Wednesday, September 19, 2012

A semana!


Tudo parece correr bem e sem muitas novidades. Os estudantes que se qualificam para terem uma legalização parcial, de acordo com OE do Presidente Obama, estão recebendo apoio de varias instituições e ONGs brasileiras e hispânicas, para preencherem seus formulários de qualificação. Algumas cobram pela ajuda outras não. Tudo normal. Por outro lado quem quer um trabalho mais qualificado e profissional, alguém que possa se responsabilizar pelo acompanhamento de todo o processo, contrata um advogado. Na verdade quantos estudantes brasileiros em Massachusetts vão ou poderão se beneficiar com esta legalização parcial e temporária oferecida pelo Presidente Obama. Com certeza não mais do que 10 mil, de um universo de 270 mil brasileiros locais em Massachusetts. Isso sendo bem otimista, por que eu acredito serem menos.
A quantidade de brasileiros ilegais em Massachusetts diminuiu muito nos últimos anos, por que muitos se tornaram legais e consequentemente suas famílias também são legais. Logo, o numero de legais na comunidade aumentou e número de ilegais diminuiu.  A balança mexeu, e tirando aquela meia dúzia que vai embora de vez enquanto e a enxurrada que esta chegando, pode ser que quantidade de ilegais vote a crescer. Mas vamos esperar um pouco mais para analisarmos esta situação com mais clareza, nos próximos meses. A debandada de brasileiros para o Brasil que alguns usam como bandeiras na mídia local, aquele papinho de fim de ano, de repórteres quem vivem enfornados em uma sala, esperando a manchete comunitária chegarem a sua mesa, através de um telefone, ou da internet, não é mais aceitável para quem tem um pingo de conhecimento real e vive no meio da comunidade.

Nossa comunidade ganhou massa, estrutura, forma e peso local. Tudo foi sendo construindo aos poucos, e o processo de lapidação desta pedra bruta que somos como comunidade hoje, já começa a ganhar forma e vida própria, e a fincar raízes profundas em solo americano. O brasileiro morador local da grande Boston vai e volta do Brasil com se fosse à esquina. Tem muitos que acordam no Brasil seja em qual estado for e a noite dormem em suas casas em Boston. Quer coisa melhor do que isso? Eu já fiz isso saindo Porto Alegre! Confesso que da uma volta de 180 graus na cabeça.

Sei que tem muitos de nossos conterrâneos que ainda não tem este privilégio, mas muitos e muitos mesmo já têm. Logo, oxalá em breve alguma outra porta de legalidade possa se abrir e muito mais brasileiros possam se legalizar também, e assim nossa comunidade possa consolidar de direito o que de fato ainda muitos não usufruem na sua plenitude, o direito de ir vir sem ser molestados pela ilegalidade.   

A gente chega lá! 

Paulo Monauer
Fotos Divulgação

 

No comments:

Post a Comment