Wednesday, October 17, 2012

Minha caixa chegou faltando tudo. O que eu posso e devo fazer?

As transportadoras reclamam constantemente dos clientes que mandam coisas irregulares sabendo que não pode enviar e isso atrapalha muito nos portos brasileiros.
Está é a pergunta mais trivial em nossa redação.
Mandar caixa para o Brasil é um procedimento ilegal, mas não dentro dos USA, ou em águas internacionais, mas sim quando ela chega ao território brasileiro. Sua caixa ao entrar no Brasil passa ser clandestina. As companhias de mudança agem legalmente dentro dos USA ao recolher sua caixa, para envia-la ao Brasil, contudo a legislação brasileira não encara envio de caixas do exterior como uma situação legal. Muitas transportadoras e clientes arriscam tudo ao enviar uma caixa, e as transportadoras tem seu jeitinho para liberar as caixas nos portos brasileiros que às vezes funcionam, se não houver conteúdo nas caixas que caracterizam um contrabando.
Apesar de tudo isso e de inúmeros problemas que a comunidade brasileira de MA e dos USA já enfrentou perdendo tudo do envio com caixas eles continuam enviando volumes individuais para o Brasil. A legalidade de um envio de uma caixa nos portos do Brasil só se daria se cada caixa em um container com 180 caixas tivesse um BL. Como fica impossível e inviável um container ter 180 BLs, só resta arriscar umas manobras mais ousadas pelas transportadoras nos portos do Brasil. A perda de uma caixa se dá muitas vezes por problemas de falência de algumas empresas, ou por que de alguma forma a receita alfandegária do Brasil abriu a caixa e encontrou algo ilegal dentro, em outros casos tem muita gente que perdeu tudo por desonestidade, sem-vergonhice de um monte de picares donos de transportadoras que gostam de enganar a comunidade, e claro também tem muita gente que perdeu tudo e faz um monte de gente perder também por que colocam conteúdos proibidos dentro das caixas na expectativa de vai conseguir passar na receita, uma verdadeira loteria, se pegam uma ilegalidade dentro de uma caixa todas as outras 179 caixas do container sofrem perdas e em alguns casos quando isso acontece, perde-se tudo, sem falar no prejuízo da transportadora que fica com seu nome visado pelos fiscais da receita e no porto, pelo seu retrospecto. Quando isso acontece muitas transportadoras mudam de porto, para fugir desta marcação dos fiscais no porto onde seu container tiveram problemas.
Vamos à resposta:
Qual o procedimento normal de sua caixa. A empresa de mudança pega ela na sua casa aqui nos USA. Você deve descriminar no recibo da transportadora tudo que colocou dentro dela, novamente favos repetir: não coloque contrabando, você pode perder tudo ai não adianta ir à corte ou reclamar você consumidor é culpado, quando isso acontece você cliente espertinho, malandro influencia a todos do container a perder também, pelo seu destemperamento. Procure se informar com a transportadora o que é comum e legal enviar, ‘não avance o sinal’, pode se complicar. Depois disto a transportadora coloca no container e é transportado por um navio até um porto do Brasil. Ao chegar lá o conteúdo do container, a documentação, a origem do mesmo é checada pela receita. Se a documentação estiver toda correta, o conteúdo também, a origem idem, o container pode sair do porto em até 15 dias depois de que chegou no Brasil. Após isso sua caixa é levada pela transportadora que coloca em rota de entrega, para cada região, estado e cidade. E depois de uma semana ou duas ela chega ao seu destino, ‘sua casa’. A partir de agora é que você precisa prestar atenção para tentar recuperar algum prejuízo que possa ter tido no que se refere ao conteúdo da caixa. Lembre-se quando você enviou ficou com um recibo (no momento da coleta da caixa) que contem tudo com todo o que você enviou esta tudo ali discriminado e assinado pela empresa de transporte. A partir dai a coisa vai ficar fácil e se tiver que recuperar qualquer coisa que sumiu.
