Saturday, July 18, 2009

Rodeio em Lancaster, reuniu mais de 7 mil pessoas no fim de semana!











Nos dias 04 e 05 de julho foi realizado o 1º Festival de Rodeio de New England, na cidade de Lancaster-MA।

O final de semana foi contemplado com um clima glorioso, depois de dias de chuva incessante e cinzentos, o sol apareceu , brilhou e aqueceu a festa.
O evento teve uma organização impecável com uma grande infra-estrutura sob a direção de Elias Silva, Maria e Manoel Moreira, que puderam contar com o apoio da equipe Marcos Santos na organização dos 38 peões que participaram do evento.
O local onde foi realizado o rodeio, além de possuir uma grande área para festa possuía uma beleza natural particular: gramado verde e bem cuidado, um pequeno lago que nos dava as boas vindas com seu chafariz, tudo cercado por grandes e frondosas árvores. A atmosfera fazia-nos lembrar uma fazenda do interior do Brasil. Quem foi, sentiu-se em casa.
Para todos que compareceram ao evento, brasileiros e americanos, foram dias de puro deleite e diversão: carros de bois antigos com carroças onde as crianças podiam andar correr e brincar, os lanches eram feitos em mesas sabiamente colocadas sob as árvores, onde as famílias e amigos podiam fazer suas refeições num ambiente tranqüilo e saudável e fugir do forte calor do fim de semana.
As crianças puderam ver os grandes touros e imponentes cavalos, enquanto ainda estavam desfrutando do ambiente antes do grande show. Os pequenos e grandes peões mais corajosos puderam sentir um pouco da sensação de montar ao tentar o touro mecânico. Para os mais destemidos houve o Rodeio Mirim, onde os pequenos cowboys e cowgirls montaram carneiros e sim, deram um show a parte com direito a premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugares.
Todos puderam comprar seus souvenires: berrantes, sapatos, botas, cintos, etc., tudo com a cara do Brasil.
Ao entardecer o verdadeiro show começava: os peões num vai e vem frenético, amarrando e desamarrando seus laços, checando mais uma vez suas amarras, luvas, calças, tudo feito e refeito metodicamente, cuidadosamente, afinal não se pode errar quando se esta montando um animal que pesa toneladas e tem como único objetivo derrubar quem o está montando.
Depois das amazonas terem entrado na arena empunhadas das bandeiras americana, portuguesa e brasileira o evento pegou fogo. Para todos os brasileiros presentes que estão longe de casa há tanto tempo, ver a bandeira de seu país tremulando, ao som do hino do Brasil é mocionante.
Os locutores, Marrom Silva, Ed Texas e Cláudio Barra Pesada fizeram a festa dentro da arena e levantaram publico presente nas arquibancadas. Antes das montarias começarem, um aperitivo do que ainda esta por vir, ainda pouco conhecido nos USA, entra em cena a Mesa da Amargura. A brincadeira, só para corajosos (as), consiste em uma mesa no meio da arena, onde algumas pessoas têm que ficar com as mãos na mesa enquanto novilhos fora de controle avançam sem piedade em sua direção. Os jovens touros não se fizeram de rogados e desempenharam seu papel: derrubaram a mesa, distribuíram cabeçadas, chifradas fazendo com que os competidores debandassem, cada um na direção que melhor lhe aprouve, fossem esses homens ou mulheres. Acabada a apresentação dos aspirantes a peão, que deram sua colaboração para que a festa fosse mais divertida e emocionante, é chegada a hora dos profissionais e dos grandes touros. Os locutores fizeram a sua parte e acenderam a galera, que respondia com gritos, acenos e muito barulho. O vai e vem frenético de peões e touros não diminuiu a ansiedade nem a tensão dos espectadores, muitos dos quais eram especiais: A família dos que estavam montando os grandes touros. Bem ali ao lado da arena, se encontravam as esposas e os filhos desses bravos cavaleiros, “tietando”, tirando fotos, vibrando e claro, torcendo! Muitos dos herdeiros eram recém nascidos e outros já maiores, mal cabiam nos enormes chapéus dos seus pais.
Quem foi ao rodeio pode conferir que mulher também monta e dá conta do recado, tivemos uma cowgirl a Martinha Cerna, natural de Mato Grosso, residente do nosso estado.
Depois de mais de duas horas de montarias, quedas, saltos e de muitos intermináveis 08 segundos, finalmente os grandes vencedores foram anunciados. Em primeiro lugar ficou com o peão Julierme Figueiredo, Denbury-CT, em segundo Cristiano Figueiredo, Denbury-CT, em terceiro Ronaldo Lage – Maynard -MA , em quarto Wilson Ramos, Denbury-CT e na quinta colocação Ueberson Duarte, Denbury –CT que dividiram um premio de mais de $7 mil dólares.
A festa terminou como show da banda Azaração, que colocou os casais para dançar ao som da música sertaneja e country.
Texto e fotos: Paulo Monauer

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...