatividade no Brasil, com poder de interceder em favor dos brasileiros que vivem aqui.

Em razão do meu trabalho tenho participado de inúmeras reuniões políticas aqui em MA. De todas que fui não sei quantas vezes já fui convidado a me tornar membro delas. Apesar dos membros nas reuniões quererem me convencer que minha participação seria um bem para comunidade, sempre neguei todos os convites. E não foram poucos. Sempre com a mesmo resposta: se eu fizesse parte de qualquer movimento político eu iria perder a minha neutralidade e isenção de opinar, escrever e publicar sobre aquele movimento. Mais do que isso, estaria sempre sob suspeita de passividade, de ser condescendente com meus colegas políticos.

Na política quando alguém quer fazer parte e ser integrante ativo de alguma legenda, grupo ou ONG, com aspirações de conseguir votos, deve se afastar de suas funções profissionais quando estas são conflitantes com a ética, regra desconhecida aqui em MA. O brasileiro daqui dos USA ainda vive com seus vícios políticos do Brasil. É praticamente certo que no próximo ano vamos eleger dois ou quatro representantes de MA. Isso porque alguns afirmam que serão dois, outros quatro, para os USA. Enquanto o documento oficial não sai vamos ficar com as duas hipóteses.

Independente disso, definitivamente vamos ter que votar. Em quem vamos votar? Tivemos uma experiência recente de uso dinheiro público pelo cônsul de Boston para política local na Conferência dos Brasileiros no Rio de Janeiro. Foi um desastre! E pegou mal até para quem se beneficiou. Como diz um conhecido ditado: “Fazer cortesia com o chapéu dos outros é bom e fácil”. E foi isso que o cônsul fez, sem uma consulta popular. Ele precisava ter a simpatia de alguns no meio depois dos muitos desastres administrativos que vem cometendo. Quando será que ele implementará as carteiras consulares já disponíveis em todos os consulados brasileiros no USA aqui em MA? Quando será que vai ativar os consulados itinerantes que existem em todos os consulados brasileiros nos USA aqui em MA? Quando será que uma família vai poder agendar todos, para irem num só dia no consulado? E quando o cliente do consulado vai poder escolher o dia e a hora do seu agendamento? Resolvendo estes pontos, já começa melhorar, e nem vamos falar de reforma no ambiente para receber os clientes.

E pra terminar, outro dia olhei uma matéria de um aspirante a político da região na manchete de um jornal local. Ele disse que vai falar com o governador de MA para ele conceder a carteira de motorista aos “indocumentados”. Será que as campanhas já começaram? Isso tem alguma coisa com projeção política? Teve outro político de carteirinha aqui de MA que noticiou para todo mundo que por motivos de doença na família iria ao Brasil, bem na ocasião da Conferência no Rio de Janeiro. Em nenhum momento falou em ir ao Rio na Conferência. Ele foi fotografado circulando todos os dias na conferência no Rio. Será que podemos dizer que isso foi um “lob”? Tem certas coisas que nem político entende.

Paulo Monauer

1 comment:

  1. Pois e ... Muitos brasileiros sairam do Brasil, mas o Brasil nao saiu deles ...
    Gosto muito das suas materias ... Verdadeiras! Doa a quem doer !

    ReplyDelete

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...