Saturday, July 18, 2009

Coletiva com o Governador Deval Patrick na State House



Deval Patrick, governador do Estado de Massachusetts, deu sua segunda entrevista coletiva na terça-feira, 06 na “State House”, exclusivamente para veículos de mídia comunitária. Mais de 13 jornais estavam presentes.
Temos que reconhecer que o governador é um político completo. Educado, persuasivo nas palavras, sereno, com paciência para responder todas as perguntas e aparentemente adora o que faz e como faz. É o primeiro governador que tem este tipo de atitude com a imprensa comunitária. A entrevista durou cerca de uma hora e meia e muitas perguntas foram feitas, mas dois assuntos eram de vital importância para as comunidades imigrantes em geral: Como ficava a saúde para os imigrantes e o acesso dos imigrantes indocumentados a faculdades (uma promessa de campanha do governador).
Logo no início da entrevista, começou explicando sua posição referente à saúde pública do estado. Ele mandou uma proposta ao legislativo do estado para reduzir os custos de $100 milhões de dólares com a saúde pública. “Estamos trabalhando para manter a cobertura de saúde a imigrantes ilegais (free care) e já mandamos para o legislativo uma nova proposta para baixar os custos com a saúde pública para 70milhões de dólares anuais, com novas formas para arrecadarmos este valor para cobrir estas despesas. Agora estamos nas mãos dos legisladores para aprovarem a nossa proposta”, falou o governador. Logo no inicio da entrevista já havia eliminado o primeiro problema com as comunidades imigrantes.
E quanto a sua outra promessa de campanha de aprovar uma lei dando direito aos imigrantes ao acesso à faculdade, pelos mesmos valores que os cidadãos americanos, ele ficou devendo, pois já esta no terceiro ano do seu mandato e parece muito difícil ele levar uma proposta desta ordem adiante, aqui no estado. Outros estados já aprovaram leis similares, dando aos indocumentados o direito de ter acesso a faculdade por valores iguais aos pagos pelos cidadãos americanos. Deval afirmou que não faz sentido dois alunos que moram no mesmo estado pagarem mensalidades diferentes na faculdade. Referente a esta situação a torcida do governador fica por conta dos democratas aprovarem uma lei para legalizar os imigrantes.
O governador tem dado um tratamento diferenciado a nossa imprensa e aos imigrantes, mas de prático para nós imigrantes, não tem feito quase nada. Ainda estamos muito carentes de decisões que possam fazer efeito direto aos nossos interesses. Vamos ver o que vai mudar até o nosso próximo encontro com o governador, em 06 de outubro.

Texto e foto: Paulo Monauer

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...