Sunday, November 30, 2014

‘Quando li a matéria no jornal achei que a senhora era uma criminosa’

By Paulo Monauer / Boston
Brasileiros presos em Boston – Parte II
O falido sistema de Direito Humanos do Consulado Brasileiro de Boston.

Esta foi uma das frases do Deputado Federal do Brasil Pastor Eurico, durante sua visita a Boston na reunião com membros da comunidade, imprensa e os diplomatas brasileiros, entre estes estava a Ministra Maria Helena Pinheiro Pena e o Embaixador Frederico C. Araujo. A frase foi direcionada para a Ministra e matéria foi publicada na semana passada pelo Hello Brasil Boston News.
Ministra Maria Helena Pena, pensativa, presente na reunião consular desta segunda-feira, 17, ouviu os comentários do Deputado Pastor Eurico sobre a matéria publicada no Hello Brasil na semana passada.
Gostaríamos de reiterar e pedir desculpas se o nosso leitor teve a mesma interpretação do nobre Deputado Federal do Brasil Pastor Eurico. Em nenhum momento o Hello Brasil Boston News e nunca vamos ter a intenção de julgar este ou aquele, nunca vamos sentenciar um diplomata brasileiro, ou qualquer brasileiro ao ponto de vender a idéia de ele é um criminoso, antes de ele ser julgado e condenado, o que não é nem de longe o caso da Ministra.  A Ministra Maria Helena Pinheiro Pena não é uma criminosa, ele é sim uma diplomata relapsa com suas obrigações, principalmente aquelas que não aparecem para o grande público no que diz respeito aos presos brasileiros na jurisdição de Boston, sem falar no tratamento interno que ela dá aos seus subordinados, porque quando ela chega com mau humor, pobre dos funcionários administrativos ou de quem cruza na sua frente. Mais do que isso, como se não bastasse a sua ineficiência ela se cercou de um agente administrativo cujo nome é Glênio Bongiolo, que estava presente na mesma reunião com os deputados na segunda-feira, 17 e reivindicava um aumento no seu salário e de seus colegas administrativos no consulado, reivindicação justa para classe, mas penso que não para o Glênio que não sai da sua cadeira para visitar os presos há muito tempo, fato notório e conhecido no meio carcerário dos brasileiros.
Ministra Maria Helena Pinheiro Pena, Julio Morais  , Embaixador Fredeico C. Araujo, Deputado Marco Feliciano, Ester Sanches e Deputado Pastor Eurico, após a reunião com membros do Conselho de Cidadão de Boston.
Na reunião informal do ‘Conselho do Cidadão de Boston’ além do Pastor Deputado Eurico de Pernambuco estava presente também o Deputado Marco Feliciano de São Paulo. Para ficar no quesito especifico “presos em Massachusetts” foi duro para nossa redação ver algumas opiniões de algumas pessoas presentes inclusive dos deputados sobre os nossos presos. Eles falavam de leis de Massachusetts, de como funciona o sistema carcerário aqui, ali, no mundo, em outros estados e quais os direitos legais dos presos e a Ministra se defendendo sobre a matéria do Hello. A Ministra já fez algumas coisas boas, ninguém e de todo ruim. Mas foram muito poucas coisas pontuais aqui em Boston e foi na época que seu marido ainda trabalhava em Boston. Faz muito tempo isso, mas esta deixando a desejar demais na sua função diplomática já há alguns anos.
Caro leitor, nós do Hello não temos como separar a dor de um pai e de uma mãe de mais de 70 anos, que se cansaram de lutar pelo filho, praticamente atiram a toalha. O sistema prisional de MA, e suas circunstâncias tornaram o Dadalto um homem amargo e dependente, ele continua preso em Brigdewater, MA, sabe-se lá até quando. Os pais acompanharam seu filho preso por 12 anos. Quando pensaram que ele iria estar de volta em casa no Brasil, enfrentam uma luta desigual que se arrasta por mais 7 anos e parece sem fim. Uma luta em glória e tudo isso depois de cumprir a pena a que foi submetido.
