Thursday, September 7, 2017

Ilton Lisboa é inocente, e agora?

                 A saga do Ilton Lisboa e sua família começou exatamente, 4 de abril de 2015, em um sábado  precisamente às 10hs41min da manhã, no momento que estava dentro de sua casa em Marlborough, sozinho. Bateram a sua porta e ele foi atender, era policia de Framingham, dando voz de prisão instantânea, em decorrência de uma denuncia de estupro das supostas vítimas e amigas Elizete Santos, que reside na cidade de Everett e Sandra Kelly Swaroski , que reside na cidade de Marlboro no estado de Massachusetts, ambas brasileiras.  
                Ilton de imediato foi levado para a central de policia de Framingham, sua família tinha saído para comprar algumas coisas necessárias para o especial café da manhã semanal de sábado, que tradicionalmente faz com a sua esposa, com os filhos casados e suas esposas e netos. Os sábados pela manhã é um dia especial para os Lisboa’s, pois é quando toda a família se reúne para se confraternizar, há alguns anos. Quando os familiares chegaram a casa para o encontro fraternal familiar, perceberam que o carro do Ilton estava na garagem, mas o patriarca da casa tinha sumido. Esperam um pouco, telefonaram para o celular dele, procuraram aqui e ali, e nada funcionou, e ninguém atendia o telefone, depois de algum tempo, preocupados correram para policia de Marlboro. Nada do patriarca em Marlboro, então registraram o seu sumiço. Como a família era amiga do chefe de policia de Framingham, recorreram a ele para tentar localizar e encontrar o Ilton. Porém para a surpresa da família receberam a confirmação que o Ilton esta preso em Framingham, isso no meio da tarde do dia 4, sábado de 2015.
                O desespero pegou toda a família, a esposa, as filhas, os filhos, as noras e os netos, e por ai vai. Ninguém entendia o que estava acontecendo, mas logo descobriram que o patriarca dos Lisboa’s, estava preso sob uma acusação de estupro em duas mulheres. A família se escandalizou em um primeiro momento, não estavam acreditando que aquilo estava acontecendo, porém logo a seguir a turma se recompôs e se uniram e conseguiram que o juiz decretasse o valor da fiança para soltar o Ilton. O juiz foi duro, colocou uma fiança de $50 mil dólares para soltar o Ilton, isso no sábado, final da tarde.  A acusação era forte por isso uma fiança alta.
                Porém no domingo, 5 de abril tipo 11hs da manhã, (dia seguinte a prisão) a família estava depositando em juízo na corte de Framingham os $50 mil dólares em dinheiro, e tarde, noite do domingo, o Ilton já estava em casa, sob a tutela e cuidados da sua família. A família Lisboa deu no deposito da fiança uma demonstração de força e poder para soltar seu patriarca. Não é fácil levantar $50 mil em ‘cash’ em menos de 24hs em um final de semana, mas eles conseguiram. A partir dali começou a saga para buscar os fatos, do que ocorreu e como foi, e de verificação do que alegaram as mulheres que fizeram a denuncia. Tudo era e foi uma surpresa. Nesta hora, em alguns casos qualquer família se desesperaria, mas não foi o que aconteceu com a família Lisboa. Todos ficaram horrorizados com a denúncia, mas em nenhum momento perderam o foco, ou deixaram de dar o crédito e apoio para o Ilton, por que conhecem o patriarca que tem, conhecem o seu caráter que é irrefutável, e se uniram rapidamente para defender o pai da suposta calunia.
·        Vamos ao caso
                O tal do estupro alegado pelas vítimas e amigas, Elizete Santos e Sandra Kelly Swaroski. Elas alegaram que se deu dentro da clinica do Ilton em Framingham, e uma sessão de massagem. Ilton tem formação acadêmica e trabalha no ramo da saúde natural, inclusive faz massagens na coluna e relaxamento de tensões corporais, etc, há anos. Ilton é tratado por alguns como uma sumidade no ramo naturalista onde é constantemente convidado a dar palestras em outros estados dos EUA, etc. Elas (as amigas) já tinham ido para uma sessão uns dias antes na clina do Ilton, e voltaram na sexta-feira, 3 de abril de 2015. E neste dia, sexta-feira, 3  a clínica estava cheia de clientes, todos os horários preenchidos. Na clinica do Ilton tem algumas salas individuais para atendimento, estas mini salas tem paredes e divisórias que não chegam até o teto, e as portas destas mini salas são sanfonadas, sem chave. Qualquer ruído ou fala de dentro destas salas que forem um pouco fora do tom podem ser ouvida por todos, no consultório. A clínica de atendimento do Ilton não tem chuveiro, e o banheiro é do prédio coletivo e todos os clientes que vão com objetivo de receber uma massagem têm que levar a sua própria toalha, a clínica não fornece toalhas. Elas alegaram no boletim policial que foram ‘bolinadas na hora da massagem’, na delegacia de policia que fica quase em frente ao consultório do Ilton, na Union Av. em Framingham.
