Tuesday, June 5, 2012

Utah o paraíso dos imigrantes


A reportagem do Hello Brazil News esteve em Utah e foi conferir de perto se as vantagens para os imigrantes naquele estado se são reias e quais a possibilidades para brasileiros empreendedores que querem viver tranquilamente mesmo sendo imigrantes indocumentados, e mesmo assim ainda terem o direito de usufruírem o direito de dirigir com carteira de motorista fornecida pelo estado, entre outras vantagens e terem a oportunidade de prosperem com dignidade. Existe os pros e os contras e é o que você vai encontrar nesta matéria especial, feita para você leitor do Hello Brazil News.
·        O Utah é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na Região dos Estados das Montanhas Rochosas. É um dos mais importantes centros de transportes e de telecomunicações do Oeste americano. A capital e maior cidade de Utah é Salt Lake City, cuja região metropolitana concentra aproximadamente 65% da população do estado.
·        A economia de Utah é diversificada. Salt Lake City é um importante centro financeiro e comercial do Oeste americano. A indústria de manufatura e de alta tecnologia também são das principais fontes de renda do estado, bem como a agropecuária. Utah também tem um sistema de educação e de saúde nacionalmente renomados. A principal fonte de renda de Utah, porém, é o turismo. Suas diversas belezas naturais atraem milhões de turistas anualmente para o estado. Estas atrações vão desde grandes cadeias de montanhas propícias à prática do esqui até rochas que devido à ação da erosão foram escavadas - formando "pontes" rochosas - até o Grande Lago Salgado - o maior lago a oeste do rio Mississippi, e que é mais salgado do que água do mar. Muito do estado é de aspecto rochoso e tem um clima desértico.
·        O Estado e sua história são marcados pela forte presença dos mórmons. Os mórmons fazem parte da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Cerca de 70% da população de Utah são fiéis desta entidade religiosa , que fica sediada em Salt Lake City. Mórmons instalaram-se na região do atual Estado de Utah primeiramente em 1847, tendo chamado a região de Deseret - que significa "mel de abelha", na linguagem do Livro de Mórmon. O Congresso americano criou o Território de Utah em 1850 - tendo nomeado o território numa homenagem à tribo nativa americana Ute que vivia na região. Em 4 de janeiro de 1896, Utah tornou-se o 45º Estado americano.
Raças e etnias
Composição racial da população do Utah:
Os cinco principais grupos étnicos do Utah são ingleses (que compõem 29% da população do estado), alemães (11,6%) noruegueses (6,8%), dinamarqueses (6,5%) e mexicanos (6,1%).
Demografia
Cerca de 91% da população do Utah vive em duas regiões metropolitanas. Existem três regiões metropolitanas no estado: 65% vive na região metropolitana de Salt Lake City, e 17% da população do estado vive na região metropolitana de Provo-Orem. Parte da região metropolitana de Flagstaff, Estado de Arizona, está localizada no Utah. Cerca de 88% da população do Utah vive em áreas urbanas, e 12% vive em áreas rurais - População atual  -  2.763.885