Na nossa matéria no Hello não cobramos só pelo caso do Dadalto, mas pelos presos brasileiros em geral em MA. Tudo que a maioria dos presos e familiares querem é um acompanhamento consular, nada mais do que VISITAS, eles querem sentir que não foram esquecidos pelo mundo dentro do seu reduto carcerário de MA. As visitas consulares regulares não estão acontecendo, e isso é fato. E para isso o consulado tem inúmeras desculpas para não ir aos presídios, e ao que tudo indica não querem ser questionados sobre o assunto, pois não oferecem um relatório para mostrar onde, quando e qual a periodicidade destas visitas e qual o funcionário que esta indo nos presídios. Nesta hora nossa comunidade lembra de uma diplomata verdadeiramente humanitária, Maria do Socorro que quando esteve por aqui fez um trabalho inesquecível na comunidade brasileira carcerária de MA. Nos do Hello não queremos discutir leis, direitos penais, quem é culpado ou inocente nos presídios, queremos só vistas, acompanhamento e assistência aos presos. Eles são brasileiros como nós. A regularidade das visitas caiu à zero por muitos meses em 2014. Só se fazia e se faz as visitas para quem não tem como não ir, ou presídios muito próximos ao consulado. Esta é a realidade consular. Desculpas como:
·         Nós só podemos visitar os presos quando eles não permitem isso.
·         Nós temos que ter um bom relacionamento com os presídios criminais, para que os administradores nos revelem quantos presos brasileiros temos lá.
·         Nós não podemos passar por cima do preso.
·         Nós só temos dois funcionários do consulado para isso.
·          Nós no consulado damos prioridade ao atendimento, passaportes, etc. e não aos presos.
·         Uma última justificativa foi que nossa reportagem não soube interpretar o relatório que foi enviado para nossa redação, com nomes de presídios e quantidade de presos.
·         O que está escrito é um fato, e não existe interpretação mais lógica do que está ali escrito.
·          Estas e outras são desculpas ocultam uma outra realidade, a falta de eficiência que compromete as obrigações consulares referente aos brasileiros em cárcere privado em MA.
·         Não existe uma agenda de visitas regular aos presídios criminais, onde já é sabido que tem brasileiros presos.
·         Visitas as presídios de imigração existem quando são imprescindíveis, e alguns deles são muito próximos de Boston, fáceis de visitar.
O consulado de Boston tem sobre a sua jurisdição 91 presídios, há mais de 20 anos e ainda não domina seu trabalho nesta área com um bom relacionamento com estes presídios para troca de informações. Onde está a diplomacia? A coisa despencou em cascata nestes últimos anos e abriu uma cratera na atual administração consular.
O consulado recebe inúmeros FAX de presídios informando sobre brasileiros presos neste ou naquele presídio, sempre foi assim, o Hello não é um novato neste tema. Tem muitos presídios criminais e de imigração que informa o consulado sempre que tem um preso brasileiro, este em alguns presídios é um procedimento padrão. Têm outros que precisam ser trabalhados para que isso aconteça. Com certeza (ironizando a situação) o consulado tem todos estes fax arquivados em uma pasta. Quem cuida disto hoje no consulado desde novembro de 2013 é o ineficiente agente consular que fala muito Glênio. Ele explica muito, mostra-se auto suficiente no seu trabalho, mas não presta conta do seu trabalho com eficiência, não apresenta números convincentes. Pelo que vimos e conversamos com ele, com certeza ele não tem estes fax arquivados desde que ingressou no consulado, e nem tem um histórico anterior ao do seu trabalho. Por que ao ser abordado pela nossa reportagem estava totalmente perdido com nomes e números de presos em MA. A chefe dele é a Ministra Maria Helena Pinheiro Pena, e o Glênio não é um diplomata e um contratado local para reforçar o consulado, pois se tivéssemos 30 diplomatas trabalhando em Boston a folha de pagamento seria insuportável (temos em média 8 diplomatas regulares em Boston) por isso tem uma média de 24 a 26 funcionários administrativos locais com salários populares para fazer o trabalho de formiguinha no consulado.  
