Thursday, September 7, 2017

Os primeiros imigrantes brasileiros de Massachusetts ainda estão vivos

O Hello Brasil Boston News resgatando, atualizando e mantendo viva a história da nossa comunidade em Boston!
·       Eles são paulistas
·       Os dois têm a mesma idade 91anos de vida
·       Chegaram aos EUA com 37 anos
·       Eles vieram de barco para os EUA – 15 dias no mar
·       Eles chegaram a Boston já faz 52 anos – 1965
·       Eles têm 60 anos de casados – 1957
·       O segredo do casamento: fazer tudo com amor
·       Eles sempre moraram na mesma cidade – Stoughton
·       Eles tem 2 filhos que chegaram junto com eles a Boston
·       Eles tem 6 netos
·       Perto deles não se pode falar mal do Brasil
·       Eles são o Sr. Antonio e Dona Nair Teixeira 
Como tudo começou
            Na capital Paulista foi onde Antonio Teixeira e Nair se conheceram, frequentavam a mesma igreja Católica e eram bem devotos em sua religião.  Em 1958 eles se casaram e tentaram a vida em São Paulo, os dois assumiram a loja do falecido pai de Antonio era um
“armarinho”.  Buscaram se fortalecer e tinham uma vida boa, mas com o a vontade de conhecer um novo lugar e sempre mantendo o espírito aventureiro. O jovem casal decidiu vir para Boston a convite de um primo.
Em 1965 foi quando eles chegaram nos EUA com seus dois filhos.  Um primo que morava no pequeno Town de  Stoughton os chamou para morar, a intenção principal era oferecer melhoria na qualidade de vida para família e melhoria nos estudos futuramente para os filhos. O casal veio de navio, ficaram 15 dias em alto mar até chegarem a New York, onde o primo os recebeu.  A conexão entre eles foi feita por carta, assim resolveram que tentar a vida em Boston seria a melhor forma no momento para a família Teixeira.
A chegada na América não foi diferente de qualquer outro imigrante: eles trabalharam muito para sustentar a família, tiveram vários empregos e batalharam muito para dar uma boa vida para os filhos.
            Em maio de 1965 Antonio decidiu dar entrada nos papéis para conseguir manter-se “legal” no país. Solicitou o número do social e o Green Card para sua família, antigamente não era tão difícil e burocrático como acontece hoje em dia. Depois de algumas semanas, receberam pelo correio o Green Card e o social com os números sequenciais dele e de sua esposa. Foi uma grande alegria e festa para todos.  “Gostei muito dos EUA, aqui é um bom lugar para criar os filhos e constituir família... Foi o melhor que fizemos e consideramos muito esse lugar, mas sempre teremos um amor pelo Brasil”, disse Nair ao Hello.
            Tiveram que lutar muito para conseguir cuidar da casa, emprego e filhos. O casal viajou muito para o Brasil para visitar a família, mas nunca tiveram vontade de voltar. Eles estão casados há 60 anos, contam a nossa redação que o segredo para o casamento tornar-se duradouro é: ‘ter muita paciência com o cônjuge, manter o amor porque quando ele é verdadeiro nunca acaba’. Nair disse que tenta ser uma boa esposa, namorada e mãe e que isso torna a vida melhor e que colocar amor em todas as coisas, torna tudo mais prazeroso.
Moram em Boston há 52 anos e contam que para conseguir ter uma vida tranquila e feliz, basta priorizar a família e trabalhar muito, não importa qual seja o lugar ou a posição.
            O Casal sempre se revezava para cuidar dos filhos, Antonio trabalhava no turno da noite e de dia ficava com os filhos e Nair passava o dia trabalhando como costureira em uma fábrica de sapatos.  Eles contam que sempre deixavam um bilhete na mesa para comunicar-se nessa época, devido a correria quase não conseguiam se encontrar, então fizeram esse sacrifico para conseguir manter a família, principalmente a união.
Depois de 20 anos o destino conseguiu uni-los novamente, mas agora no trabalho, o casal foi chamado para trabalhar em uma fábrica de giroscópio, e eles ficaram nesse lugar até se aposentarem. Foi assim que aconteceu quando completaram 66 anos de idade, era o tempo deles descansarem e conseguirem curtir um pouco mais daquilo que haviam conquistado ao longo da vida.
            Perto deles não se pode falar mal do BRASIL, são grandes defensores da Pátria Amada. Mas encontraram aqui a oportunidade de oferecer melhorias para os filhos. Sentem saudades do Brasil e ficam bastante emocionados quando falam do País. “Gostaríamos de encorajar os jovens que vem para os EUA, buscar novos desafios. Tem que procurar as oportunidades, agarra-las e não pense em querer ganhar o mundo, mas trabalhe para ter uma vida boa e futuramente pode descansar”, disse o casal ao lembrar de como aproveitaram e estão aproveitando a vida.


No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...