Wednesday, April 18, 2018

Carla Chaves uma baiana sem precedentes!

            Quem é Carla Chaves?
                Ela é uma baiana que teve suas conquistas e decepções no Brasil, então optou por tentar uma nova vida aqui nos EUA. Depois de ter o visto negado optou em entrar nos EUA pelo México, o caminho mais tortuoso e difícil para um imigrante. Entrou, furou a fronteira como uma guerreira, e venceu todos os seus fantasmas aqui nos EUA, e partiu para suas realizações. Caiu, inúmeras vezes, teve dificuldades, decepções, mas sempre levantou cada vez que caiu, e hoje acumula algumas conquistas de que se orgulha muito. Empresária do ramo de limpeza, vive na cidade Worcester em MA. Carla tem sua própria companhia de limpeza e adquiriu alguns bens por aqui e outros no Brasil. Há alguns anos atrás se legalizou aqui nos EUA, e decidiu por enquanto viver por aqui, mas agora com opção de ir e voltar ao Brasil sem preocupações. Apesar das facilidades e do mundo moderno que tem aos seus pés aqui nos EUA, Carla ama a sua cidade natal na Bahia, Teixeira de Freitas, ama estar em volta de sua família, seus amigos, ama e a simplicidade do seu povo, que deixou para trás.
            A reviravolta
                Carla já teve o prazer de visitar sua família algumas vezes, na verdade vive dando uma fugidinha sempre que pode para se esconder em Teixeira de Freitas. Numas destas tantas visitas conheceu o projeto do seu irmão Fábio Brito Chaves, um empreendedor e inovador, ele é multifuncional, rotariano, advogado dos quadros da OAB/BAHIA, presidente do Grupo Fast (lojas de material de construção, bebidas, torno e solda, prestação de serviços para seguradoras), assessor jurídico de associação de idosos, assessor jurídico do Sindicato do Comércio da cidade, diretor da pasta SPC da Câmara de Dirigentes Lojistas.
Carla se apaixonou fazendo então parte desta tão sonhada ‘Fast Bio Recicle’,uma empresa voltada para a reciclagem de lixo na sua cidade. O projeto se encontra em fase de execução sendo que recentemente Carla esteve por um mês em Teixeira de Freitas onde a empresa já está em funcionamento. Na gestão operacional conta com Luciano Menezes que além de ser um dos idealizadores, desempenha um papel importantíssimo no dia a dia da empresa.
            Fast Bio Reclicle – Teixeira de Freitas, BA
                O projeto está em pleno vapor, e em sua fase inicial já domina o mercado no segmento. No Brasil a reciclagem de lixo é obrigatória para todas as cidades, sendo regida pela ‎Lei 12.305 · ‎Lei nº 11.445,  ‎Decreto Nº 7.404, de 23 e ‎Decreto nº 9.177. Todos os municípios tem que reciclar os resíduos que produzem as fabricantes, o comércio e o cidadão possuem papel fundamental para a manutenção do sistema. Os lixões, que deveriam ser aterros sanitários, onde os catadores de lixo proliferam e tem uma subvida, tende a diminuir com as empresas de reciclagem de lixo. No Brasil a reciclagem de lixo se divide em lixo seco e molhado, o lixo seco que é reciclado é composto por papel de todo tipo, plástico de todo tipo, metal de todo tipo e vidro, o molhado é descartado. Lixo molhado e tudo aquilo que é úmido, ou seja, resto de comidas, material de banheiro (higiene pessoal).
 Este foi o meio pelo qual no Brasil houve um entendimento de facilitar as coletas de lixo semonerar os custos com  a separação de lixo. Tirar os catadores de lixo dos lixões, pagar pelo serviço deles, dar uniformes, alimentação, um salário, e um eventualmente um atendimento médico, é um dentre tantos fatores que encanta a Carla causando-lhe grande emoção ao falar sobre o tema. Se sentindo responsável e feliz por ajudar tanta gente. Sua cidade fica ‘lá onde a vaca perdeu as botas’ Teixeira de Freitas, é uma cidade com 170 mil habitantes que assim, como tantas outras no Brasil, possui grande diversidade entre seus moradores, sendo uns muitos ricos, outros muito pobres porém, pujante no desenvolvimento, vem se mostrando como uma das cidades que mais cresce na Bahia. Com isso, vem também os problemas e, é justamente ai que o morador pode fazer a diferença, com empreendedorismo e garra porque empreender no Brasil é para heróis. A comunidade pobre que vive da reciclagem,precisa de ajuda, e está recebendo incentivo para colocar seus filhos na escola, ter um salário e algum tipo de alimentação regular todos os dias. ‘Essas pequenas conquistas para eles é alcançar a sustentabilidade e isso não preço, este trabalho com cunho social me motiva e me realiza’, disse Carla.
