Thursday, September 7, 2017

‘House Cleaning’ a maior profissão entre os imigrantes!

                Sem dúvida esta é uma das profissões numero um dos imigrantes aqui nos USA. Quem deu ou ainda dá uma ‘limpadinha’ de casas para faturar algum aqui nos EUA. Este é um emprego fácil de se conseguir neste ramo, o inglês não é prioritário, e está é uma oferta de trabalho que sempre está disponível em qualquer cidade ou local dos USA. Sempre tem vaga nesta posição, com ou sem crise econômica. O salário vai de acordo com a patroa, (mas não se engane tem muitos homens que trabalham nesta função hoje em dia e não são poucos), umas pagam por casa, outras pagam por dia, e o funcionário (a) topa tudo em um primeiro momento para conseguir um emprego, mas tem muitos brasileiros (as) que logo ali na frente, por que vão descobrindo quanto o patrão ou a patroa ganha, cresce o olho e começa os problemas, ele quer ganhar mais e mais e por ai vai.
                Com certeza esta profissão tem uma das maiores demanda de empregos na nossa comunidade brasileira, pois se contássemos todos os carros que saem todos os dias pelas ruas para fazer este trabalho só aqui em Massachusetts, com 1, 2, 3 ou 4 pessoas dentro para limpar no mínimo, 4 casas por dia e no máximo 8 dependendo dos tamanhos das casas, com certeza iríamos ficar abismados com os números. Por outro lado têm muitos americanos envolvidos neste serviço, alguns chegam a ter frota de carros para locomoção das suas funcionarias (os) limparem as casas todos os dias. O mercado é enorme e fatura alto e com grande liquidez, pois não tem limpeza de casas ‘fiado’.
                Até ONG já entrou no páreo. O Grupo da Mulher Brasileira, tradicional ONG daqui de Massachusetts de olho mercado das ‘House Cleaning’ abriu a ‘Cooperativa Verde’ por que se viu fisgada pelo ‘Toque de Midas’ da profissão, e em uma ‘onda verde’ com produtos naturais que não causam danos a saúde, entrou de cabeça no mercado, e para isso conseguiu dinheiro de ‘Grants’  que ajudou a consolidar o projeto, e claro muitas casas para limpar. O GMB já existe há anos na nossa comunidade de Boston. E mesmo sendo uma de ONG contratando cooperativadas para o trabalho de limpeza tem problemas com salários e funcionários que reclamam em alguns casos de exploração e por ai vai. Quem entra no ramo enfrenta todos os tipos de dificuldades, até uma ONG e ninguém esta imune, por isso antes de trabalharem na cooperativa verde, as candidatas as vagas de ‘House Cleaning’ sofrem um crivo duro de seleção, mas mesmo assim às vezes tem brasileiras que dão muito trabalho, e o problema quase sempre é o mesmo, querem ganhar mais e mais.
                Neste ramos em geral tem sempre funcionárias insatisfeitas, que reclamam sempre de salários que ganham pouco, que merecem mais, que não recebem seus salários em dia, etc., e isso não é de hoje, existe estas reclamações há anos e não só desta profissão, mas de inúmeras outras. Neste ramos de limpeza tem também aqueles funcionários que se acham vulneráveis por que são ilegais, e as patroas ou patrão, em alguns poucos casos por alguma razão provocam medo na sua equipe, dizendo que vão denunciá-los para imigração, caso o empregado reclame de alguma coisa ou que esteja descontente.   
                Olha, na nossa comunidade local tem inúmeras ONGs brasileiras que tem um time de advogados afoitos e prontos para atuar caso alguém ache que está perdendo alguma coisa de ordem financeira, ou está ameaçado pelo patrão ou patroa. A denúncia contra o patrão por parte do empregado pode ser sem intermediários diretamente para procuradoria geral do estado de Massachusetts, sendo você legal ou ilegal, falando inglês ou não, vindo pelo México ou ter caído de pára-quedas em solo americano, isso não faz diferença e você não vai preso e nem ser denunciado à imigração em razão de estar buscando os direitos trabalhistas que você acha justo como um empregado e não esta recebendo de acordo com a lei. Normalmente os brasileiros com algum problema desta ordem se sente mais seguros em procurar uma ONG, que na verdade adoram estes casos e sempre ficam do lado do funcionário e contra o patrão, nunca vi uma ONG identificar um funcionário de má fé, mesmo quando ele perde a causa na Procuradoria Geral do Estado e a empresa ganha, por que a pedida ou reclamação do empregada (o) não é justa.  Tem muitos patrões que apostam que algumas ONGs fazem parte de um cartel contra o patrão, até por que na concepção das ONGs todo o patrão não presta, e o empregado é santinho da vez.
·        Vamos aos fatos:
                Tem muita (o) funcionária (o) neste ramo de limpeza de casas que não presta mesmo, desculpe a sinceridade, e causa danos irreparáveis para o patrão ou patroa, assim como tem muitos que são exemplares e ótimos funcionários e vice versa. Esta é uma profissão de confiabilidade, afinal você vai entrar na casa de alguém e supostamente para ‘limpar’ a casa de alguém. O dono ou dona da casa 99% dos casos não esta em casa, e você tem uma cópia da chave da casa. Já escrevi sobre muitas histórias de brasileiras que roubaram casas que trabalhavam e foram parar na polícia, depois da denuncia do dono da casa. Tem ‘acidentes’ onde funcionárias quebram coisas na casa que limpam. Nestes casos a patroa da limpeza paga o prejuízo para não se incomodar e ter seu nome envolvido em desavença com o cliente, em outros casos desconta da funcionária (o). Por outro lado tem os casos de roubo nas casas, desaparecem coisas. Nestas casos tem funcionária (os) que dizem não ter roubado nada,  e a patroa paga o prejuízo e mesmo assim perde a cliente, por que burlou a confiabilidade. Tem outras funcionárias que se dizem escravizadas pela patroa, sob a tutela de serem denuncias para imigração pela patroa, em razão disto são escravizadas e exploradas no trabalho. Em alguns casos isso é possível de acontecer, mas por outro lado têm funcionárias, mentirosas, aproveitadora dos patrões. Na verdade são invejosas pelo fato da patroa ganhar muito dinheiro e acham que a patroa trabalha pouco e ganha muito, elas as funcionárias não aceitam isso, e querem dividir o lucro da patroa, na verdade estão de olho no dinheiro da patroa, porém não sabem o quanto ela ralou para chegar onde se encontra hoje. Este é o mundo real e ‘normal’ do dia a dia de patroas e funcionárias neste ramo.
                Olha, conheço brasileiras que fizeram fortunas enormes neste ramo, e conheço outros brasileiros que ainda estão fazendo fortunas enormes neste ramo, e tem muitos outros brasileiros que estão começando hoje no ramo, estão aprendendo o trabalho, para serem patrões ali na frente e estarão muito bem de vida daqui um tempo. Este mercado não para, e tem vaga para todo mundo, e nunca vai parar no tempo. Limpando casas ou limpando empresas, através ou não de uma franquia, o mercado prospera de vento e polpa.

Procuradoria Geral do Estado de Massachusetts
Martha Coakley – Attorney General
One Ashburton Place
Fone: 617.727.2200

www.mass.gov/ago/contact-us.html

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...