Bem vamos aos fatos da semana:
No relatório consular sobre os presos e presídios enviado a redação do Hello via e-mail contem as seguintes informações: 
Hampshire County Jail de acordo com relatório consular tem 4 presos brasileiros nele.
·         Existem 64 presos conhecidos por questões criminais que estão assim distribuídos por estado:
- Vermont - 1
- Maine - 0
- New Hampshire - 4
- Massachusetts- 59
·         E de janeiro a outubro de 2014 o consulado visitou 8 presos e fez 10 visitas neste período assim distribuídas nestes presídios:
- Middlesex Jail, Cambridge - 1
- Norfolk County Jail, Dedham - 3
- MCI Shirlei - 1
- NCCI Gardner - 1
- FMC Devens - 1
- South Middlesex Correctional Center – 1
 
Vamos nos ater a presos criminais nesta semana e aos dados fornecidos pelo consulado a nossa redação:
De janeiro a outubro de 2014 – Foram visitados 8 presos criminais pelo consulado de Boston em um universo de 64 presos conhecidos pelo consulado e estas visitas foram feitas somente em 5 presídios. Um número muito baixo e mostra visivelmente que tem algo errado neste relatório. Os números não batem. Pior é ver que foram feitas somente 10 visitas em 10 meses. Existem mais 56 presos que nem sequer sabem que o consulado existe. O consulado manda carta para os presos para saber se eles querem uma vista consular. Cômodo não!  O correto é ir ao presídio e perguntar ao preso se ele quer ou não uma visita. A pergunta através de uma carta e ineficiente, demorada e às vezes o preso não tem nem direito a enviar uma carta resposta ao consulado, pois não tem dinheiro para pagar o selo de envio, tem dificuldade de escrever, quando as cartas não se extraviam no caminho de ida ao presídio ou de volta ao consulado. Dizer que faz um controle de presos por carta é uma desculpa para justificar a omissão ao trabalho. Tirar o bumbum da cadeira e ir ao presídio perguntar se o preso quer ou não uma visita é um dever da diplomacia local.
Contestação por e-mail do Hello ao relatório do consulado: 
No presido de Worcester é de domínio publico que pelo menos existe um brasileiro preso lá:
Tenho algumas perguntas especificas, se você puder nos ajudar:
·         Marcelo Gonçalves Mota 
Quando o consulado vai fazer uma visita em pessoa na cadeia de Worcester a este preso?
Quantos mais presos brasileiros têm lá neste presídio?
Fato destoante no seu relatório. Eu informei ao consulado deste rapaz a mais dois meses atrás.
Ele não consta na sua lista de brasileiros presos em MA, e nem o presídio. Porquê?
Adendo nesta matéria ao e-mail enviado ao consulado pela redação com uma informação de um leitor que se faz pertinente neste caso:
Uma senhora de idade brasileira legal nos EUA que vive em Framingham, ligou para nossa redação. Quer visitar este rapaz (Marcelo) na cadeia, e disse que sabe que ele não é culpado das acusações. Ela procurou a policia há mais de 10 anos atrás, e confessou ter visto a suposto culpado. Quer ir a corte e ser testemunha de Marcelo, mas assim como a nossa redação não esta tendo ajuda consular para levar esta informação ao Marcelo. Esta informação pode mudar a vida deste rapaz. Estamos esperando o consulado se pronunciar e nos ajudar, e até hoje o consulado nunca visitou o rapaz e só sabe sobre ele o que é possível ver na internet, isso nós também temos acesso. Queremos chegar até o rapaz com a informação e não conseguimos.
·         Antonio Coco Dadalto 
Quando foi feito a última visita a este rapaz do consulado em pessoa?
Quando vai ser feito uma próxima?
Quando foi o último contato do consulado com a família dele?
Quando vai ser feito um próximo?
Outro fato destoante que não entendi será você poderia me ajudar?
O Dadalto está preso no Bridgewater State Hospital - Ele não consta na sua lista de presos e nem o Hospital esta na sua lista como casa de detenção. Por quê?
·         Renato Gomes
Ele está preso no presídio de Belirica, MA
Quando foi feita uma visita a este rapaz pelo consulado?
