Sunday, March 4, 2012

Consulado de Boston em maio estará em casa nova: 'Será como se fosse uma mine embaixada' , disse o embaixador Fernando Mello

O governo brasileiro alugou um prédio inteiro de 4 andares, no coração de Boston! (Foto Paulo Monauer)
O anuncio foi feito pelo embaixador Fernando Barreto Mello na reunião de Conselho dos Cidadãos realizado neste último final de semana na cidade de Framingham. O novo endereço é na esquina da Gridley St com a John F Fitzgerald Surface Rd, no centro de Boston. O prédio fica quase na esquina da Pearl St em frente ao InterContinental Hotel, próximo ao aquário de Boston.
Embaixador Fernado Barreto de Mello durante o reunião de conselho da comunidade em Framingham - Foto Paulo Monauer

O acesso é fácil de qualquer região ou cidade de Massachusetts, pela proximidade da South Station que centraliza terminais de metro e ônibus, está praticamente em frente da central dos correios que fica aberto 24hs, o local tem inúmeros estacionamentos próximos que custa de $24hs a $10 por dia, dando opções aos usuários do consulado de escolher onde estacionar caso queria ir ao consulado de carro.

‘São quatro andares em um prédio individual, é como se fosse uma ‘mine embaixada’, fica bem no centro de Boston e com fácil acesso a qualquer um. O prédio está todo sendo reformado, tem elevador, e terá entrada individual e personalizada. O primeiro andar vai ser destinado ao atendimento ao público, o segundo andar vai ser para arquivo de documentos e uso interno, o terceiro andar para uso dos funcionários e no quarto andar vamos ter um setor cultural e comercial para uso do consulado e da comunidade e neste andar também vamos incrementar um espaço para o programa de bolsas de estudo da Presidente Dilma no exterior o ‘Brasileiro sem Fronteiras’. Também temos um mezanino no primeiro andar que vamos usar como espaço de reuniões com mesa e cadeiras, etc. O prédio ainda tem um amplo ‘basement’, onde vamos usar como uma área de recreação infantil no consulado’ disse o Embaixador ao Hello Brazil News.

Entenda as negociações feitas para antecipar a mudança para o novo endereço.

O consulado de Boston tem um contrato em vigor até 31 de agosto de 2012 no prédio onde funciona hoje, na Park St, no centro de Boston. O Ministério de Relações Exteriores não aceita pagar aluguel duplo para o mesmo consulado, ou seja, em dois endereços. Contudo depois de muitas negociações com o dono do prédio do novo local na Gridley St, aceitou que fosse feita reformas e adaptações para receber o consulado do Brasil, as reformas estão previstas para terminarem em 1 de maio de 2012. Mês este que provavelmente vai acontecer à mudança do consulado para o novo endereço. Mas isso só foi possível por que o proprietário do prédio abriu mão de cobrar aluguel do consulado brasileiro, no período de reformas e depois do prédio pronto também não vai cobrar aluguel nos meses de maio, junho e julho e agosto/2012, mês que termina o contrato na Park St. Isso vai permitir uma mudança antecipada do consulado para o novo endereço em maio de 2012, não sendo necessário esperar até agosto de 2012. O preço do aluguel do prédio de 4 andares exclusivos para o consulado vai ficar com um custo relativamente mais baixo proporcional ao que é pago hoje na Park St. O consulado de Boston tem hoje no seu efetivo 31 funcionários, mas já obteve a autorização para contratar mais um que vai ficar encarregado do programa de bolsas de estudos ‘Brasil Sem Fronteiras’ totalizando 32.

  • Quando questionado pelo Hello Brazil News, sobre alguns detalhes que talvez pudessem ser antecipados a comunidade de como vai funcionar os serviços, computadores, telefone, etc., no momento em que o consulado estiver na nova ‘Mine Embaixada’, detalhe ‘com brasão e bandeira do Brasil na porta’, um verdadeiro território brasileiro legítimo e legal dentro do coração de Boston o embaixador respondeu: ‘ Quanto aos nossos computadores obsoletos já vencemos este problema, hoje contamos com computadores modernos e temos um contrato de ‘leasing’ com uma companhia, isso nos permite ter sempre um equipamento de ponta, para o atendimento. Quanto ao atendimento do telefone (problema crônico), acredito que no novo prédio este também será um problema do passado. Também no novo prédio cada atendente vai ser especialista em tudo, ou seja, o conterrâneo quem for fazer um passaporte, certidão de nascimento, procuração, carteira consular, ou qualquer outro serviço poderá fazer tudo com uma só atendente em um só guichê de atendimento, inclusive se precisar bater foto ele (a) poderá fazê-lo na hora, para anexar ao documento. Isso vai dar uma agilidade barbara ao atendimento sem falar na dinâmica que será de excelência. A comunidade de Boston merece e lutou para ter este novo espaço e está conquista é uma vitória de todos nós.  Eu me sinto honrado e feliz de estar à frente nesta luta por melhorias no consulado de Boston. Estes são momentos históricos para os brasileiros em Boston, que jamais serão esquecidos por todos nós. O governo brasileiro está mais do que falando, esta mostrando através de atos, obras, atitudes a importância que esta comunidade brasileira local tem para o Brasil’ afirmou o Embaixador Fernando Barreto Mello.
HBN – Notícias - www.hellobrazilnews.com
Fotos Paulo Monauer
Publicado na Edição 39 – 02/28/2012 – Página 6
 Consulado Itinerante

‘Precisamos de mais pontos e mais voluntários, para atendermos a população com este serviço. Hoje a procura está maior que a demanda, estamos abertos para mais opções’, Embaixador Fernando Barreto Mello.

No sábado, 25 foi realizado mais um consulado itinerante na cidade de Framingham. A locomoção do consulado indo ao encontro da comunidade tem sido um sucesso total. No caso de Framingham foram mais de 380 documentos processados, em algumas poucas horas. As fichas para o atendimento esgotaram quase duas semanas antes do evento. O mesmo aconteceu em Worcester poucos dias atrás, quase 3 semanas antes do evento também não havia mais ficha de atendimento. Questionado sobre o problema e qual seria o remédio para aumentar o acesso da comunidade nestes consulados itinerantes o embaixador respondeu ao Hello Brazil News: ‘Precisamos de mais voluntários, mais pontos para realizar este serviço para suprir a demanda. Por isso estamos abertos para comunidade, se existir mais lugares disponíveis e voluntários para nos ajudar poderemos programar mais consulados em Framingham ou em qualquer outra cidade que o serviço seja compatível’.

HBN – Notícias  - www.hellobrazilnews.com
Publicado na Edição 39 – 02/28/2012 – Página 6

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...