Tuesday, November 7, 2017

Semana de eleição em Boston! A mesmice da política local na nossa comunidade.


                Estamos em uma fase aqui em Boston de que não queremos mais as mesmas coisas, as mesmas pessoas, os mesmo líderes locais da comunidade, não queremos insistir na mesmice, sem resultados maiores. Tem ONGs brasileiras demais em Boston, no passado elas eram salvadoras da pátria, se diziam o único caminho para os brasileiros obterem ajuda. Enquanto elas ajudavam alguns brasileiros, se aproveitavam do fato ‘ajuda’ e buscavam e buscam até hoje fortunas em “Grants” doações de terceiros (grandes empresas, governo, etc.), sem o compromisso de devolução deste dinheiro, e usam a comunidade como motivo de que precisam verbas, dizem que nossa comunidade é carente, etc. O papel aceita tudo, e tem muita gente neste ramo faturando alto, muito alto, e vendem uma idéia de pobreza e dificuldade, porém nunca abrem suas contas para mostrar os seus balanços, salvo o MAPS que é um ‘oásis bom, limpo, claro e transparente’ neste mundo das ONGs aqui em Boston. Há pouco tempo atrás fiz uma matéria onde uma executiva de uma ONG local antiga em Boston, fez em um ano mais de 12 viagens, nacionais e internacionais, incluindo idas para o Brasil, Salvador, Rio de Janeiro, Paris, etc. Como uma executiva de ONG tem tanto dinheiro e tempo disponível para fazer mais de 12 viagens ao ano, com inúmeras fotos nas redes sociais. Como explicar? Ganha muito, ou tem tempo de sobra para usufruir das doações que recebe na ONG, ou o seu salário e tão bom, e não necessita trabalhar muito. E a comunidade como fica? E a ONG como fica? Se engana quem quiser, mas tem coisas difíceis de engolir. E tem gente que idolatra este tipo de gente. Outro dia vi uma propaganda desta mesma ONG, ela estava comemorando uma doação de $100 ou $150 mil dólares que recebeu de uma único doador de Grants. Ual! Vamos viajar?

                Nossa comunidade tem vários ativistas locais, que se dizem pessoas preocupadas com a comunidade. Balela a grande maioria destas personalidades chamadas de ativistas (poucos se salvam), não saem do seu casulo, não conhecem a comunidade, não andam no meio da comunidade mensalmente, semanalmente, e muito menos diariamente e se dizem profundo conhecedores da comunidade brasileira. Tem personalidades que viraram ícones na comunidade, figurões sem nenhum resultado prático.

                Tem alguns que porque trabalham para americanos, como na prefeitura de Boston, Procuradoria do Estado, ou escreveram um livro ou dois sobre perfil da comunidade se acham grandes e intocáveis. Todos usaram a comunidade como amuleto para chegar a este patamar. Já escrevi contando a história de como um homem de Boston que tinhas uns rascunhos que chamava de pesquisa, e teve seu primeiro livro publicado no Press Ward, na Flórida. Um livro que a gente lá no sul chama carinhosamente que foi feito ‘nas coxas’, redigido e impresso ‘nas coxas’, e o livro pegou, por que nem todo mundo conhece a verdade dos fatos. Tem outros ativistas, que ciscam, ciscam e não vão a lugar nenhum, querem os holofotes, até ai tudo normal. O que esperar desta gente?

                Há alguns anos atrás uma pessoa que se diz influente na política de Boston, deu uma palestrar para meia dúzia de gatos pingados da comunidade brasileira, e eu estava lá. A palestra é era para ensinar como se consegue ganhar a simpatia de um político para nossas causas da comunidade em Boston. Resumindo o palestrante disse o seguinte: Leva um cheque para o político, e uma lista de reivindicações da comunidade, e diz; ‘Doamos este dinheiro para o senhor (candidato,  e não adianta chegar com mixaria, tem que ser de $30 mil para cima), se o senhor se comprometer em atender nossas reivindicações da comunidade se for eleito. E ele enfatizou, o palestrante: ‘Este é único caminho para nossa comunidade na política’. Achei um absurdo! Ele queria que comprássemos o comprometimento do político, e disse que é assim que a política funciona aqui em Boston. Isso quer dizer que se tivermos $1milhão de dólares para colocar em um candidato vamos ter tudo dele. Eu acho que o Brasil não saiu do corpo do palestrante! Tendo eu mais de 17 anos em Boston, destes 15 ‘estando como jornalista’ não vi está técnica funcionar.   

                Resumindo, esta gente brasileira que entende de política aqui em Boston diz que os Democratas são o melhor partido para os imigrantes. Eles brasileiros influentes de Boston se grudam com os candidatos Democratas, e dizem ter influencia na comunidade e vão introduzi-los os americanos na comunidade brasileira para que eles apóiem este candidato e com isso vão ganhar vantagens pessoais ou para suas ONGs depois de o candidato se for eleito. Olha Massachusetts há mais de 15 anos tem mais de 90% dos políticos estaduais, senadores e deputados, todos Democratas. Eles podem aprovam o que quiserem. Os políticos eleitos Republicanos na ativa em Massachusetts representam menos de 10% da casa. Olha, os democratas de Boston nunca fizeram nada pelos imigrantes indocumentados, até hoje os indocumentados não podem dirigir em Massachusetts e em mais de 10 estados dos EUA isso é possível hoje. Logo podemos definir que nossas ONGs, nossos ativistas nada fazem de funcional para nossa comunidade, se temos alguns privilégios governamentais não foram eles (brasileiros influentes) que conseguiram, mas sim as outras comunidades de imigrantes que conseguiram, e nos entramos de carona nesta história, nunca protagonistas de conquistas políticas locais.

                Olha, hoje estão aparecendo novas personagens políticas na nossa comunidade, muitas delas concorrem em cargos públicos como vereador e prefeito em algumas cidades.

                Vamos abandonar esta turma do passado que se diz protagonista em prol da comunidade e vamos apoiar esta gente nova que esta chegando, por que se continuarmos a insistir com estas ONGs e ativistas do passado daqui há 20 anos vamos estar no mesmo lugar de hoje, ou seja, em lugar nenhum em Massachusetts e vamos continuar pegando carona em outras etnias ilegais para termos algumas poucas vantagens para a nossa população brasileira ilegal de Boston.


No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...