·        O Hello entrevistou Sandra Kelly Swaroski e ouviu a sua versão 30 dias depois da sua denuncia na polícia
                Depois do ocorrido e denunciado (estupro) na polícia, em Massachusetts o caso sai das mãos das vítimas e passa para ser conduzido e encaminhado pela procuradoria geral do estado, que abre uma ação (processo) contra o acusado. E assim foi. Porém o Hello Brazil Boston News conseguiu o endereço das vítimas, isso depois de um mês da denuncia contra o Ilton. E fomos  primeiro a casa Sandra Kelly Swaroski, batemos a sua porta e ela educadamente, aceito nos dar uma entrevista, e falar sobre o caso, mas por uma questão de ética e segredo de justiça, sabíamos que não podíamos publicar seu depoimento até o fim do desdobramento do caso. Era uma sábado pela manhã o dia estava ensolarado quando cheguei na casa da Sandra, em um dos muitos conjunto habitacional na cidade de Marlboro. Sandra mora no segundo piso, do seu apartamento se pode ver o estacionamento e porta de entrada do prédio.
                Sandra estava pronta para tomar um banho, estava de roupão, mas nos recebeu educadamente, eu me sentei em um sofá e Sandra sentou em outro na minha frente, seu apartamento é espaçoso e tem uma sala de bom tamanho conjugada com a cozinha. Seus filhos estavam em casa, no momento que eu estava lá os dois foram na sala e fizerem perguntas sobres coisas da casa para mãe, coisa de criança ai percebi que eram maiores de 10 anos. Minha conversa com a Sandra durou aproximadamente 1 hora e alguma coisa, não sei precisar exatamente, mas foi mais de uma hora.

‘Fomos estupradas queremos justiça, fomos abusadas sexualmente’, disse Sandra Kelly Swaroski ao Hello Brasil Boston News! Mas na corte diante do juiz e jurados ficou comprovado que o estupro nunca existiu e o Ilton saiu ileso.

                Sandra me contou que era brasileira, que já havia viajado mundo, que era muito bem de vida no Brasil, e que estava divorciada do seu primeiro marido que é um grande executivo do ramo da aviação do Brasil, daí a facilidade de correr o mundo em viagens. Relatou-me também que tinha um companheiro e que estava tendo problema com ele, pois ele não queria que ela denunciasse o suposto estupro do Ilton, e a união dos dois estava passando por problemas, naquele momento, por causa disto. Também relatou que já estava a alguns anos morando nos EUA, e tinha uma condição de imigrante legal aqui nos EUA. E por ai fomos conversando. Perguntei para Sandra o que realmente aconteceu e o por que da denuncia de estupro.
                Sandra começou falando, que Ilton faz uma massagem espetacular, e que ela sofre de dor nas costas (coluna) há anos, e que o Ilton em duas sessões de massagens fez por ela o que ninguém tinha feito até então, ela teve uma melhora espetacular. Porém nesta sexta-feira, ela disse que chegou a clinica do Ilton, e na hora da massagem, o Ilton manda a cliente tirar a roupa, ficar só calcinhas e deve tirar o sutiã também e ficar de costas na cama de massagens, ela seguiu o ritual, já o tinha seguindo dias antes. Ela sabia que a filha do Ilton estava lá também fazendo os primeiros atendimentos aos clientes e o Ilton fazendo a outra parte dando consultas.
                Continuou o seu relato, e disse que em determinado momento ele mandou ela se virar na cama, e ele continuou a massagem, ela disse que sentiu as mãos do Ilton nos seus seios, estava de olhos fechados durante a massagem e achou que aquilo fazia parte da massagem, que tinha pago por isso, e depois, ai em um determinado momento sentiu algo quente a carinhos na sua vagina com as mãos dele, também pesou que o mesmo fazia parte da massagem, que ela havia pago por isso também, mas quando abriu os olhos percebeu que o Ilton estava fazendo sexo oral nela, na sua vagina, se assustou, reclamou, gritou e se levantou rapidamente, o Ilton saiu da sala, e ela pegou sua toalha limpou-se repreendeu o Ilton de tal ato. E foi embora. Sua amiga que foi na clinica no mesmo dia disse a ela que aconteceu o mesmo com ela. A partir daí as duas foram na polícia de Framingham e registraram um boletim policial. ‘Erro policial’, não fizeram um exame de corpo de delito, na hora, para verificar se existia saliva do Ilton na vagina delas, pois elas disseram que ele fez sexo oral literalmente colocando a boca dele na vagina delas. O policial perguntou se elas poderiam provar o que disseram, se exista alguma forma de provar, e elas alegaram que usaram as toalhas que levaram para limpar a vagina, e ainda não tinham lavado as toalhas. A policia recolheu as tolhas, e foi levado para um laboratório para ver se conseguiram uma prova de saliva do DNA do Ilton nas toalhas, o que seria crucial neste caso, e se ele tivesse mesmo feito sexo oral nelas qualquer resíduo de saliva iria ficar na toalha. Quando visitei Sandra, o processo estava neste ponto e todos estavam aguardando as provas das toalhas. Neste ponto, desejei sorte para ela, disse que jamais publicaria a entrevista antes do final do caso, e agradeci o credito que ela me deu em me deixar entrar na sua casa e me relatar este caso delicado do ponto de vista dela, com tantas minúcias. Mantive meu silencio, por mais de 2 anos, e hoje posso contar este relato.
