Friday, September 6, 2013

Aumenta o numero de brasileiros presos em Massachusetts


Reunião do Conselho dos Cidadãos
Consulado do Brasil em Boston revela:

Relatórios apontam um novo numero com 49% a mais de presos brasileiros por crime em MA.

Em julho de 2012 eram 28, agora em junho de 2013 o numero pulou para 42 presos.
 
Em julho do ano passado o consulado apresentou dados oficiais na reunião do Conselho dos Cidadãos, informando que tínhamos 28 brasileiros presos por crime, e na reunião do Conselho dos Cidadãos realizada no dia 20 de junho, última quinta-feira apresentou um relatório dando conta que existem 41 brasileiros cumprindo pena em MA. Na verdade existe uma oscilação no mapeamento dos presos por crimes, por que estes dados não chegam automaticamente para o consulado, como é feito com os brasileiros detidos pelo ICE. No caso dos sentenciados o consulado tem que fazer uma varredura nos presídios, e este tipo de trabalho e feito quando os diplomatas têm mais tempo, como o tempo sempre inexiste esta acareação fica sempre sendo a última na escala dos trabalhos dos diplomatas do Brasil em Boston, a prioridade é visitar os presos pelo ICE. Esta situação fica visível pelos números apresentado no relatório de visita do consulado; Presos criminais visitados pelo consulado, 14. Presos detidos pelo ICE visitados no mesmo período, 328. Contudo hoje só existem 71 brasileiros detidos pelo ICE. O consulado visita 3 vezes o mesmo preso brasileiro nas cadeias do ICE, ao mesmo tempo em que vista uma vez o preso brasileiro sentenciado por crime. Porque que isso acontece, contumasmente há anos? A alegação oficial é sempre a mesma;  falta de funcionários. Hoje o consulado de Boston tem uma média de 32 a 34 funcionários. Há menos de 4 anos atrás tinha apenas entre 26 a 28 funcionários, isto mostra um aumento real de no mínimo 6 funcionários. Na verdade possui 22 funcionários administrativos e os outros 14 funcionários todos são diplomatas incluindo o Cônsul/Embaixador. Boston tem 18 presídios criminais, em razão disto o Hello acredita que o numero de brasileiros presos está longe de uma realidade, acreditamos que este número seja maior. O consulado não informou quais os presídios criminais que visitou, só informou o numero de visitas no último ano. Boston tem 4 casas de detenções do ICE, a saber; Bristol, Suffolk, Strafford e Plymouth, o consulado de acordo com seu relatório tem feito visitas regulares a todas estes prisões.

Funcionário consular (diplomata) responsável pelas visitas aos presos:
Sandoney
E-mail: assitencia.boston@itamaraty.gov.br
Telefone de contato: 617.542.4004 – Ramais 3135 ou 3128

·     Nova Sede Consular

Também foi informado aos presentes na reunião que a mudança para o novo prédio vai ocorrer somente em agosto deste ano, desbancando totalmente as previsões da mudança que se daria em maio deste ano. Se este atraso for para que no momento que o consulado se mudar todos os ajustes de atendimento no novo prédio estejam perfeitos, sanados, ele é totalmente aceitável, só esperamos que o consulado não faça o contrário, primeiro muda e depois faz ajustes.

·     Novo Cônsul

Nesta mesma reunião o Embaixador Frederico Cezar de Araujo, se apresentou, 6 meses depois que o antigo Embaixador Fernando Barreto foi transferido. Carioca, sorridente com muito bom humor, reconhece não saber nada de Boston, dos brasileiros que vivem por aqui, e pede a ajuda de todos para que ele possa tomar ciência de como a comunidade age, procede por aqui, e quais as maiores necessidades dela referente ao consulado.

HBN – Local – Paulo Monauer
Foto Paulo Monauer
www.hellobrasilnews.com
https://www.facebook.com/HelloBrasilNews?ref=hl

No comments:

Post a Comment

Salt Lake City – Utah - Terra dos Mormons!

Não tem como negar, a maioria absoluta da população do estado pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma minoria ten...