Thursday, September 7, 2017

A soberba dos ‘novos brasileiros’ na região de Boston

Nunca vou generalizar nossa comunidade, sempre em todos os meios existem as exceções, mas a grande maioria dos brasileiros que tem chegado à região de Boston nos últimos meses, e por que não dizer quase 80% da sua totalidade, são de uma safra diferente das anteriores que imigraram para cá, eles não são mais na sua totalidade ‘peões’ do Brasil.
Os ‘novos brasileiros’ trazem na bagagem muitas vezes a família inteira, eles entram com visto, tem noções de inglês, são formados, ou seja, tem curso superior ou tem cursos técnicos no Brasil.
Ao pisar em Boston, acham que vão chegar abafando. Por falar um pouco de inglês, eles acreditam que vão conseguir um trabalho junto a grandes empresas americanas, ou que vão conseguir uma colocação na sua área que trabalhavam no Brasil, ou que tentaram trabalhar no Brasil e não conseguiram, tem casos que se enquadram na seguinte situação; como o mercado de trabalho no Brasil  anda em baixa, muitos deles montaram seus próprios negócios e se deram muito mal, na realidade quebraram. Para esta gente lá no Brasil a América que era uma um sonho, agora se tornou uma realidade, afinal chegaram a Boston.
A nossa realidade numeraria por aqui em Boston é clara e sempre houve um consenso da nossa população local, 300mil brasileiros. Porém na verdade éramos uma faixa de 300 mil brasileiros em Massachusetts, disse éramos, hoje não tenham dúvidas que já estamos na casa dos 350 mil brasileiros e subindo. É muita gente chegando todas as semanas. E vale a pena lembrar que tem a ‘turma brasileira’ que tenta furar a fronteira de México, ou seja, entrar pelas portas dos fundos, está também tem aumentado muito. Logo o gargalo legal de brasileiros com visto tem subido e o ilegal pelo México no momento esta de vento em polpa.
A quantidade de imigrantes ilegais (via coiotes) que chegam a Boston é facilmente mensurada pelas inúmeras audiências de brasileiros nas cortes de imigração no centro de Boston, os advogados que o digam, seus clientes tem aumentado tanto que uma lei de imigração que sempre é bem vinda para estes profissionais por que faturam muito, não tem feito muita falta, em decorrência dos clientes que se atropelam para conseguir um advogado para ajudá-los a ficar aqui nos EUA.
Esta nova população tem aquecido todos os mercados que envolvem a comunidade brasileira local. A circulação de dinheiro e serviços quase que dobrou. Na verdade aumentou o consumo de carros, de seguros, de venda de TVs a cabo, de lojas brasileiras, de restaurantes brasileiros, de publicidade nos jornais, rádios, e canais brasileiros, etc.
Quanto ao que diz respeito a trabalho para toda esta gente nova, nosso estado de Massachusetts não perdeu sua posição de estado mais receptador de imigrantes no que se refere a emprego. Tem emprego para todo mundo e de sobra.
Porém existe um grito geral na comunidade em relação a estes novos brasileiros, quando ganham as ruas a procura de trabalho. Inúmeras pessoas da nossa comunidade falam o seguinte:
‘Eles são arrogantes, prepotentes se acham superiores aos que já vivem aqui há anos. Reclamam de tudo e de todos, nunca estão satisfeitos e acreditam que mesmo estando ilegal vão conseguir dar o ‘pulo do gato’, e em alguns meses vão estar trabalhando nas suas áreas profissionais e faturando muito’. Os pequenos empresários empreendedores brasileiros alegam: ‘nós damos emprego para eles, mas logo depois temos que demiti-los, são insuportáveis’.
Estes mesmos empresários dão a dica para esta turma: ‘É possível se ganhar muito dinheiro rápido aqui nos EUA! Porém não é assim que banda toca. Não e colocando seus  currículos na frente, recheados de mil e uma experiência no papel, e se dizendo os bambans do mercado, que se consegue uma boa colocação.  Os empresários brasileiros locais ainda reclamam que esta galera sempre vem com um papinho superior; ‘vou melhorar seus negócios’, ou seja, não conhecem nada, nunca trabalharam por aqui, não tem experiência nenhuma no mercado local, e querem chegar de supervisor ou desbancando seu próprio chefe’.