Quando vai ser a próxima?
Ele não consta na sua lista de presos criminais/imigração. Nem o presídio.
 Tem como ajudar nossa redação com estas respostas?
·         Antonio Marcos Ferreira
 Não sei o presídio (ele esta preso há mais de 4 anos)
Ele matou uma menina brasileira por ciúmes.
Foi condenado a 30 anos de prisão (ou pegou uma perpetua não sei).
Qual a cadeia ele está?
Quando foi feito a última visita a este rapaz?                      
Quanto ao seu relatório, ajude-me a entendê-lo:
·         Temos 64 presos criminais conhecidos até o momento na jurisdição Consular de Boston.
·         Em 2014 durante 10 meses só foram feitas 10 visitas?
·         E teve 2 que foram repetidas por que só foram visitados 8 presos?
·         Qual a última visita feita ao um preso criminal? Qual foi a presídio?
·         Quantos presos masculinos e femininos são destes 64 presos identificados?
·         Por favor, contatos telefônicos para nossa redação não contam como visita, visita e contato pessoal.
·         Qual o número de telefone do consulado liberado ou extensão para os presos ligarem, sabemos a dificuldade que existe de alguém atender o telefone no consulado, sempre cai na caixa de mensagens, como esta sendo administrado isso?
·         Resposta do consulado de Boston a nossa redação depois de 4 dias:
Prezado Senhor Paulo Monauer,
Escrevo para informar que recebemos email referente a relatório consular e perguntas relacionadas ao mesmo. Estaremos enviando esclarecimentos, caso oportuno, às perguntas feitas em seu email.
Atenciosamente.
Consulado-Geral do Brasil em Boston
Setor de Assistência à Brasileiros
175 Purchase St, Boston, MA, 02110
Tel.:
1-617-542-4000 - Ext. 3128 e 3135
Até hoje não recebemos nada, e ainda estamos aguardando o momento oportuno de o consulado responder nossos questionamentos.
O contato via carta com os presos é um processo muito longo e demorado, exige paciência, e não é o meio ideial do consulado se comunicar com presos que em muitas situações precisam de ajuda rápida. O Hello por não ter a credencial consular para visitas a presos sofre no contato com presos, inclusive quando tem cartas devolvidas por motivos banais, com por ser em um envelope amarelo.
Só para esclarecer ao leitor:
O trabalho com presos no consulado existe desde que o consulado existe em Boston, há mais de 20 anos. Este trabalho não está no inicio, não precisa ser reinventado no consulado, faz parte do contexto consular do dia a dia. A troca de funcionários diplomáticos no consulado ou a troca de embaixador, normalmente se dá de 3 em 3 anos, nada tem haver com a situação que vivemos hoje. Isso não faz com que qualquer serviço pare. Quem chega da continuidade no trabalho de quem está saindo. Este é um trabalho de continuidade. Ninguém precisa inventar nada é só seguir o que já estava sendo feito e aprimorar o trabalho com seu toque pessoal. Nós do Hello já acompanhamos o consulado há anos, e pelo conhecimento que temos visivelmente tem algo errado com a visita de presos, não somos primários no assunto. O que mudou na comunidade é que ONGs antes tão interessadas em ajudar neste tipo de cobrança ao consulado, saíram de cena, é o consulado por incrível que pareça em alguns setores só tem melhoria quando existe um interesse da comunidade em fiscalizar veladamente ou abertamente o seu trabalho. Estamos sozinhos nesta luta carcerária, em beneficio da nossa comunidade, afinal estar preso nos EUA para a grande maioria de nossa comunidade de imigrantes aqui é uma realidade que pode acontecer amanhã, ou hoje, por temos inúmeros brasileiros ilegais por aqui. Portanto nossa pauta pode parecer pesada para alguns, chata para outros, e muito bem aplaudida por outros. Não temos nenhum interesse pessoal em presos, lutamos por nomes e pessoas que não conhecemos.
Continuamos investigando.
HBBN – Paulo Monauer
Fotos José Roberto Garra e Divulagação
www.hellobrasilnews.com
www.facebook.com/hellobrazilnews

 

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...