Tuesday, July 3, 2012

Bairro Ironbound em Newark têm mais de 20 mil brasileiros


Newark é a cidade mais populosa do estado de New Jersey, nos Estados Unidos. Foi fundada em 1666 e elevada a cidade em 1836. Newark é um moderno centro comercial, industrial e financeiro. Abriga o segundo principal aeroporto da Região Metropolitana de New York, o Aeroporto Internacional de Newark, que movimenta quase 30 milhões de passageiros anualmente.
Demografia
Segundo o censo nacional de 2010, a sua população é de 277.140 habitantes, destes 26.31% são Brancos e 52.35% são afro-americanos, 0.61% nativos americanos, 1.62% asiáticos, 0,04 das ilhas do pacifico, 15.22% de outras raças e 3.85% duas ou mais raças. Os hispânicos de qualquer raça giram em torno de 33.83% da população local, de acordo com senso de 2010.  A capital do estado de NJ, uma cidadezinha bem menor chamada Trenton, que nem tem cara de capital de estado, tem uma população de 84.913 habitantes menos da metade da população de Newark.
Economia
A cidade de Newark possui várias áreas centrais de importância: distrito de negócios no centro, a zona Ironbound, o distrito de university heights, o aeroporto e porto Marítimo. A zonas urbanas periféricas de Manhattan, East Orange, Irvington, Elizabeth, Jersey City e Union são fontes importantes de empregos de residentes de Newark. Newark é o terceiro maior centro Estadunidense de seguradoras, depois de Nova York e Hartford. As empresas Prudential Financial e Mutual Benefit Life originaram em Newark. A última, das maiores seguradores do mundo, ainda está sediada na cidade.  Também é o local de sede para muitas outras empresas, incluindo a International Discount Telecommunications, New Jersey Transit, Public Service Enterprise Group (PSEG), e Horizon Blue Cross and Blue Shield of New Jersey. Apesar de não possuir a base colossal industrial do passado, a cidade mantém uma indústria considerável. A zona sul de Ironbound, também conhecida como the Industrial Meadowlands, viu muitas fábricas construídas desde a Segunda Grande Guerra, incluindo uma enorme cervejaria da Anheuser-Busch. A indústria dos serviços também está a crescer rapidamente, e a substituir algumas das indústrias, que outrora eram o motor da economia de Newark.
Porto Marítimo
O Porto de Newark localizado na costa Oeste da Baía de Newark, serve a zona metropolitana de Nova York e quadrante noroeste Estadunidense e é a maior instalação de transbordo de cargas na Costa Leste dos Estados Unidos. O complexo é parte da Zona De Comercio Internacional Nº 49 que é gerida pela Port Authority of New York and New Jersey e faz parte do sistema de transporte multimodal do Terminal Marítimo Portuário de Newark-Elizabeth. O Porto engloba uma gama completa de atividades comerciais marítimas: terminais de contentores, terminais de processamento de automóveis, terminais de transferência de cargas liquidas e sólidas, edifícios de armazenagem e distribuição, empresas transporte rodoviário, e terminal ferroviário dentro do porto. Tem serviço ferroviário direto Norfolk Southern e CSX assim como terminais ferroviários para carga de contentores (containers).
Companhias sediadas em Newark
Cidades-irmãs
Ironbound o bairro dos brasileiros
e muitos outros imigrantes

Um dado interessante é que na cidade de Newark, existe um bairro operário chamado Ironbound, no qual existe grande uma concentração de Brasileiros, Portugueses e Equatorianos, com destaque para os brasileiros que tem uma colônia muito grande da cidade de Reserva, no Estado do Paraná. É um bairro onde o idioma inglês é pouco ouvido, sendo superado pelos idiomas Português e Espanhol. No bairro a principal rua é a Ferry Street, que sai da Wilson Avenue e vai até a outra ponta, terminando praticamente dentro da estação de trem Pennsylvania Station. 

A estação de metro que carinhosamente tem o nome de ‘Penn Station’, tem duas importantes ligações: une Newark a Manhattan em questão de 10 minutos e a outra divide dois lados da cidade de Newark. De um lado fica o centro financeiro da cidade e do outro o Ironbound o bairro dos imigrantes, com uma concentração gigantesca de Brasileiros e Português. 

Visivelmente quem conhece ou anda pela cidade pode notar a diferença entre um lado e o outro da Penn Station. O centro financeiro é o lado desenvolvido da cidade de Newark, limpo, organizado, higiênico, tudo funciona, ruas largas bem sinalizadas, um infraestrutura modelo, escolas de qualidade, hospitais de primeira, etc. Um fato interessante é que 90% da população deste lado da cidade são de residentes afro- americanos. 

Contam alguns moradores antigos do bairro de Ironbond, que há mais ou menos uns 40 a 50 anos atrás houve uma grande rebelião na cidade dos negros contra os brancos, e a população negra do lado desenvolvido de Newark invadiram o bairro de Ironbond e tocaram fogo nas casas dos brancos e expulsaram de lá. Depois disto aos poucos foi acontecendo uma grande imigração de Portugueses que começaram novamente a povoar o bairro. Depois disto foram chegando os brasileiros, hispanos de tudo quanto é lugar, do Peru, Equador, Chile, Venezuela, El Salvador, Argentina, e por ai vai e o hoje o bairro é o que é graças a estes imigrantes. 

