Thursday, October 17, 2013

CTG 100 Fronteiras - Boston

Momento Gaúcho 
Cultura Gaúcha alicerça seus pilares em Boston


Entenda a diferença entre:
CTGs (Centro de Tradições Gaúchas)
&
MTGs (Movimento Tradicionalista Gaúcho)
Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são sociedades civis sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha tal como foi codificada e registrada por folcloristas reconhecidos pelo movimento. Diferenciam-se de Departamentos de Tradições Gaúchas, porque esses últimos geralmente estão ligados a alguma instituição. Visam à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos, através da dança, do churrasco e de esportes.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) é uma entidade cívica, sem fins lucrativos, associativa, dedicada à preservação, resgate e desenvolvimento da cultura gaúcha. Compreende que o tradicionalismo é um organismo social de natureza nativista, cívica, cultural, literária, artística e folclórica. O Movimento Tradicionalista Gaúcho encontra-se presente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Planalto Central (FTG-PC), Rio de Janeiro, Mato Grosso, Amazônia Ocidental, Estados no nordeste (UTGN) e São Paulo, onde promove, junto aos CTGs, eventos como os Concursos de Prendas, de Peão, Palestras e Cavalgadas, além da Semana Farroupilha, que comemora o 20 de setembro, Dia do Gaúcho.

CTG – Promove Feijoada
No último sábado, 12 de outubro, a peãozada se reuniu com suas famílias no CTG 100 Fronteiras para degustar aquela feijoada. A sede do CTG em Everett já mostra sinais que o espaço precisa ser ampliado para acomodar os gaudérios. Entretanto o Patrão do CTG o Serjão descarta esta possibilidade no momento, mas confessa estar pensando no assunto. A feijoada foi um sucesso, assim como a galinhada com massa que teve a alguns sabados atrás, os multiplos carreteiros constantes e periódicos no meio da semana, em dias alternados, todos estes eventos tem agregado os sócios e transformado a sede do CTG em um local de constante uso dos associados. Seja um sócio você tambem, venha participar você e sua família, não importa a sua origem estadual, aqui no CTG, a bombacha manda, mas os corações dos peões são sem dono. Paulistas, nordestinos, mineiros, matogrossense, paranaense, cariocas, catarinenses e os gaúchos convivem em perfeita harmonia sulista, com muito chimarão e tradição. Qualquer diferença cultural desaparece no CTG e todos fazem a diferença. Sem duvidas o CTG 100 Fronteiras não tem mais como ficar longe da nossa comunidade como um todo aqui em Boston. Trabalhar, doar tempo, investir dinheiro, organizar eventos, não é uma coisa facil, mas tem o seu valor e é gratificante quando se tem o respaldo de amigos como temos aqui no CTG. Seja um associado, participe, venha se envolver sadiamente com as nossas tradições, com os nossos costusnes gauchescos, ligue agora, ou quaquer hora e fale comigo, sou o Zé Luiz (978.590.1322). Garanto para você que você e sua família vão viver uma experncia única, singular aqui no CTG, sem contar que vamos adorar  ter a honra da sua companhia.

Controle Nacional nos  EUA dos CTGs  e MTGs está sob nova direção
               Vamos atualizar os leitores deste nosso espaço, sobre esta troca na direçao nacional dos EUA  aqui no Hello Brasil News na proxima semana! Membros do CTG foram a California participar do evento  que reuniu todos os CTGs  e MTGs do EUA. Fique ligado no momento Gaúcho!

Buenas Tchê!
Até lá gaucha boa!

HBN – Zé Luiz 
Sota Capataz  do CTG 100 Fronteiras
Fotos Paulo Monauer
www.hellobrasilnews.com
https://www.facebook.com/HelloBrasilNews
https://www.facebook.com/pages/Hello-Brazil-News/137476439687817?ref=hl

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...