Saturday, August 15, 2009

Nossa comunidade brasileira em Massachusetts

Nunca tivemos tantos eventos, em um curto período de tempo, como tem acontecido na nossa comunidade nos últimos meses. A divulgação desses eventos tem sido irrepreensível, sejam estes shows, atividades evangélicas, astros do nosso tão amado futebol e estrelas da nossa teledramaturgia, etc,. Nossa qualidade de informação, de uma maneira geral, tem progredido a passos largos. O brasileiro que vive em Massachusetts não pode mais reclamar da falta de informações ou da falta de conhecimento sobre fatos importantes ocorridos na nossa comunidade. Os brasileiros “desinformados” o são por escolha própria, pois muitos deles não tem o desejo de manter suas raízes, sua origem e até preferem viver a margem da nossa comunidade. Preferem viver como americanos, abandonando seus costumes, tradições e até o seu povo.
As igrejas brasileiras prosperam, também lojas, programas de radio, programas de televisão locais, jornais, médicos, advogados, dentistas, seguradoras, corretores, ONGs, agências de viajem e lojas de remessas de dinheiro, etc,. Infelizmente, igualmente “prospera” uma grande quantidade de picaretas oportunistas, que assim como o joio e o trigo, estão mesclados e agem no comércio brasileiro ou diretamente no seio da comunidade. Muitos deles são velhos conhecidos, o que os impede e os inibe de certa forma, mas ainda assim, temos que conviver com sua presença.
Crescemos e muito e isso é um fato incontestável! Se não crescemos em números, mantendo-nos aproximadamente na casa 300 mil aqui no estado, crescemos em informação, em volume de negócios, em participação popular e aos poucos vamos ganhando espaço com os nossos anfitriões americanos. Com muito mais freqüência, os americanos tem se mostrado interessados por nossa comunidade. Muitas empresas americanas investem milhões e milhões em mídia, direcionada exclusivamente aos brasileiros.
O que será que aconteceu? Ou o que está acontecendo? É simples: estamos crescendo como um povo imigrante, em cultura e ganhando espaço financeiro. Inúmeros brasileiros que vivem em Massachusetts ganham rios de dinheiro somente atendendo o povo brasileiro que vive na região. Tem muitos comerciantes que passam um mês inteiro sem atender a americanos, apenas vendendo e negociando com brasileiros. Com todos os avanços e progressos ainda tem líder comunitário, que em programa de rádio local, incentiva os brasileiros a irem embora. Afirmam que no Brasil as coisas estão mais fáceis e que agora os sonhos estão se tornado realidade, só que desta vez, lá no nosso Brasil.
Tenho ido ao Brasil e realmente as coisas por lá estão melhores, entretanto está muito longe da realidade do Brasil se tornar como a da América. O país está melhor sim, mas em se comparando com a vida na América, apesar das dificuldades, os brasileiros aqui ainda tem mais chances de ter uma vida financeira estável e mais poder de compra.
Com o passar dos anos, a nossa comunidade se tornou mais coesa e unida, apesar de muitos pregarem o contrário. Triunfar é inevitável para aqueles que acreditam, trabalham arduamente e querem progredir. Já não precisamos de desbravadores ou bandeirantes, nosso espaço já foi conquistado. Estamos no caminho certo e o sucesso da comunidade está se tornando cada vez mais palpável. Não existem mais possibilidades de retrocessos. Tudo o que precisamos fazer é seguir o curso, com ou sem documentos.

Texto e foto: Paulo Monauer

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...