                ‘O projeto está no inicio, mas já esta funcionando, meu irmão e eu compartilhamos os mesmos pensamentos, e queremos as mesmas conquistas e fazer um trabalho com um cunho social tão grande, que completa minha alma’, novamente afirma Carla. A empresa não existe meramente para comprar ou vender material reciclável, sua principal atividade é trabalhar no sentido de educar, ensinar, recolher, separar, destinar e incentivar as pessoas a separarem em suas casas, empresas, escolas e instituições. Hoje temos uma média de 30 catadores cadastrados e trabalhando na empresa ‘Fast Bio Recicle’ e ainda contamos com 8 funcionários dentro do nosso depósito. Os cadastrados com a empresa já gozam de uma renda suficiente para manterem a si e suas famílias. Estamos sempre as sextas-feiras com atividade de cunho social, levamos o alimento durante o programa do Lucas Bocão (radialista) Rádio Caraipe 100.50FM e trocamos por material reciclável, incentivando e educando os moradores.
                A Rádio Caraipe 100.50FM que pode ser sintonizada dos EUA, através do radialista Fernando Moulin, já se atentou para a grande mudança nos hábitos urbanos e rurais e, esse movimento vem crescendo a cada dia. Os sites locais também tem dado uma atenção especial à reciclagem, o www.vidadiaria.com.br através da jornalista Mirian Ferreira, além de divulgar as várias campanhas, vem demonstrando para a sociedade a necessidade da preservação.  Pode até não parecer muito, mas para nós, qualquer ato que proteja a natureza, gere renda para o cidadão, é motivo para comemorar. Estamos crescendo e vamos fazer a diferença.
                O poder público, através da Secretaria de Meio Ambiente vem fornecendo apoio extremamente necessário porque está diretamente ligado à resolução do problema. O secretário José Archângelo Depizzol e sua equipe entende das demandas, e vislumbra que é algo importante e com isso Teixeira de Freitas só tem a ganhar. Preocupados em não transferi somente para o poder público essa responsabilidade de cuidar da cidade, a Fast Bio Recicle através da parceria firmada com a secretaria de agricultura vem recolhendo as sobras de alimentos na feira livre aos sábados. O secretário da pasta, Dorivaldo de Almeida Neves preocupado em ver a cidade mais limpa e organizada, sabe da importância de trabalharmos juntos para consegui.
                É bom você poder devolver algo para sua comunidade, ajudar pessoa simples e humildes que por algum motivo ainda não conseguiram vencer na vida, é muito prazeroso, é o retorno da auto estima para  almejarem  algo mais para suas vidas. Somos sabedores que o progresso enfrenta resistências e tudo está envolto na educação, por isso a Fast Bio Recicle ministra palestras, ensinando como separar, como doar, onde levar o material reciclável. Sem procurar culpados, mas procurando a solução, em parceria com órgãos públicos e privados, vamos mudar o aspecto da cidade sobre todos os prismas. A classe empresarial tem aderido ao projeto com grande entusiasmo, entregando o material que produzem em suas casas nos eco pontos, (unidades de recolhimento de reciclagem) espalhados pela cidade, empresas de diferentes setores, desde as automobilísticas até pequenas mercearias estão direcionando seus materiais.
                As instituições da rede privada de ensino estão adeptas ao projeto, desenvolvendo junto aos seus colaboradores as ferramentas necessárias para a pratica. Reconhecendo a necessidade da educação e da proteção ao meio ambiente. As escolas estimulam os alunos a levarem para a unidade de ensino todo o material que produzem em casa, fazendo dessas crianças,cidadãos responsáveis no futuro e a Fast Bio Recicle promove o recolhimento e a destinação correta deste material. Estas instituições firmam um memorando de entendimento e cooperação onde dentre as clausulas está a de anticorrupção. O químico Claudio Queiroz que faz parte dos colaboradores, já vem desenvolvendo estudos para produção de biodiesel a partir do óleo de soja usado na fritura e produção de etanol a partir da celulose advinda de papel e papelão. Para o empresário Fábio Brito que em breve visitará as empresas do segmento nos Estados Unidos, “o mais importante é estar perto do gestor público, perto da sociedade e poder juntos, construir uma cidade melhor para seus descendentes.” O caminho é este, é árduo, é desafiador e, é por isso que somos nós os propulsores de um projeto tão ambicioso.

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...