Thursday, September 7, 2017

Patriota sim! E com orgulho de ser Brasileiro.

            Gosto da América e vou viver aqui o resto dos meus dias. Brasil só para passeio. Não tenho nada para reclamar da minha vida aqui, demorou muito para trabalhar em algo que me sentisse bem e que eu gostasse realmente (Jornal Comunitário). Tem algumas coisas que leva tempo mesmo. Como levou para mim e talvez para você, ou ainda sua hora não chegou, mas vai (sempre tem alguns afortunados que não sofrem tanto, não estou falando desta minoria) principalmente para quem chega aqui ilegal e vai à luta. 
            A grande maioria começa fazendo qualquer coisa para começar a ganhar seus primeiros dólares. Nada melhor do que o primeiro salário semanal. Faz quase 17 anos que estou aqui, mas nunca vou me esquecer como minha vida começou neste país, minha primeira chance de ganhar um cheque semanal foi como cozinheiro no Dunkin Donuts onde trabalhava à noite em Medford, durou duas semanas. E você lembra da sua? Tenho certeza que sim!
            Neste tempo todo em que vivo aqui nos USA umas das coisas que mais marcou minha transição e adaptação aqui e que me contagiou de uma forma do qual nunca tinha experimentado antes foi o patriotismo, amor, respeito, devoção dos americanos para com a sua pátria e nação. Verdadeiramente neste ponto eles dão um “show de bola” em nós brasileiros. Não por que não somos patriotas. Somos sim! Mas não como eles. A verdade tem que ser dita (às vezes). Concorda? Ao vê-los com esta devoção espantosa, demonstrada em todo lugar, em qualquer canto deste país, realmente fica muito difícil para nós não percebermos tamanha euforia patriótica, que os acompanha a centenas de anos.
            Com sou sensível, e agregado a distancia do nosso Brasil, não tive como não me contagiar. Admiro e aprecio o patriotismo americano e entrei no clima, até por que antes nunca havia colocado em xeque meus sentimentos pela minha pátria, o Brasil. Em contra partida, sob influência americana, meu amor “tupiniquim” que ganhou um aditivo extra aqui na América desabrochou. Não que ele fosse fraco, só que nunca foi questionado ou mensurado. Aprendi a olhar o Brasil diferente, com muito mais orgulho, prazer, e força interior. Tem algumas coisas que só damos valor quando não às temos. E não foi diferente comigo em relação ao Brasil.
            Outro dia fui fazer uma viajem para ver meus filhos. Estava no aeroporto de Boston esperando meu momento de embarcar para fazer uma conexão em NY e depois seguir para Utah. Contemplava aquela paisagem gostosa das manobras de parque dos aviões nos portões de embarque. Depois de algum tempo olhando e analisando qual seria a aeronave que me levaria para NY, percebi que eram seis iguais (ao alcance dos meus olhos), todas da mesma companhia Jet Blue. Logo, diante do fato, não faria diferença em qual eu iria embarcar. Do nada meus olhos viram E190 escrito na lateral de uma dos aviões, e ai reparei melhor todos eram E190. “E”, para mim E de Embraer, “190” é o modelo. Caiu a ficha. Naquele momento a cadeira que eu estava sentado ficou pequena para mim, pois senti um orgulho, uma alegria, prazer, satisfação, ao ver aqueles aviões ali enfileirados. Desculpe repetir, mas eram seis uns ao lado do outro, sabe o que é isso? Tudo produto brasileiro, tecnologia de ponta, todos feitos no Brasil, com consumo garantido na América e no mundo, pensei comigo.
            Tal situação me pegou de surpresa, pois nunca tinha reparado neste detalhe, até por que seguidamente estou viajando. Naquele momento ali sentado no saguão do aeroporto, em estado de graça interior lembrei-me de Rui Barbosa em umas das Conferencia de Genebra em que foi convidado a falar. Rui Barbosa antes de começar a discursar sentou em uma cadeira tirou os sapatos e as meias, (enquanto todos na platéia o olhavam atentamente se perguntando o que ele estava fazendo) pegou uma caixinha de terra colocou no chão e colocou os dois pés dentro daquela pequena caixa se pôs em pé e começou a falar primeiro em “Tupi Guarani” (língua original brasileira) e depois em mais de 30 idiomas, repetiu seu discurso que começou assim: “Mesmo estando solo estrangeiro, estou pisando em terras brasileiras....” No meu mundo naquela hora no aeroporto eu era o Rui Barbosa, discursando para o meu coração e para minha alma e mente (pois não tinha com quem dividir tamanho prazer): “Mesmo estando em solo americano, iria voar dentro de uma aeronave brasileira....”.
            Depois de embarcar percebi o quanto ela é linda por dentro, moderna, confortável, tem de tudo, uma TV para cada poltrona, sabe aquela coisa de cheirando a nova? Pois é; era ela! Cheia de passageiros, voando a 550 milhas por hora, 35 mil pés de altura, cortando espaço aéreo americano lá estava eu, dentro dela. Desculpe minha euforia, mas tem horas que ser brasileiro e tão gostoso, especial, maravilhoso, mesmo que o mundo inteiro esteja ao seu redor e ninguém imagina o que você está sentido ou pensado, principalmente quando seu coração esta gritando de orgulho de ser brasileiro. Se me permitem confessar: é muito difícil descrever o que senti naquele momento, e maior do que escrevi aqui (mas eu tentei) quem sabe na sua próxima viagem você não sente o mesmo prazer que eu e descobre por você mesmo o que estou tentando descrever para você agora. Mas nisto tudo tem uma coisa incontestável: É bom demais ser brasileiro. Você não acha?

            A parte ruim e vergonhosa desta história é pensar que nenhuma companhia brasileira de aviação, até pouco tempo atrás usava os aviões eficientes e seguros da Embraer no Brasil. Falei tudo, nenhuma. O mundo tem aviões da Embraer há anos na Europa, Ásia, EUA, África, etc. Hoje a única empresa de aviação que usa aviões da Embraer no Brasil para fazer vôos comerciais é Azul, que saiu dos EUA da Jet Blue, para virar a Azul no Brasil e lá no nosso distante Brasil, por que vivemos aqui nos EUA, ela é única que usa aviões comerciais da Embraer. Gol, TAM, etc. e outras nem pesar, nunca tiveram até então uma avião da Embraer na sua frota. Por que algumas empresas do Brasil preferem produtos internacionais, tendo ao seu lado um dos melhores produtos da aviação comercial do mundo? Não sei. Você responde, eu não tenho a resposta. Apesar de que para mim elas podem ter milhões de justificativas para tal, mas não consigo entender. Embraer e boa para o mundo, mas não é boa para as companhias de aviação do Brasil.

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...