Seguro do conteúdo da caixa sem uma apólice de segura não é seguro é um engodo, tome cuidado, ao fazer seguro direto com a transportadora, elas não tem licença para fazer seguros, só uma seguradora tem, e quem faz tem que lhe fornecer uma copia da apólice de seguro que não pode estar embutida no recibo de entrega da transportadora, tem que ser um documento a parte, só do seguro.
Instrua seus parentes quando receberem a caixa no Brasil, terem em mãos uma máquina fotográfica por perto, uma boa faca ou tesoura que abra a caixa rápido, e antes de assinar o recibo confira o conteúdo para ter certeza que tudo que você enviou esta ali dentro. Caso esteja tudo certo, agradeça ao entregador, assine o recibo e estará tudo certo. Entretanto se estiver faltado algo, rapidamente bata uma foto da caixa aberta, escreva no recibo do entregar o que esta faltando ao lado ou embaixo da assinatura de quem recebeu a caixa tire uma foto do recibo antes de entregar ao entregador, para você ter provas que recebeu a caixa faltado itens. Pronto. Este procedimento serve para caixas ou mudanças. De posse das provas de tudo, do recibo com a nota de que a sua caixa veio faltando coisas, aqui nos USA, você pode ligar para Hello Brazil News e nós vamos ajudar você a procurar seus direitos, ou seja, ser ressarcida do seu prejuízo financeiramente, nas cortes americanas, no Small Claims, dentro da lei.
Podemos afirmar que você vai ganhar sua recompensa financeira do seu prejuízo. Sua estimativa de vitoria com as provas é de 97% em um universo de 100%, na corte americana. Mas repito é imprescindível provas cabais das suas perdas. Entretanto se você enviou algo ilegal dentro da caixa e a receita pegou, não adianta reclamar, pois a transportadora tem documentos que provam que aquele item foi retido e retido pela receita pela receita, quer ele volta, você paga o imposto devido e recupera o item, não tente ser malandro esperto, ajudamos clientes honestos, se forem desonestos nos fazemos questão de fazer uma materia e publicar sobre o suposto malando (a).
Como e quando você perde a razão e perde tudo em um caso destes:
·        Quando quem recebe sua caixa assina o documento de entrega para o entregador da transportadora no Brasil antes de abrir e conferir tudo dentro da caixa.
·        Quando você não tem nenhuma prova real (foto ou nota escrita no recibo de entrega da transportadora que faz a entrega no Brasil).
·        No grito ninguém ganha nada, tudo precisa de provas, visuais e escritas aqui nos USA.
A função da transportadora e pegar e caixa aqui nos USA e entregar na sua casa no Brasil, foi para isso que você a contratou. E se ela fez isso e alguém assinou o recibo de entrega no Brasil. Não adianta reclamar depois.
Sua verdade pode parecer uma mentira sem provas. Eles podem alegar que depois que eles foram embora, ‘os entregadores’ você tirou o que diz estar faltando dentro das suas caixas e por ai vai, se você entrar na corte de Small Claims, nesta situação, tem 99% de perder a causa e 1% de ganhar. Não tem provas concretas não funciona só provas verbais não são consistentes.
Portanto fique esperto, no quesito, roubaram o conteúdo de minha caixa? O que eu faço?
Novamente - Verifique a caixa antes de assinar o recibo, tire fotos de tudo e não se preocupe com o resto nos do Hello ajudaremos você a buscar seus direito legalmente dentro dos USA.

O Ranking HBN das empresas 'CONFIÁVEIS OUTUBRO/2012' de Mudanças:
Fastway Moving - Envia só mudanças - Fone: 1.888.590.3278
Brazbox Moving - Envia volumes e mudanças - Fone: 1.877.591.5156
Status Baby – Envia volumes e mudanças – Fone: 1.800.848.1418
SO Express Moving - Envia volumes e mudanças - Fone: 1.888.381.8766
Líder Express - Envia volumes e mudanças - Fone: 508.733.1122
Total Moving - Envia volumes e mudanças - Fone 1.800.366.1217
Confiança Moving - Envia só mudanças - Fone 1.866.266.8464
 
Qualquer duvida ligue 617.593.18282 ou mande um e-mail para pmonauer@hellobrazilnews.com. 

HBN – Comunidade – Paulo Monauer
Fotos Paulo Monauer
www.hellobrazilnews.com

 

Fotos- As transportadoras reclamam constantemente dos clientes que mandam coisas irregulares sabendo que não pode enviar e isso atrapalha muito nos portos brasileiros.

 

No comments:

Post a Comment