Muitos destes ‘novos brasileiros’ depois de engolir a ‘saliva’ a seco, vão a luta nos empregos que aparece para eles sem muita frescura, ai resolvem fazer de tudo, e logo descobrem que a coisa não é tão ruim assim. Empregos como; entregador de pizza, ajudante de cozinha, ajudante de mecânico, ajudante para limpar casa, caixa de loja, ajudante de construção, pintura, ajudante de jardinagem, etc., são todos uma boa fonte de renda aqui nos EUA e digna. É importante dizer e frisar; nenhum emprego destes são pejorativo por aqui, mas os ‘novos brasileiros’ não sabem disto. O que conta mesmo aqui na América é a pegada, é ser eclético, determinado, não faltar ao trabalho, aprender a fazer seu trabalho com rapidez e aprender com mais rapidez ainda e perfeição o que seu colega sabe fazer, aquele serviço que não é sua obrigação, chamado de segunda milha’, o resto vem ao no seu devido tempo.  
                América não é Brasil. Este é sim um país de oportunidades, para quem sabe galgar estas oportunidades, ninguém chega aqui abafando e sendo alvo de desejo de um patrão ao procurar emprego. Só quem chega aqui abafando é quem chega oferecendo emprego, o que não é caso destes muitos novos brasileiros de Boston.
Mesmo morando em um quarto, alugando uma casa velha e com móveis que pegou do lixo, ainda assim, esta turma nova come arroz e feijão todo dia e insiste em arrotar caviar, como se tivesse uma vida de rei no Brasil, antes de chegar por aqui.
A beleza deste país e que é ele aberto a todos, todos tem chances de dormir ‘pobres’ e acordarem ‘ricos’, figurativamente falando. Este sem dúvida é o país das oportunidades, aqui os jovens de 20 anos ficam bilionários mesmo se terem terminado ou se graduado na faculdade, às vezes os ricos ficam mais ricos, e às vezes perdem tudo do nada, e ao mesmo tempo se recuperam. Este país não se valoriza um homem pelas suas roupas, mas sim por suas qualidades e perseverança profissional, seja qual for a sua profissão ou qualificação. Aqui o respeito que um profissional como um médico tem, o lavador de pratos tem igual. Ser honesto neste país tem seu valor.  Qualquer um pode andar na sua própria Mercedes ou no seu Porche, o médico ou o lavador de pratos tem as mesmas oportunidades de desfrutarem do mesmos objetos de consumo. Este é diferencial americano que esta gente nova precisa aprender. As regras básicas para se ter sucesso por aqui; basta não ser um caloteiro e sempre pagar suas contas nas datas certas. Qualquer um pode comprar o que quiser legal ou ilegal o poder aquisitivo não está na legalidade.
Este é um país que muitos dirigem sem carteira, usam os serviços públicos sem pagar os impostos, são tratados por médico e hospitais sem desembolsar um tostão, etc.
Porém para usufruir de tudo isso e muito mais, basta se qualificar, e para isso a América não exige nenhuma prática e nenhuma habilidade, repetindo mais uma vez, basta priorizar a honestidade e humildade. Usando estes dois predicados por aqui tudo que você conseguir ou agregar de bens e imóveis, vão se eternizar nas suas mãos. Nunca tente dar o jeitinho brasileiro de subir na vida fazendo atalhos ilícitos, ou tentando passar por cima dos outros, seu fim pode ser, uma cadeia ou uma deportação. Volto a repetir nem todos os novos imigrantes são joios no meio dos trigos, tem muita gente boa chegando e que conhece estes valores e veio para somar e orgulhar os que já vivem aqui há anos, porém deixo aqui minha dica.


No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...