                Elizete Santos a outra brasileira autora do denuncia a estive varias vezes na sua casa em Everett , mas nunca a encontrei em casa. Tivemos informações que em um determinado momento ela queria desistir do processo, mas como não tinha mais jurisprudência no caso, teve que ir até o fim do processo. Mas isso foram boatos no decorrer do processo, e não tive comprovação deste fato.
·        Continuamos acompanhando o caso
                Depois mais tarde descobrimos que o teste de DNA deu negativo, não encontraram nada da saliva do Ilton nas toalhas, isso se deu quase um ano antes do julgamento, mas os promotores do estado resolveram continuar com o caso e levar a júri popular. Neste período o Ilton estava andando com caneleira eletrônica, porem às vezes viajava profissionalmente e o juiz o autorizava a tirar a caneleira. O custo dos advogados do Ilton que o defenderam neste processo passou dos $25 mil dólares, onde com a união da família foi pago.
                Ilton foi julgado e antes disto ouviu do seu advogado e dos promotores para aceitar varias propostas de acordo para não ir a juízo, pois se fosse condenado poderia pegar uns 15 anos de prisão. Um acordo seria a melhor saída, diziam todos. Ilton desde do inicio se negou a fazer acordos. Quis ser julgado, pois sempre disse que nunca tinha estuprado ninguém. Ele foi a júri popular e ganhou o caso por sete a zero, todos os jurados o inocentaram por falta total de provas. Os jurados chegaram a ir a sua clinica para comprovarem os fatos.
                Dois anos de calvário, muitas pessoas que eram seus amigos, ou melhor, se diziam ser seus amigos, lhe viraram as costas neste periodo, ele foi colocado de lado por alguns medalhões da comunidade, muitos o julgaram e condenaram no primeiro dia que foi denunciado, e se afastaram dele, e hoje ele esta limpo, livre, e totalmente absolvido pela lei.
                Ilton hoje diz não ter rancor e sempre acreditou na sua inocência, na justiça, e sabe que as vezes a justiça nos prega peças que nunca imaginamos, mas esta feliz por que no seu caso tudo deu certo. Está livre de todas as acusações.
·        Fiança de $50 mil dólares
                Ilton já pegou de volta os $50 mil da justiça valor depositado que pagou de fiança para ser solto durante o processo. Toda a fiança paga na justiça para se soltar alguém, que foi preso antes de ser julgado, fica depositado em juízo, e depois que o caso é julgado e finalizado na justiça, sendo réu condenado ou não, ele pode e deve solicitar de volta o valor depositado judicialmente e o estado devolve na hora, pois esta é uma caução de que o indiciado vai voltar a corte para responder o processo, só isso.
·         Como a mídia local tratou o caso de estupro do Ilton
                Ilton virou capa de alguns jornais locais que gostam de manchetes de brasileiros criminosos ou que foram presos. Na verdade os jornais brasileiros, na total incapacidade de escrever suas próprias matérias copiaram literalmente o que o jornal americano Metrowest News publicou sobre a prisão do Ilton, claro sem dar credito ao Metrowest News. No caso do Ilton o curso seguiu o mesmo, fotão do Ilton na capa, letras garrafais ‘Ativista Comunitário’ é acusado de estupro. Muitos da comunidade gostam de uma mídia podre, arrasadora, e sonham com algo policial que envolva brasileiros. Nós do Hello publicamos a notícia do Ilton, por que não podíamos omitir um fato que é o dever de toda mídia informar a comunidade de fatos, mas não de julgar estes fatos. Publicamos em um canto de página em uma de nossas edições e nem fizemos menção na capa deste fato, até por que nossa linha editorial não se baseia em desgraça dos brasileiros para obter mais leitores.
