Tuesday, August 28, 2012

Reviravolta:Brasileiros chegam do Brasil em ‘massa’ a Massachusetts


A comunidade brasileira aqui nos USA tem uma nova realidade quando a questão é estatísticas referentes a números de brasileiros residentes em Massachusetts, na verdade nossa comunidade esta adquirindo um novo perfil, ainda não bem definido. Como a nossa reportagem chegou a esta conclusão. Devido a vários fatores; Um deles é que milhares de brasileiros que aplicaram para a sua legalização quando o Presidente Bill Clinton prorrogou a lei 245i, isso lá em 2000, 12 anos atrás, chegaram ao fim dos seus processos e ganharam finalmente o tão sonhado ‘Green Card’, e não estamos falando só de indivíduos, mas sim de muitas famílias completas também.
Outro dado interessante é que desta mesma turma que aplicaram na lei 245i, que já ganharam o Green Card e já ultrapassaram a barreira dos cinco anos de legalização, muitos já aplicaram e se tornaram cidadões americanos. Normalmente tem no mínimo tres cerimônias de cidadania por mês aqui nos arredores de Boston, e o Hello já compareceu em umas três cerimônias destas, inclusive já publicamos duas matérias sobre o tema, tudo isso para confirmar e ter uma ideia de quantos brasileiros se naturalizavam cidadões americanos nestas cerimônias. Em todas que fomos constatamos que sempre havia mais de 15 brasileiros recebendo a dupla cidadania em cada cerimônia, e este processo esta em franca evolução, e acontece todas as semanas. Logo, o lógico está acontecendo, o numero de brasileiros ilegais está diminuindo, o numero de brasileiros legais está aumentado e o numero de brasileiros com dupla cidadania esta em pleno andamento aumentado muito.
Agregado a tudo isso agora com a facilidade com que os brasileiros ganham vistos de turista nos consulados americanos no Brasil hoje, estão inflacionando a chegada de muitos compatriotas aos USA, não estamos falando de turistas brasileiros, estamos falando de quem tira o visto de turista para ficar e trabalhar por aqui nos USA.  Tem muitos que estão chegando que já haviam tentado o visto mais de cinco vezes, e todas as vezes receberam um não como resposta. Agora nesta nova fase dos consulados americanos no Brasil eles aplicaram novamente e tiveram seus pedidos aceitos e ganharam o tão sonhado visto de turistas.
Lucia Teixeira é uma paranaense que viveu aqui por mais de 7 anos, em Quincy, tirou o social verdadeiro na época, tinha carteira de motorista valida aqui em MA, e viveu aqui na ilegalidade depois que o prazo de permanência expirou. Voltou para o Brasil e ficou lá por 3 anos e agora tentou o visto para voltar aos USA e incrivelmente foi aceita, deram o visto de turista para ela novamente, hoje ela trabalha limpando casas na Ilha de Marthas’s Vineyard há mais de 4 meses. 
Tirar um visto de turista no Brasil hoje nos consulados americanos e tão fácil, que esta possibilitando a chegada de famílias inteiras oriundas de o Brasil chegarem a MA. E o caso da filha da cabeleira Vanda Fernandes, moradora de Framingham. Esta semana ela estará recebendo na sua casa, a filha o esposo e suas duas netas que não via há anos, direto de Goiânia para Framingham. Todos com vistos de turista e vão se alojar na casa dela. Ainda não tem nada definido se eles vão ficar ou voltar para o Brasil, tudo pode acontecer, mas Vanda nem quer pensar nisto agora, ela é só alegria e não vê a hora de encher a sua casa com a família de sua filha e matar a saudade deles. 
O caso de Daiany Mendes Gonçalves, 22 anos, solteira e ex-moradora da cidade de Goiânia tem um enredo um pouquinho diferente do caso da Vanda do Unisex Hairdresser, de Framingham. Daiany tem seu pai aqui nos USA, que se legalizou pela lei 245i, e também já se tornou cidadão americano. O pai aplicou para trazer a filha do Brasil para ela morar com ele aqui nos USA, o processo foi rápido e Daiany chegou faz duas semanas, no momento mora com o pai, e já esta trabalhando na Padaria Brasil Bakery de Framingham. Esta com muito medo do frio, mas não tem medo de trabalho, bem determinada, e cheia de planos, ainda não definiu quanto tempo vai ficar aqui nos USA ou se vai ficar por aqui mesmo, principalmente agora que pode ir e vim do Brasil a hora que quiser, contudo ela se diz muito feliz de poder rever o pai e estar aqui nos USA no momento.
Por outro lado dizem as boas línguas que todas as fofocas da comunidade passam primeiro por um salão de beleza, e o Anderson Santos, natural da cidade de Tarumirim pertinho de Ipatinga, MG, vive nos USA há 10 anos, e é cabeleireiro do Baby Hair Salon, em Framingham.
Confirmou tal fato carinhosamente a nossa reportagem: ‘Seguidamente corto muito cabelo de pessoas recém-chegadas do Brasil, na verdade quase toda a semana. Tem muita gente chegando isto é um fato é você pode sair por ai perguntado e você vai ter a confirmação do que eu estou falando é verdadeiro e correto’. 

HBN – Notícias – Paulo Monauer
Foto Paulo Monauer
Facebook – Hello Brazil News

No comments:

Post a Comment