Wednesday, October 11, 2017

O mundo dos GRUPOS no Facebook

Só não tem um quem não quer. Para ter um Grupo no Facebook basta você querer abrir um, e o melhor de tudo, a coisa é muito fácil, basta puxar seus amigos da sua página pessoal para dentro dele e pronto. Um exemplo prático de como fazer isso; se você tem 5 mil amigos pessoais no Facebook que é o teto de uma página pessoal. Você abre um grupo e em poucos segundos você pode ter um Grupo (seja lá o nome que você vai dar ao grupo) com 5 mil pessoas no seu Grupo. Você já inicia seu Grupo com um numero sustentável. Seus amigos pessoais nem imaginam que são ‘marionetes’ nesta situação (ou imaginam e não estão nem ai), afinal você esta colocando eles no seu tal Grupo sem pedir nenhuma autorização para eles. Logo, tem um monte de gente fazendo isso, e do nada ‘você’ está em ‘Zilhões de Grupos’ espalhados pelo mundo sem pedir, sem saber como, tudo isso por que você tem muitos amigos e muitos deles já abriram Grupos no Facebook, e você serviu e vai servir muito ainda de ‘marionete’ nestes casos. Quando isso acontece sua página pessoal fica atolada de postagens. Para você cair fora do Grupo tem duas opções e é fácil: É só clicar em ‘Joined’ e vai abrir duas opções uma dizendo ‘Unfollow Group’ (esta ninguém incomoda mais você com este Grupo) e a outra ‘Leave Group’ (esta é uma saída temporária, seu amigo a qualquer momento pode incluir você de novo no Grupo).
Porém tem aquela opção que por iniciativa própria, você viu ou conheceu um Grupo no Facebook e quer se agregar a ele, ai e uma opção sua pessoal sem comentários. Consequência de abrir um Grupo: seus amigos a partir do momento que estão dentro do seu Grupo, qualquer postagem no Grupo batem no Facebook deles e claro, no seu que é mentor do Grupo. Bem você pode fazer um ‘Grupo Fechado’, e ai você vai ficar de ‘Bam Bam’ do tal Grupo, pois foi você quem criou. Quem quiser entrar ou postar no SEU Grupo Fechado precisa da sua autorização (isso tem enchido o ego de algumas pessoas ao extremo na comunidade, ter este poder). Você também pode optar em deixar o Grupo Aberto ao Público, assim quem quiser postar qualquer coisa fica a vontade, neste caso não existem restrições.
Todo o Grupo que começa sem um bom número de membros não prospera, e nesta luta de enfiar membros aos Grupos não interessa de onde eles vêm, falo do Brasil, da China, ou ‘do raio que o parta’, você ainda tem a opção, ou melhor, tem a barbada de poder comprar ($$$$ pagar por amigos virtuais) e enfiar numero de membros ali no seu Grupo do Facebook, todo mundo vai pensar que seu Grupo está bombando, e vai estar e você bombando dinheiro nele. Uma coisa importante: Qualquer um pode tudo no Facebook, comprar Likes, comprar membros em Grupos, etc., pagando tudo rola. Exemplo: Eu posso abrir uma página de uma empresa qualquer hoje, e amanhã ter 20 mil Likes nela, e só pagar, e tudo parece perfeito da noite para dia. E em um piscar de olhos sua empresa se torna a mais popular da praça no Facebook.
Os inconvenientes destes Grupos na nossa comunidade brasileira de Boston e arredores, e por que não dizer dentro dos EUA estão ficando visíveis e chatos. Tem muita gente que aproveita estes Grupos para fazer propaganda, e também para ganhar dinheiro postando propagandas, ai é que esta o problema. Tudo estaria dentro de uma zona de conforto, se não houvesse o abuso nas publicações. Nossa redação recebeu alguns e-mails sobre isso, de alguns de nossos leitores. Eles estão com um mal estar e dividiram este mal estar com a nossa redação. ‘Tem muita propaganda nestes Grupos’, dizem eles, ‘O pessoal posta 10 vezes por dia a mesma propaganda nos mesmos grupos’. Na verdade tem mesmo! Hoje temos uma média de 10 ou 12 empresas que esqueceram o seu desconfiômetro e fazem mais de 10 postagens iguais de publicidade por dia nos Grupos onde conseguem se filiar. Tem muita gente que não suporta mais isso, vê estas empresas com maus olhos. Algumas destas postagens são feitas pelas próprias empresas e outras não são feitas por terceiros, que faturam em cima disto, cobram até $400 por mês para isso, por cliente.
Isso tudo faz parte da ‘modernidade’ a tal dita mídia social. Sem dúvida uma espetacular ferramenta de divulgação. Porém alguns amigos dizem que do jeito que está os ditos ‘Grupos’, logo vão saturar o mercado, com tanta publicidade repetida no mesmo dia. As fortes alegações são; Primeiro a privacidade fica escancarada, e, diga-se de passagem, tem muita gente que adora se expor, e por outro lado, tem muita gente que detesta. Você pode optar pela sua privacidade e ter apenas amigos íntimos com acessos em todas as suas postagens, ou só em algumas, e pode deixar de fora do seu Facebook quem você quiser. Pode bloquear as postagens de terceiros na sua página, etc. Na pior das hipóteses pode dar um tempo na sua página, como se desligasse da tomada, e depois de alguns dias, semanas, meses, anos reativar sua página. A coisa foi feita de uma maneira fantástica. O que será que não vem por ai daqui uns anos! Com certeza o mundo esta melhorando com tudo isso, por outro lado, que não curte tudo isso, os mais conservadores, também ganham destaque, por que muitos chamam esta mídia social de lixo, mas por outro lado um 'Zilhão' de pessoas adoram e amam este lixo social. Isso não via terminar nunca, só vai prosperar.
E os Grupos como ficam? Todo mundo fala que os melhores são o que não permitem publicidade com fins financeiros... falo de empresas, até por que para o pequeno anúncio e um ótimo negócio. Os Grupos que rolam publicidade em abundancia estão em baixa e com pouca visualização, dizem as boas línguas das mídias sociais. Bom deste ponto em diante ai eu deixo a bola esta com você leitor.


No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...