Thursday, January 12, 2017

Vem ai Donald Trump!

A nova gestão presidencial começa 20 de janeiro!
            Na verdade todos os diagnósticos de alerta sobre a intensidade deste ‘furação chamado Trump’ não são precisos, pode não afetar nada ou ninguém ou ser devastador. Na verdade todas as áreas do país estão em ‘alerta’. Os imigrantes em geral focalizando mais para a nossa comunidade brasileira local estão em toque de alerta. Falo dos brasileiros ilegais aqui na nossa grande Boston.
            Ninguém sabe o certo o que vai acontecer, mas todo mundo sabe que Trump já apontou alguns dos seus alvos iniciais, e entre eles esta os imigrantes ilegais. Trump é uma caixinha de surpresas, pelo menos este é o sinal que ele passa hoje a população. Mas um fato tem que ser ressaltado é que Trump não é um político de oficio, o novo Presidente a partir do dia 20 de janeiro de 2017, está político, mas não é político. Isso pode ser bom ou ruim, contudo depende o que vem depois.
            O novo presidente tem coisas que me agrada. Ele ganhou de uma política de carreira, a Sra. Clinton. Ganhou com sobra, ninguém esperava isso dele, nem seu próprio partido os Republicanos. Gosto disto. Ele nem assumiu e declarou que vai reduzir o salário de presidente dos EUA para $1,00 dólar, “Eu não preciso do salário de presidente, quero trabalhar pelo meu país”. Gosto disto! Ele falou que vai organizar os impostos dos americanos, quem ganha até $40 mil dólares por ano não vai pagar imposto. Quem ganha mais vai pagar mais e ganha menos vai pagar menos. Gosto disto e de muitas outras coisas, que são promessas que vem ai do novo Presidente Americano.
            Fico me perguntado se ele poderá ser pior do que o Obama para os imigrantes, apesar de ‘arrotar’ pesado contra os imigrantes. Será que ele conseguirá deportar mais ilegais do o Obama deportou. Obama deportou nada mais nada menos do que mais de 3 milhões de imigrantes ilegais. Acho muito difícil Trump bater este numero de deportações, o Obama é pós-graduado neste jogo de deportações, Trump é um iniciante.
Curiosidades
·         Os EUA têm 100 cortes de imigração, destas 6 cortes estão localizadas em Boston. As 6 cortes de Boston têm 8 juízes oficiais em serviço, cada juiz em Boston tem em uma média de 15 a 18 mil casos a serem julgados. Advogados dizem que um caso de deportação na corte pode levar de 3 até 7 anos. Mas esta é uma realidade que não bate ao se analisar o total das deportações no governo Obama (mais de 3 milhões em 8 anos de governo). Em todo o EUA tem mais de 500 mil casos de deportação em andamento.
·         O presidente Trump para mudar alguma lei de imigração, só poderá fazê-lo por meio de uma ordem executiva ou por uma nova lei aprovada no congresso. Nos dois casos hoje os Democratas tem um total de 52 senadores e isso não é suficiente para passar nenhuma lei, pois para mudar a constituição ou colocar uma nova lei em vigor é necessário no mínimo 60 votos dos senadores, isso quer dizer que os Republicanos hoje para aprovarem qualquer lei ou alteração de lei precisam de 8 votos dos Democratas.
 ·         Cidades Santuários nos EUA. O diferencial destas cidades são que os prefeitos através de ordens executivas colocam em vigor leis municipais que protegem os imigrantes ilegais, moradores de suas cidades de leis federais que autorizam a policia municipal destas cidades a prenderem imigrantes e entregarem a imigração. Hoje existem 400 Cidades Santuários em todo o EUA. Em Massachusetts existem 6 a saber; Chelsea, Boston, Somerville, Cambridge, Lawrence e Marblehead. Ativistas e ONGs hispânicas lutam para aumentar o numero de Cidades Santuários em MA, que está muito próxima de se agregar a lista é Everett.
·         A suprema corte americana é corte final de apelações nos EUA. Hoje ela conta com 8 juízes, pois um morreu no ano passado. O efetivo é de 9. Quem indica um juiz neste caso de aposentadoria ou morte de um juiz da Suprema Corte é o Presidente do país. Donald Trump tem o direito e a prerrogativa de indicar um juiz para Suprema Corte para completar a vaga em aberto que depois precisa ser aprovada pelo congresso, e pode desequilibrar as balança de Democratas e Republicanos na suprema corte. Hoje tem 4 indicações dos Republicanos e 4 indicações dos Republicanos.  
·         Prefeito da cidade de Everett Carlo DeMaria manda um alerta para os imigrantes ilegais moradores da cidade. ‘Se você estiver com medo de viver em Everett por causa da Imigração ou seu Status de Ilegalidade, por favor, venha na sede da prefeitura e marque uma hora comigo frente a frente e vou conversar com você pessoalmente e ajudar você a se sentir seguro dentro dos limites da cidade de Everett. Aqui policia local não vai ter função de imigração’.   


 



No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...