Friday, November 23, 2012

Será que a população americana é politizada?


No nosso dicionário de português a explicação do significado da palavra do que é ser politizado é: ‘ser consciente de seus direitos e deveres políticos; cívico’.
O que mais se fala no momento é sobre a grande vitória do Obama, e entre nós imigrantes o que mais se fala é: agora sai a tão esperada reforma imigratória.  Até ai tudo normal.
Vamos aos fatos:

·        Estas eleições reformularam as cadeiras do Senado Americano ‘The Senate’ (100 cadeiras) destes foram eleitos 53 Democratas (partido do Obama) e 47 Republicanos. Obama virou o jogo e tem maioria no senado.

·        Quanto aos deputados federais ‘The House’ (435 cadeiras) destas foram eleitos 198 Democratas contra 237 Republicanos. Obama não virou o jogo tem a minoria.

Existe um equilíbrio e as negociações vão fazer diferença, para o presidente Obama governar.

·        Foi gasto nestas eleições a bagatela de $6 Bilhões de dólares nas campanhas publicitárias de todos os candidatos a alguma cargo político nos USA.

Algo próximo de 120 milhões de americanos voltaram nesta eleição de 2012.

·        50.6% dos votos foram para Obama e 47,9 para o Romney.

Dizem às pesquisas que 60% dos votos de Obama foram dos latinos, e que mulheres votaram mais no Obama, ou seja, o voto latino e o das mulheres elegeram o presidente.

·        Obama gastou $932,013,388 milhões de dólares na campanha.

·        Romney gastou $1,028,213,064 bilhão de dólares na campanha.

Os USA tem uma população de 308 745 538 habitantes.

·        Somente 1/3 da população dos USA votou nestas eleições, ou seja, foi as urnas escolher o presidente 120 milhoes de americanos, os outros 200 milhões não tiveram tempo  e nem interesse em eleger quem quer seja como político aqui nos USA.

Consciência política
            Em nenhum momento eu vi em jornais, revistas, mídias da internet ou ouvi TV, rádios  nestas eleições um comercial do governo incentivando a população a escolher, ou sair de casa e ir votar nos seus candidatos, por que isso era importante para o exercício da democracia plena. Falo de campanha pagas pelo governo, não de publicidade dos candidatos. No dia da eleição, a atividade econômica, educacional, ou de qualquer ordem para de funcionar nos USA, tudo está aberto, bancos, lojas, etc. Não é feriado, não. A América não pode parar, tempo é dinheiro, e blá, blá, etc..

             Tudo bem que os USA é rei da democracia do mundo e não se força a ninguém a nada politicamente, mas gastar $6 bilhões em publicidade em campanha política em uma única eleição é um recorde mundial em gastos. E pensar que toda está grana foi gasta para conseguir levar as urnas 1/3 da população,  podemos definir que no mínimo as coisas andam meio fora de controle. Neste ritmo  só pode ter algo errado, será com a população ou com os políticos. Será que o americano não está nem ai para quem vai dirigir o país que ele nasceu, mora e cria seus filhos? Olha, é o que parece, depois só se vê americano nos bares, nas ruas, metendo o pau no presidente, mas ele não vota.
O que seria dos USA sem os latinos do qual 60% dos votos do Obama partiram deles, se lês não tivessem votado os latinos, somente 1/8 da essência do povo, dos nativos americanos teriam votado. Que vergonha!
Existe muitas de ONGs brasileiras que ficam empurrando os brasileiros naturalizados para votar aqui nos USA, acho que a coisa deveria ser ao contrário, pois os nativos do país, os verdadeiros americanos estão longe de ter uma consciência política, não votam.  Mais de 200 milhões (2/3 da população) de americanos aptos ao voto nem chegaram perto de uma urna neste ano e não tem nenhum sentimento de culpa por não terem votado e ainda se acham no direto em muitos casos depois de algum tempo a de reclamarem do governo que tem.
Definitivamente no meu pensamento os americanos não tem nenhuma consciência política.
Você pode não concorda comigo, e eu respeito seu pensamentos, contudo povo politizado é aquele que tem consciente de seus direitos e deveres políticos, cívicos e a prova disso vem através do voto livre. A America esta cada vez mais distante de viver a sua democracia, no que se refere à escolha dos seus representantes políticos.

HBN – Opinião
Paulo Monauer
Facebook - Hello Brazil News
www.hellobrazilnews.com

 

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...