Friday, October 28, 2016

Cai o Padre Ademir Guerini

A repercussão da matéria exclusiva do Hello Brasil Boston News na semana passada com a chamada ‘Fora Padre Ademir Guerini’ foi imediata. O Hello foi impresso na terça-feira, 19 à noite e já na quarta-feira, 20 pela manhã o conteúdo do Hello circulava em todas as mídias sociais e web. Na mesma quarta-feira dia 20 o Padre foi notificado da sua transferência da Paróquia Santo Antonio de Somerville. Ele se organizou e rezou sua última missa na sexta-feira pela manhã para a congregação americana e depois disto foi embora. Na verdade até o fechamento desta edição nossa redação não teve acesso para onde o Padre Ademir foi transferido. O que dizer deste caso: A transferência ou afastamento do Padre Ademir era certa na verdade inevitável. Confirmadamente o Padre tinha uma denúncia oficial de assedio sexual contra uma mulher casada ex-membro da sua paróquia, na Arquidiocese de Boston em andamento, na verdade ainda tem. O Padre confirmadamente tinha mais de uma dúzia de reclamações de inúmeras famílias da sua paróquia contra ele, alegando inúmeras situações que não condizem com sua situação sacerdotal de um líder da paroquial, tudo isso também registrado na Arquidiocese de Boston. Muitos de seus colegas sacerdotais brasileiros de outras paróquias aqui em Boston, tinham conhecimento dos seus desmandos e a problemas em Somerville. A coisa andou por quase 8 anos e só piorando. A situação do Padre Ademir, ou melhor, o conteúdo publicado pelo Hello, não foi uma novidade para a cúpula maior da igreja católica e outros sacerdotes locais, eles já tinham conhecimento de tudo, só que se mostraram lentos em agir, em estancar o problema. A publicação da matéria no Hello foi à gota d’água para uma ação rápida e eficiente.
·       Quem ganha com tudo isso?
Ganha a igreja em si. Mostrou efetividade e rapidez em resolver o problema um problema antigo, mas temos que reconhecer que precisou de um empurrão de algumas famílias que tiveram a coragem e que acima de tudo depositaram confiança na redação do Hello ao fazer a denuncia. Ganha a comunidade como um todo. Ganham os membros de Somerville.
·       Os indignados
Nossa redação recebeu muitos e-mails e comentários em redes sociais. Alguns membros defenderam o Padre Ademir e acharam um absurdo o jornal publicar uma matéria de tal porte sobre a sua conduta sacerdotal. Outros elogiaram a imparcialidade da matéria e como o Hello conduziu o conteúdo da matéria sem ofender a fé ou os católicos em geral. E bom deixar claro que a Igreja Católica esta acima de tudo isso, o problema é com sacerdote. Alguns chegaram a dizer que a matéria acertou em cheio no cerne da questão. Tudo isso é normal em uma comunidade com quase 500 membros, nem todos tem acesso a tudo, e muitos desconheciam detalhes da conduta do padre. Mas se o Padre realmente não tivesse culpa, ou participação ativa nos problemas, nas denuncias não seria transferido, contudo o Hello tinha e têm as provas da veracidade do conteúdo publicado, este é o diferencial inquestionável.   
·        O novo Sacerdote de Somerville Padre Scaravelli é outro problema!
Já assumiu temporariamente o comando da Paróquia de Somerville o Padre Volmar Scaravelli, de Framingham que também esta enfrentando muitos problemas com muitas famílias onde congrega em Framingham, entre uma serie de denuncias que nossa redação esta levantando, duas são absolutamente verdadeiras; ele perdeu a carteira de motorista duas vezes aqui nos EUA por dirigir embriagado e teve que ir para escola do MRV, conduta inaceitável para um líder espiritual e sacerdote de mais 600 membros que congregam em Framingham. As denuncias são de membros da comunidade católica de Framingham que reforçaram as esperanças depois de ver o conteúdo do Hello com detalhes do Padre Ademir. Eles querem tentar limpar problemas antigos com o Padre Scaravelli que também se diz intocável na igreja e amigo intimo do Papa Francisco. Existem outras denuncias contra o Padre Scaravelli que estamos trabalhando como; relacionadas a desvio de dinheiro, construções secretas para seu próprio lazer dentro da igreja, grosserias com a irmandade e envolvimento duvidoso com a Brazilian-American Center que tem sede na própria igreja. Péssima noticia para a paróquia de Somerville que pode estar pensando que está saindo de um problema, mas na verdade está entrando em outro uma vez que Padre Scaravelli tem as mesmas características do Padre Ademir. O Padre Scaravelli é conhecido na sua comunidade em Framingham como "Money Priest" e por ai vai... OBS. Denuncias são denuncias e precisam ser comprovadas, fatos são acima de denuncias, estamos trabalhando com cautela a favor do nosso leitor e da comunidade. 

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...