Wednesday, September 25, 2013

Número de brasileiros em Boston aumenta consideravelmente


Quaisquer estatísticas que já fizeram sobre os brasileiros que vivem ou viveram nos USA ou em Massachusetts perdeu a referencia e faz parte de um estudo de um passado muito distante. A realidade dos brasileiros hoje são bem outras do que há de uns 3 anos atrás. Anteriormente muitos brasileiros se arriscavam ao atravessar a fronteira do México para entrar na terra do Tio Sam. Hoje só não pega um VISA nos consulados americanos no Brasil quem não quer, ou realmente foi muito mal orientado na hora de tirar o VISA. A facilidade agregada ao interesses dos USA nos turistas brasileiros abriu algumas janelas para os brasileiros entrarem nos USA, e o bonde de entrada agora é legal com o visto de turista.

O Hello Brasil News há mais de um ano tem feito inúmeras matérias com pessoas recém chegadas do Brasil aqui em Boston. E elas não param de chegar. Com certeza o número de brasileiros em MA, tem aumentado muito na nossa comunidade local. Por que muitos brasileiros preferem Boston em detrimento de outros estados? Por que aqui a comunidade é muito grande, e de alguma forma os novos sente-se protegidos pelos imigrantes brasileiros mais antigos. A facilidade de conseguir um emprego também é um forte fator que aproxima os novos brasileiros de Boston, sem falar nos inúmeros serviços que os Estado de MA oferece aos brasileiros no seu idioma nativo, o português. Outro fator importante é o perfil dos novos imigrantes brasileiros de Boston: A grande maioria tem uma escolaridade superior, isso tem enriquecido a nossa mão de obra comunitária, sem duvidas estamos abrindo mais espaços, e no outro lado da gangorra os peões aventureiros do Brasil estão em franca decadência de chegada em MA. Resumindo a vida fica mais fácil de ser reorganizada e adaptação fica mais fácil, por isso a cidade de Boston é considerada um paraíso para qualquer imigrante, mesmo com todo o frio que faz no inverno.

Foto 1 – ‘Vim para ficar, Brasil é só para visitar, tenho 6 meses de Massachusetts, a cultura americana tem me mostrado a realidade de um verdadeiro primeiro mundo, o Brasil vai levar décadas para chegar onde os USA está hoje’ disse Soraia Freitas ao HBN.

Soraia Freitas, paulista da capital é uma das muitas brasileiras que chegaram a Massachusetts nos últimos meses. Ele chegou pela porta da frente, com visto de turista. Soraia e Formada no Brasil em Psicologia, especializada em comportamento animal. Resumindo ela sabe tudo de adestramento animal. Trabalhava no Brasil na sua área, mas os estudos mais profundos e especializados no Brasil nesta área ainda são muito limitados. As melhores técnicas para o adestramento animal estão aqui nos USA.

Soraia foi casada por 10 anos, teve alguns problemas conjugais com o esposo e resolveu se divorciar. Após o divórcio decidiu vir para os USA se aventurar na sua profissão. Decida falou a reportagem do Hello:

‘Vim para ficar, Brasil agora é só para passear e ver a família. Já estou aqui há 6 meses, não tenho parentes que moram aqui, mas já formei alguns amigos. A comunidade brasileira e muito receptiva, não tem como não se adaptar ao dia ao dia local rápido. Já limpei casas, foi meu primeiro emprego, agora estou trabalhando na padaria de Framingham, mas estou esperando a minha oportunidade de trabalhar e me especializar no que eu gosto e sou profissional, que é o comportamento animal’.

Soraia tem uma página na internet: www.caoeducadodonofeliz.com, que precisar de uma ajuda para fazer o seu animal ter um comportamento mais ‘educado’, ou seja, fazer pipi nos lugares certos e outros detalhes mais ela se diz especialista, e só visitar a sua pagina, ela já faz sucesso há muito tempo entre os bichinhos e seus donos.

Foto 2‘Gosto de Boston, já estive em NJ, NY várias vezes, mas acho que a proximidade com familiares e amigos me fez optar em ficar em Boston’, disse Elaine com um largo sorriso de felicidade ao Hello Brasil News.

Elaine Mendes é natural de Criciúma, SC, chegou a Boston fazem apenas 45 dias, com um VISA de turista. Elaine era empresária no Brasil, tinha sua boutique onde comercializava roupas de grife, estilizadas por mais de 10 anos. Já havia vindo para os USA várias vezes a passeio. Ela tem alguns amigos e familiares por aqui. Tem dois filhos e é divorciada. Mas alega que desta vez veio para ficar, vendeu a boutique, arrumou as malas e veio para Boston. Neste curto período que esta aqui já arranjou dois trabalhos, um em um salão de beleza e o outro na Ótica da Carol, em Everett. Seu objetivo e aprimorar seu inglês e depois de algum tempo abrir uma boutique por aqui, já tem os contatos de fornecedores do Brasil e por que esta é uma área que ela domina com facilidade.

HBN – Imigração
Paulo Monauer & WikiCommons
Fotos Paulo Monauer & Divulgação
http://www.paulomonauer.com
http://www.hellobrasilnews.com
facebook - https://www.facebook.com/pages/Hello-Brazil-News/137476439687817?ref=tn_tnmn
facebook - https://www.facebook.com/HelloBrasilNews

No comments:

Post a Comment