Política
O principal oficial do Poder Executivo do Utah é o governador. Este é eleito pelos eleitores do estado para mandatos de até quatro anos de duração. Uma dada pessoa pode exercer o cargo de governador quantas vezes quiserem.
O Poder Legislativo do Utah é constituído pelo Senado e pela Câmara dos Representantes. O Senado possui um total de 29 membros, enquanto que a Assembléia possui um total de 75 membros. O Utah está dividido em 29 distritos senadoriais e em 75 distritos representativos. Os eleitores de cada distrito elegem um senador/representante, que irão representar tal distrito no Senado/Câmara dos Representantes. O termo dos senadores é de quatro anos, e dos membros da Assembléia, de 2 anos. Uma dada pessoa pode servir quantas vezes o cargo de senador ou representante.
A corte mais alta do Poder Judiciário do Utah é a Suprema Corte do Utah, composta por sete juízes. O Utah também possui 8 cortes distritais, que possuem cada uma um ou dois juízes. Outras cortes são cortes juvenis e a Court of Appeals, a segunda corte mais alta do Judiciário do estado, atrás somente da Suprema Corte de Utah. Todos os juízes do Judiciário do Utah são indicados pelo governador, e aprovados pelo senado estadual. Periodicamente, o senado revê as perfomances dos juízes, podendo reeleger os juízes ao final de seus mandatos, ou optar por substituí-los.
O Utah está dividido em 29 condados. Estes condados são governados por conselhos compostos por 3 membros, um deles eleito para mandatos de 4 anos de duração e o terceiro a mandatos de 2 anos de duração. Este conselho é encarregado de supervisionar os diferentes departamentos do condado. A grande maioria dos condados do Utah possuem um Executivo e um Legislativo que operam de forma independente - com exceção do Condado de Salt Lake City.
Percentagem da população do Utah por afiliação religiosa:
Cristianismo
  1. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons): 60% dos religiosos. (1.857.667 membros).[6]
  2. Igreja Católica Romana: 6% dos religiosos.
  3. Testemunhas de Jeová: 4% dos religiosos.
Protestantes
  1. Igreja Batista: 2% dos religiosos.
  2. Outras afiliações protestantes: 10% dos religiosos.
Outros
  1. Não-religiosos: 18% da população
População masculina e femenina
49,9% da população do estado são pessoas do sexo feminino.
50,1% da população do estado são pessoas do sexo masculino.
Principais cidades
Salt Lake City, a capital do estado.
O estado de Utah fica às 6hs em um voo direto, ou a dois a três dias de viajem de carro do estado de Massachusetts.  Estado montanhoso, lugar árido com uma população mesclada. Pertinho de Las Vegas, Los Angeles, e por ai vai. Por ser um estado com grande apelo religioso à família tem força local, a união familiar e o ponto de partida para tudo. O estado não tem loterias, nada de Mega Milhão, raspadinhas ou coisas do gênero. Musicas com palavrões, ou seja, nenhum CD com palavrões são vendidos legalmente no estado. Todas as músicas ou gravações sofrem uma pequena alteração quando a letra traz um palavrão no conteúdo, alteração imperceptível para quem esta escutando a musica. Tudo com a intenção de preservar a integridade social e familiar. Muitos comércios fecham aos domingos por que todo mundo vai à igreja no domingo e também existem poucas lojas que vedem bebidas e cigarros. Mas não se iluda tem crimes como qualquer parte do mundo, dentro das proporções americanas. Coisa normal eu diria.
Contudo é o estado mais receptivo aos imigrantes dos Estados Unidos, que respeita os imigrantes ilegais, isso é fácil de comprovar. Há muitos anos o imigrante tem direito de dirigir legalmente no estado de Utah, sem medo, pois pode tirar a carteira de motorista e trafegar por onde quiser.  Os políticos locais já criaram inúmeras leis que favorecem aos imigrantes ilegais. Contudo o imigrante não tem o famoso Free Care que temos em MA, mas podem ter um plano de saúde com facilidade. O aluguel de uma casa de 3 quartos fica em torno de $1,000.00. Os preços de uma casa ou apartamento em Utah são infinitamente menores que em Massachusetts, tanto para alugar ou comprar. Uma casa nova de 3 quartos, dois pisos com piscina, você pode comprar por menos de $140,000.00. Entretanto os salários em suma são mais baixos que os de Massachusetts, ganhar $12.00 ou $14.00 á hora é um ótimo negocio para um imigrante, que pode morar bem, ter seu carro, estudar ou talvez possa até comprar sua casa própria. O custo de vida é muito mais baixo comparado com o de Massachusetts.
Utah de acordo com os moradores locais deve ter hoje uns 60 a 70 mil brasileiros.  Os imigrantes que predominam são os mexicanos que engrossam a população de ilegais. 
Hoje Utah tem uma média de no máximo oito restaurantes brasileiros, entre os mais famosos e maiores está o Tucanos Brazilian Grill, este com dois restaurantes na grande Salt Lake City, Brasa Grill, Brazil Express, todos servem churrasco a rodízio e nestes a grande maioria dos clientes são americanos, e muitos deles tem como atendentes funcionários americano. Recentemente abriu um rodízio de pizza em Salt Lake City, que não está dando conta da clientela, tem fila na porta todas as noites e fins de semana. Lojas brasileiras inexistem em Utah, o que existe é lojas espanas que vendem produtos brasileiros, muitas vezes vencidos.
Padarias, açougues, lojinhas brasileiras com variedades de produtos como o que temos aqui em MA, é um sonho de consumo para a comunidade brasileira carente de Utah. Lojas de carros para brasileiros, serviços de ajuda ao imigrante, ONGs, etc. também não existem. Tem um espaço enorme para ser desenvolvido na nossa comunidade por lá, e quem já tem experiência e vivencia de Boston, algum capital, faz com certeza qualquer negócio decolar com facilidade em Utah, só precisa de tempo e algum dinheiro para investir e esperar o retorno. Confesso que trabalho para quem não é um investidor e não tem um bom inglês às vezes fica meio complicado. Mas existem inúmeras brasileiras com uma grande turma de funcionários que limpam casas ganhando muito dinheiro em Utha, as maiorias das casas lá são gigantescas, dois ou três pisos, logo se ganha mais para limpar, e os funcionários não tem medo de dirigir ou se deslocar isso da uma maior tranquilidade a todos. Contudo a grande maioria das empresas de limpezas de casas, onde brasileiros são donos pagam por hora e não por casa como em Boston, em média $8.00 a $10.00 por hora.
A população de brasileira de Utah é menor, muito menor que Massachusetts, mas com um diferencial, os americanos aderem aos restaurantes e produtos brasileiros com facilidade e isso torna o estado em um grande potencial para quem quer investir e prosperar com certa facilidade.
Jornal Comunitário local brasileiro não existe nenhum, para difundir a comunidade.
A grande Salt Lake City facilita a locomoção de todos para as cidades ao redor da capital, com inúmeras rodovias de 5 a 6 vias de ida e de volta que fazem o elo de inúmeras cidades que completam a grande Salt Lake City. Umas das cidades com maior número de brasileiros hoje é Orem, que fica ao ladinho da capital, Provo também é uma cidade universitária que se destaca sem falar e na própria Salt Lake City, capital do estado.
Utah também tem suas belezas naturais, que encantam a qualquer um.  A grande Salt Lake City fica no meio de um aglomerado de montanhas altíssimas que de certa forma protegem cidade, e como se fosse um grande muro ao redor delas. As montanhas são tão altas que mesmo no verão os seus cumes ficam brancos pela neve, uma paisagem indescritível de se ver.
Utah tem um enorme deserto que é uma atração turística constante. Montanhas que no inverno lotam de turistas para esquiar, e por ai vai. Em uma época de comunidade seguras, medo, insegurança para dirigir, é confortante saber que ainda existe um campo branco e pronto para ser ceifado por imigrantes brasileiros aqui nos USA, e como se fosse uma mina de ouro lá esperando por você, é só acreditar em você mesmo, contudo nada vem com facilidades, dinheiro e empregos não caem do céu aleatoriamente, mas vale a pena repensar. 

