Monday, August 10, 2009

Rede Record investe pesado no RecNov na Vargem Grande no Rio de Janeiro




















Fiz uma vista oficial em dezembro de 2008 a Central de Produção e o Núcleo de Teledramaturgia da Rede Record e testemunhei a gigante que ela está se transformando a passos largos na teledramaturgia. A recepção e o acompanhamento da visita foram feito pelos Srs. Alexandre Costa, Diretor de Operações, Tarcisio Salles Rodrigues, Diretor Administrativo, Marcos Pimentel, Gerente Geral de Produção Núcleo de Teledramaturgia e Carlos Augusto, Representante da Rede Record em Newark, NJ-USA.
A RecNov, como e chamado a Central de Produção em Vargem Grande, foi comprada em 2005 e em 2006 já começou a funcionar com a sua primeira produção de novela, Prova de Amor. A partir daí começou o império de produções que já conta com oito estúdios A, B, C, D, E, F, G, H em funcionamento e mais quatro em construção a todo vapor. Cinco destes estúdios já construídos contam com 1000m2 de área. Todos com as mais modernas tecnologias de gravação, iluminação e pós-produção que é distribuída para o mercado internacional. Depois de concluída as construções dos outros quatro estúdios em obras a RecNov terá uma capacidade muito maior de produção em estúdios do que o Projac da Rede Globo. A RecNov conta com uma área com 200mil m2, e desta tem 131mil m2 de área construída. Um grande centro gerador de empregos, arte, lazer e entretenimento.
Tarcisio Salles Rodrigues, Diretor Administrativo relata que existem 2mil funcionários diretos e amais de 1600 colaboradores terceirizados, que circulam diariamente nas suas dependências na Vargem Grande/RJ onde ficam concentradas todas as etapas e planejamento das produções de novelas e series especiais (Os Mutantes, Chamas da Vida, Lei e o Crime e mais Vendetta e Betty e a Feia, próximas novelas que na época já tinham começado as gravações que estão indo ar agora) que estão conquistando o Brasil e o mundo. Indiscutivelmente todos que acompanham e vivem o dia a dia da Record reconhecem que o crescimento da Rede em novelas vem se dando muito rápido com muito trabalho, investimento e qualidade, e que o lema é crescer, crescer e crescer muito, muito mais.
A Rede Record foi a emissora que mais cresceu no Brasil em 2008, tanto em índices de audiência como na participação do mercado. Resultado de investimentos da mais alta tecnologia, mas também de toda a dedicação do talento do que diz ser o seu maior patrimônio, os profissionais empenhados na produção e realizações das novelas e programações que estão mudando a historia da televisão brasileira. Alexandre Costa, Diretor de Operações disse: “Não queremos parar por aqui, por que acreditamos ter a responsabilidade e o compromisso de levar este trabalho cada vez mais adiante e para isso afirmo que estamos preparados”. Agora para a chegada da TV Digital a rede Record fez fortes investimentos na área técnica. Conta com índices de audiência que não param de crescer a cada dia. “O sucesso que vem dando certo é o de pensar sempre no telespectador como prioridade e oferecer um produto de alta qualidade”, diz Marcos Pimentel, Gerente de Núcleo e Teledramaturgia.
Nos USA a Rede Record Internacional de acordo com Carlos Augusto, Representante de vendas de Newark, está pronta para deslanchar em 2009. Com a grade de programação que a Rede Record esta oferecendo junto com qualidade e nível nas suas produções, acredita que na érea de assinantes a rede vai pode dobrar seus números. E na área comercial especialmente em Massachusetts com os pacotes super acessíveis e com o retorno cada vez maior para os anunciantes acredita que o produto Record de Televisão vai superar todas as suas expectativas de resultados nesta área.

Curiosidades do complexo Recnov da Rede Record:

• São oito estúdios em funcionamento e mais quatro em construção, cada um com sua estrutura separada de copa, serviço de cenário, salas de maquiagem, figurinistas e atelier de costura, etc.
• Cenas externas diárias de rua movimentam mais de 120 carros por dia
• Figurantes são mais de 400 por dia contratados através de agencias
• Os Mutantes 90% das roupas usadas na produção são feitas por três contramestres, três alfaiates e nove costureiras
• Numero de pessoas que circulam pelas dependias do complexo por dia hoje mais de 3.600
• Produtos a partir de janeiro 2009 – 5 novelas e uma Serie que serão trabalhados simultaneamente
• A Serie Lei e o Crime que estreou em dezembro têm um custo operacional por capitulo de $500 mil reais e para dar ares de filme a Serie e utilizada uma câmera Vipper de alta resolução

O RecNov (Record Novelas) é a central produtora de telenovelas da Rede Record. É no complexo que são gravadas as novelas da rede.
A primeira cena gravada nos novos estúdios foi da novela Prova de Amor.

História:

Seus estúdios foram comprados de seu antigo dono, o humorista Renato Aragão, em 10 de março de 2005. Era neles que Renato produzia seus filmes.
Seu nome foi mudado então para RecNov e fica no bairro de Vargem Grande, no Rio de Janeiro, onde até então possuia apenas três estudios.
Foi feito um investimento de mais de R$ 60 milhões em infraestrutura e tecnologia. A área da RecNov passou de 40 mil m² para 200 mil m². Os três antigos estúdios foram totalmente reformados e equipados, dois deles possuem 1.120 m², um com 400 m².
Foram somados a esses mais três estúdios, cada um com 1.000 m², juntamente com um prédio que abriga as áreas administrativas e camarins, dois galpões com 2.500 m² cada, a Fábrica de Cenários e o depósito de cenários.
Em 2007, a Record concluiu a obra de mais duas instalações, totalizando oito estúdios de uso exclusivo para a produção de novelas.
Em 2008 A Record investiu R$ 200 milhões na ampliação de sua central de estúdios no Rio, o RECNOV, apesar da crise financeira global. Já conta com mais 2 (dois) novos estúdios de 1.000 m2 cada e uma central de pós-produção (finalização e efeitos especiais).
O RECNOV, sua central de produção, já tem 5 (cinco) estúdios desse porte, mas são insuficientes para a demanda. A versão brasileira de “Rebelde” começará a ser gravada em um estúdio alugado.
A emissora também está construindo neste ano 2009 um prédio administrativo, com 5.400 m2, e uma fábrica de cenários e reciclagem de materiais com 20 mil m2. O RecNov também ganhará praças com quiosques e laguinhos, um centro de convivência com restaurantes, biblioteca, academia e auditório, uma portaria exclusiva para atores e uma estufa para cultura de plantas, além de estacionamento para 800 carros.
Em novembro de 2008, a Record comprou mais 81.000 metros quadrados de área para o RecNov. Agora, serão 280.000 metros quadrados de estúdios e cidades cenográficas.
São mais de mil profissionais trabalhando a todo o vapor entre cenários, sala de maquiagem, figurino, guarda-roupas, produção de elenco, cinegrafistas, entre outros.
Texto e fotos: Paulo Monauer

1 comment:

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...