                A mídia radiofônica onde o Ilton teve um programa por vários anos (Conexão Brasil), foi rude, anti-profissional e baixa, com ele em razão desta denuncia de estupro. Falo da 650AM de Framingham. A diretora do rádio, por ter pouca experiência em mídia e administração de pessoal, cometeu alguns equívocos na condução do processo do Ilton como radialista da 650AM. Ela de imediato demitiu o Ilton e tirou o programa dele do ar, sem mais ‘chorumelas’. A diretora do rádio, Ilma Paixão poderia ter sido solidaria com ele. Talvez deveria ter solicitado para o Ilton, um locutor substituto para o programa dele, até a parte final deste caso, na verdade o Ilton ele já tinha a sua filha que fazia o programa com ele há anos, ela (a filha) foi oferecida pelo Ilton para continuar o programa no seu lugar. Mas a diretora Ilma Paixão, do alto do seu posto, julgou e deu a sentença de condenação para o Ilton, antes da justiça tê-lo feito e deu um ‘pé na bunda nele’, e aproveitou o fato e o tirou da rádio.
                Deixe-me refrescar a memória do leitor, com um caso policial que aconteceu em 2008. O mundo dá voltas e anos atrás, mais precisamente em 2008, Ilma Paixão hoje diretora da Rádio 650AM foi noticia de capa do Metrowest News, quando foi acusada de desvio de dinheiro, e presa pela policia Framingham. Dormiu mais de uma noite na cadeia. A acusação era da ONG, ‘Bramas em Framingham’ no qual ela havia sido presidente e destituída do cargo, mas não aceitava esta situação. Ilma se meteu em confusão na ONG e acabou presa, literalmente atrás das grades em Framingham, isso é Record Público. A noticia se propagou em todos jornais brasileiros locais, tem mais de um jornalista que trabalha na rádio 650AM hoje, que na época aproveito-se da notícia para pisar nela neste momento delicado da sua vida, e publicou matérias dela na capa, como uma presidiária, a notícia se propagou e saiu em todos os jornais locais de Massachusetts. Porém logo foi solta e o caso se apagou na comunidade e a procuradoria pública não deu sequência nas acusações contra ela, desistiu do caso. Todo mundo tem seus problemas, uns civis mais leves que não envolve policia, e outros criminais mais pesados, casos civis não coloca ninguém na cadeia, casos criminais sim, o caso do Ilton era um caso criminal, poderia dar cadeia, o caso da Ilma na época também era uma acusação criminal. Mas, vamos voltar ao Ilton que foi a julgamento e provou sua inocência, Ilma a procuradoria desistiu do caso. A imprensa tem que ter memória, se não tem o Hello ajuda, o leitor também tem que ter memória, para identificar as pessoas e quem elas são na comunidade.

                Bem vamos aos fatos, a verdade é que apesar de tudo isso tem muita gente que curte julgar os outros sem olhar para o seu passado, perdendo a oportunidade de fazer uma comunidade melhor mais justa com os seus conterrâneos em Boston. O Ilton foi julgado e absolvido, é um inocente e agora? Onde estão os seus difamadores? Onde está o seu programa de rádio? A ‘Conexão Brasil’ sempre foi pago pelo próprio Ilton ele nunca pagou a rádio 650AM com o dinheiro de patrocinadores. Ilton agia diferente dos demais ‘radialistas de aluguel’ da 650AM, nunca dependeu de patrocinadores para se manter no ar, mas mesmo assim teve um parceiro e patrocinador fiel durante todos os anos que permaneceu na 650AM o Fernando da Income Tax Plus. Pelo programa do Ilton na rádio passou inúmeras autoridades americanas de peso, principalmente da policia que eram atrações frequentes interagindo com o ouvinte. O Ilton não era e nunca foi bem quisto na Rádio 650AM por que inúmeras vezes, fez denuncias pesadas no ar no seu programa, defendendo a comunidade de pilantras e ligeirinhos que rondam diariamente a nossa comunidade e se aproveitam de pessoas menos esclarecidas, a direção da rádio não gostava disto. O Ilton era e é um destemido, e já recebeu mais de duas ameaças de ouvintes ao vivo no ar que iram matá-lo na hora que ele terminasse seu programa e fosse embora, ameaçaram retaliações inclusive para seus familiares. O Ilton abria a boca no ar e denunciava mesmo com frequência. Ilton não era um radialista ‘Maria vai com as Outras’, que fazia qualquer coisa para manter seu horário na rádio, Ilton sempre fez o seu programa por amor e por que gostava e gosta de ajudar a comunidade, mas sempre com independência de conteúdo. Oxalá o dono da 650AM talvez passe por cima da sua diretora e faça justiça e devolva ao Ilton o seu espaço na rádio, na mídia, na comunidade, etc. O que ele nunca perdeu e nem vai perder é seu espaço pessoal, sua auto-estima, sua dignidade e sua moral junto com sua família. O resto é o resto e por ai vai.  

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...