Wednesday, July 18, 2012

Fernando Novaes & Comunidades Seguras


Tristemente temos o primeiro caso de impacto no nosso meio aqui em Massachusetts. A prisão do popular radialista Fernando Novaes.  Casado, morador da cidade de Peabody, onde sempre viveu com a família e filhos, foi preso em Boston na semana passada. Motivo: dirigia com carteira de motorista vencida, agregado a tudo isso entrou pelo México, foi pego e preso na travessia há oito anos, naquela época foi liberado e deveria se apresentar a corte mais tarde e não o fez. Fernando trabalhava com limpeza a noite, e foi durante a noite que foi pego. Agora está preso no centro de detenção de imigrantes em Boston.
O que dizer, o que fazer, e como consolar a esposa e filhos. Agora começa toda aquela luta, advogado, dinheiro e tentar libera-lo da cadeia e da quase certa deportação. Uma tarefa dura, sofrida onde muitas pessoas estão sofrendo tanto quanto o Fernando, mesmo estando do lado de fora da cadeia.
Eu conheci o Fernando pessoalmente nestas festas que tem na comunidade, trocamos umas ideias e na ocasião, ele falou o quanto apreciava o Hello Brazil News e eu falei o quando o escutava no rádio na 1230AM às vezes dirigindo para casa depois de um dia duro de trabalho. Ele me convidou educadamente para ir ao programa e participar com ele e a galera, bater uma bola no ar, com a turma, como ele carinhosamente disse na ocasião. Até hoje ainda não tive a oportunidade de participar do programa.
Qual a lição que o Fernando esta tendo agora dentro de em uma cela, e com todo tempo do mundo para pensar em um milhão de coisas? Muitas vezes eu o ouvia falando na rádio sobre a sua própria situação de ilegal neste país, e ele reafirmava sempre, eu preciso dirigir, sustentar minha família, não tenho alternativa a não ser correr o risco. Olha o que aconteceu com ele. Ninguém que vive ilegalmente nos USA está livre de uma desgraça destas. Contudo muito se pode evitar esta desgraça. Não quero julgar o Fernando e nem tenho este direito. Meu desejo é que ele consiga sair da cadeia e ganhar mais uma chance de ficar nos USA. Entretanto precisamos ser coerentes, maduros e aprendermos com o que aconteceu com ele. O fato é: hoje foi o Fernando e amanhã pode ser você.
Como evitar isso? Tem muita gente que tem corte em aberto por ter atravessado a fronteira como o Fernando, e deveria voltar à corte a nunca o fez, como ele. A justiça americana não esquece e não apaga registros desta natureza. Logo se você está nesta situação e quer viver feliz sem muitas dificuldades até aparecer uma lei que de a oportunidade a você de se legalizar, NÃO DIRIJA. Se você não tem problema de corte, mas dirige tome cuidado, MUITO cuidado, às vezes a sua autoconfiança em excesso e as desculpas que você dá para você mesmo para explicar suas atitudes, podem te devolver para o Brasil sem direito de volta.
O melhor a fazer neste caso é arranjar um emprego que ganhe menos, abrir mão de algumas coisas e trabalhar perto de casa, ou em algum local que de para você pegar um ônibus ou metro para o trabalho. Agindo assim você tem vida para mais 20, 30 anos na América, mesmo vivendo ilegalmente, até se legalizar. As chances de você ser deportado neste caso e uma em 10 milhões.
A Comunidade Seguras tem por objetivo eliminar criminosos perigosos e quem tem cortes em aberto e não compareceram nelas, estes indivíduos se enquadram como imigrantes de risco para o governo americano. Fernando não é um criminoso, não é perigoso, é trabalhador, mas, contudo tem uma conta de 8 anos atrás em aberto com o governo americano, e não pagou sua dívida,  não se cuidou o suficiente, portanto querendo ou não ele foi legalmente preso, e de acordo com a lei deve ser deportado.
Mas nós brasileiros acreditamos em milagres, e torcemos para que ele aconteça com o Fernando. Agora você que está ai trabalhando na rua dirigindo, e às vezes abusando da sua sorte, fuja de problemas e saiba se cuidar para nunca passar o que o Fernando e sua família estão passando. A escolha é sua, use o seu livre arbítrio. Às vezes só depois de duros golpes como este de Fernando é que nos arrependemos de algumas atitudes ou escolhas imaturas. Você esta livre e pode decidir o que é certo e é o melhor para você agora. Pense nisto.
Boa semana!
HBN – Paulo Monauer

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...