HBN – Especial - Paulo Monauer – Publicado Edição 53 – Paginas 5,6,8 e10
Foto Divulgação
www.pmonauer.com




8 comments:

  1. Bom dia , meu nome é Walter Pereira de Souza meu e mail waltsouzza@ig.com.br tenho muita vontade de ir para salt lake city se me puder mandar os caminhos das pedras fico muito grato.

    ReplyDelete
  2. Bom dia , meu nome é Walter Pereira de Souza meu e mail waltsouzza@ig.com.br tenho muita vontade de ir para salt lake city se me puder mandar os caminhos das pedras fico muito grato.

    ReplyDelete
  3. visita o blog de daniel abrantes no you tube

    ReplyDelete
  4. visita o blog de daniel abrantes no you tube

    ReplyDelete
  5. canal no youtube dele é mto bom. ele mora la e pode te dar varias dicas

    ReplyDelete
  6. Estou procurando um quarto para alugar

    ReplyDelete
  7. Queria eu ir morar nos EUA, pelo que vejo Utah é simplesmente lindo!

    ReplyDelete
  8. Vivo em Utah a 5 meses e sinceramente foi uma grande decepção ter vindo pra cá...vou listar aqui alguns motivos que aconselho as pessoas a nao vir morar aqui, vamos lá: 1- Preconceito contra os estrangeiros, 2- Os americanos de Utah nao são amigãveis, 3- As High Schools são um pesadelo e ja até ouvi historias de suicídio por causa de bylling em Provo, 4- Os aluguéis são caros para um Estado que nao possui uma boa infra estrutura, a vida aqui nao é barata, 5- O salário é baixo e os empregos pagam muito mal, 6- Utah tem o índice de maior porcentagem de Aids dos EUA, 7- A religião Mormon predomina o Estado, ou seja, os mormons mandam no Estado de Utah fazendo com que o comércio feche as 15:00hs da tarde, 8- Utah é um Estado extremamente entediante e chato de se viver gerando um alto índice de depressão nas pessoas, sendo um dos Estados principais de problemas de suicidio, 9- Alguns condominios de apartamentos recebem volta e meia invasão de funcionarios que trabalham no condominio para trocar vaso, pia, chuveiro e etc e entram na sua casa sem permissão se vc nao abrir a porta, 10- Inverno rigoroso, clima seco que destrói a pele e gera envelhecimento precoce. A UNICA coisa boa de Utah é a beleza da natureza, fora isso amigos, nao é nada do que dizem no Brasil.

    ReplyDelete

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...