Hoje o bairro tem uma arquitetura com a cara portuguesa. A grande maioria das casas tem pedras decorativas nas fachadas das casas, estilo tipicamente português. O bairro ainda abriga alguns consulados como do Peru, Equador e outros. 

Os brasileiros que invadiram Ironbond ao contrario de outros lugares nos USA, não foi turma de minas, mas sim os paranaenses, que hoje na sua grande maioria praticamente dominam a mão obra operaria de concerto e manutenção de pontes na região. Este é um serviço perigoso, por que se trabalha em alturas fantásticas e com risco de vida muito grande, logo, paga-se muito bem aos operários, a turma ganha muito, contudo trabalha muito também. Nos últimos 10 anos houve uma invasão mais generalizada de brasileiros de diferentes estados do Brasil, com destaque para os Paraenses, que imigraram em bloco para Ironbond, para ser mais preciso as mulheres Pará descobriram Newark. 

O bairro de Ironbound foi abandonado pelo prefeito e políticos locais por muitos anos, sempre o tratando sem muita relevância, e isso o tornou em bairro pouco higiênico, situação visível para as pessoas que circulam pelas suas vias publicas, e sem muita infraestrutura social e educacional, tanto que as melhores escolas e serviços públicos sempre estiveram do outro lado da Penn Sation, lado contrario do bairro de Ironbound, não que haja uma distancia muita grande em um lado e outro. Não é distância o fator preponderante neste caso. 

A zorra higiênica chegou a tal ponto no bairro de Ironbound que candidatos políticos usam postes de ruas, arvores nas calçadas para colocar cartazes de candidatos político. Uma situação que lembra bem o lixo publicitário dos políticos no Brasil e cidades brasileiras. A festa sem freios dos políticos invadem as ruas e o bairro fica infestado de cartazes de propaganda política, no meio fio das calçadas, sem falar nos tradicionais santinhos, isso é apenas uma pontinha do problema que o bairro enfrenta e mostra descaradamente o descaso publico com o bairro e a bagunça em que ele vive hoje. Por que do lado de lá da Penn Station, esta festa publicitária de políticos não acontece. 

Alguns empresários brasileiros e portugueses, agregado aos políticos de origem portuguesa começaram uma campanha para mudar o visual do bairro e buscar mais recursos da cidade para ser investido no bairro.  Eles lutam na câmera municipal e na prefeitura para terem mais verbas para tornar o bairro mais higiênico, organizado, com escolas de maior qualidade técnica de ensino, mais modernas, e esta luta já começou a obter resultados. O bairro ganhou um novo parque, com inúmeras quadras de lazer para diferentes esportes, um estádio novinho de futebol com capacidade para mais de 50 mil pessoas, tudo isso quase ao lado da Penn Station no bairro Ironbound. O bairro esta ganhando uma cara nova, sendo revitalizado, mas este é um processo longo e demorado, não se recupera anos de descaso em uma semana, mas os brasileiros residentes os muitos empresários, e todas as etnias que vivem no local percebem que algo esta mudando e que começaram a ganhar mais atenção e verbas para revigorar o Ironbound. 

Dizem os empresários de Ironbound, e estes são na sua maioria brasileiro e português, que o bairro hoje recolhe tanto ou mais impostos que qualquer outro bairro de Newark, e querem ver o retorno destes impostos revertido em melhoria e investimentos no bairro e para isso se uniram e estão pressionando os políticos.

Andar na Ferry St de Ironbound e como se andasse no Brasil, ou uma cidade portuguesa, ela é lotada de comércios brasileiros e portugueses, todo mundo falando português. Com certeza o comercio brasileiros de Ironbound é infinitamente maior do que o da cidade de Framingham, que hoje muitos pregam ter a maior concentração de brasileiros em uma só cidade em Massachusetts. A população brasileira e empresários de Ironbound afirmam que hoje moram mais de 25 mil brasileiros no bairro, mesclando isso com a quantidade de portugueses oriundo de Portugal, transforma o bairro Ironbound na maior concentração de população da língua portuguesa dentro dos USA. 

Inúmeras festas portuguesas são feitas no bairro por ano, como Brazilian Day de Newark, o dia de Portugal  entre outras e  a população do bairro adora curtir todas, e neste período o bairro recebe inúmeros visitantes de tudo quanto e parte dos USA. 

HBN – Notícias – Paulo Monauer



 


3 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. Boa noite, por gentileza, gostaria de uma informação... Tenho curso do Incatep de operador portuário e trabalho no Terminal de conteineres de Paranaguá. O serviço portuário é apenas conseguido através de concurso publico ou fazem admissão de outra forma como aqui no Brasil regime CLT. Obrigado desde já.

    ReplyDelete
  3. Gostaria de saber se eu consigo alugar um quarto neste bairro estando aqui no Brasil?

    ReplyDelete

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...